Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1596 |
Resumo: | Abstract The article aims to present the ways of learning and teaching to read and write in the literacy class in a state school in Rio de Janeiro. From participant observation, aspects of the pedagogical practice developed by the teacher in the process are evidenced in the text from three students who interact, manifest, and react to the learning of reading and writing. The teacher is recognized as a successful literacy whose methodological relevance of her action is highlighted in the study from the understanding of the learning process from a discursive perspective. Keywords: literacy, daily life, teaching-learning, discourse. |
id |
CNTE-1_ac3ab61abca62f2121610bebd0deae19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1596 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de JaneiroEnseñar y aprender a leer: una experiencia dialógica.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de JaneiroEnsinar e aprender a ler: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de JaneiroAlfabetizaçãoCotidianoEnsino-AprendizagemDiscursoAbstract The article aims to present the ways of learning and teaching to read and write in the literacy class in a state school in Rio de Janeiro. From participant observation, aspects of the pedagogical practice developed by the teacher in the process are evidenced in the text from three students who interact, manifest, and react to the learning of reading and writing. The teacher is recognized as a successful literacy whose methodological relevance of her action is highlighted in the study from the understanding of the learning process from a discursive perspective. Keywords: literacy, daily life, teaching-learning, discourse.Resumen El artículo pretende presentar las formas de aprender y enseñar a leer y escribir en la clase de alfabetización de una escuela pública de Río de Janeiro. A partir de la observación participante, se evidencian aspectos de la práctica pedagógica desarrollada por el profesor en el proceso, en el texto de tres alumnos que interactúan, manifiestan y reaccionan ante el aprendizaje de la lectura y la escritura. La profesora es reconocida como una alfabetizadora exitosa, cuya relevancia metodológica de su acción se destaca en el estudio desde la comprensión de como el proceso de aprendizaje de la lectura en la alfabetización puede ser concebido en una perspectiva discursiva. Palabras clave: alfabetización, vida cotidiana, enseñanza-aprendizaje, discurso.Este relato de experiência tem como objetivo apresentar os modos de aprender e ensinar a ler e escrever na classe de alfabetização em uma escola estadual no Rio de Janeiro. Através da observação participante, aspectos da prática pedagógica desenvolvida pela professora são evidenciados a partir de três estudantes que interagem, manifestam-se e reagem à aprendizagem da leitura e da escrita. A professora é reconhecida como uma alfabetizadora bem-sucedida, sendo que a relevância metodológica de sua ação é ressaltada no estudo a partir da compreensão de como o processo de aprendizado da leitura na alfabetização pode ser concebido em uma perspectiva discursiva.CNTE2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/159610.22420/rde.v16i36.1596Retratos da Escola; v. 16 n. 36 (2022): Cidades que educam e se educam; 1133-11492238-439110.22420/rde.v16i36reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1596/1153Castro, Tatianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-30T18:25:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1596Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-30T18:25:33Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro Enseñar y aprender a leer: una experiencia dialógica.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro Ensinar e aprender a ler: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro |
title |
Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro Castro, Tatiana Alfabetização Cotidiano Ensino-Aprendizagem Discurso |
title_short |
Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro |
title_full |
Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro |
title_sort |
Teaching and learning to read: a dialogical experience.: experiência de alfabetização em uma escola estadual do Rio de Janeiro |
author |
Castro, Tatiana |
author_facet |
Castro, Tatiana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Tatiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Cotidiano Ensino-Aprendizagem Discurso |
topic |
Alfabetização Cotidiano Ensino-Aprendizagem Discurso |
description |
Abstract The article aims to present the ways of learning and teaching to read and write in the literacy class in a state school in Rio de Janeiro. From participant observation, aspects of the pedagogical practice developed by the teacher in the process are evidenced in the text from three students who interact, manifest, and react to the learning of reading and writing. The teacher is recognized as a successful literacy whose methodological relevance of her action is highlighted in the study from the understanding of the learning process from a discursive perspective. Keywords: literacy, daily life, teaching-learning, discourse. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1596 10.22420/rde.v16i36.1596 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1596 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v16i36.1596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1596/1153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 16 n. 36 (2022): Cidades que educam e se educam; 1133-1149 2238-4391 10.22420/rde.v16i36 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890340499881984 |