“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/377 |
Resumo: | Este texto apresenta uma reflexão acerca da produção de vídeo com crianças na Educação Infantil. Para tal, levantamos uma discussão teórica sobre a presença das mídias no cotidiano escolar, reconhecendo esse espaço como lugar propício para o exercício de uma postura mais critica e para aprimoramento das leituras sobre as linguagens audiovisuais. Além de um contexto teórico, evidenciamos uma experiência ocorrida no Colégio Pedro II, na Unidade de Educação Infantil, na qual a temática apresentada – Chico Buarque – e a utilização da mídia como ferramenta didático-pedagógica buscaram favorecer o encontro das crianças com conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico e tecnológico. Procuramos analisar e valorizar os processos envolvidos na construção do vídeo, assim como, a participação das crianças em todas as fases da produção, garantidos pelo binômio mediação/diálogo, cujo objetivo foi provocar questionamentos e contribuir para despertar um olhar mais crítico e reflexivo nas crianças acerca das mídias. |
id |
CP2-1_02ef7d7d62e7bc62bc55bad48bb65e7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/377 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTILEducação InfantilPrática pedagógicaProdução de vídeo.Este texto apresenta uma reflexão acerca da produção de vídeo com crianças na Educação Infantil. Para tal, levantamos uma discussão teórica sobre a presença das mídias no cotidiano escolar, reconhecendo esse espaço como lugar propício para o exercício de uma postura mais critica e para aprimoramento das leituras sobre as linguagens audiovisuais. Além de um contexto teórico, evidenciamos uma experiência ocorrida no Colégio Pedro II, na Unidade de Educação Infantil, na qual a temática apresentada – Chico Buarque – e a utilização da mídia como ferramenta didático-pedagógica buscaram favorecer o encontro das crianças com conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico e tecnológico. Procuramos analisar e valorizar os processos envolvidos na construção do vídeo, assim como, a participação das crianças em todas as fases da produção, garantidos pelo binômio mediação/diálogo, cujo objetivo foi provocar questionamentos e contribuir para despertar um olhar mais crítico e reflexivo nas crianças acerca das mídias.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/377Práticas em Educação Infantil; v. 1 n. 1 (2015): Construindo a Prática2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/377/315Moura, Vera LúciaMoreno, Rodrigo Ruan Meratinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T23:45:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/377Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2015-11-06T23:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Moura, Vera Lúcia Educação Infantil Prática pedagógica Produção de vídeo. |
title_short |
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Moura, Vera Lúcia |
author_facet |
Moura, Vera Lúcia Moreno, Rodrigo Ruan Merat |
author_role |
author |
author2 |
Moreno, Rodrigo Ruan Merat |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Vera Lúcia Moreno, Rodrigo Ruan Merat |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Prática pedagógica Produção de vídeo. |
topic |
Educação Infantil Prática pedagógica Produção de vídeo. |
description |
Este texto apresenta uma reflexão acerca da produção de vídeo com crianças na Educação Infantil. Para tal, levantamos uma discussão teórica sobre a presença das mídias no cotidiano escolar, reconhecendo esse espaço como lugar propício para o exercício de uma postura mais critica e para aprimoramento das leituras sobre as linguagens audiovisuais. Além de um contexto teórico, evidenciamos uma experiência ocorrida no Colégio Pedro II, na Unidade de Educação Infantil, na qual a temática apresentada – Chico Buarque – e a utilização da mídia como ferramenta didático-pedagógica buscaram favorecer o encontro das crianças com conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico e tecnológico. Procuramos analisar e valorizar os processos envolvidos na construção do vídeo, assim como, a participação das crianças em todas as fases da produção, garantidos pelo binômio mediação/diálogo, cujo objetivo foi provocar questionamentos e contribuir para despertar um olhar mais crítico e reflexivo nas crianças acerca das mídias. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/377 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/377/315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 1 n. 1 (2015): Construindo a Prática 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177966637056 |