“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Vera Lúcia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moreno, Rodrigo Ruan Merat
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/377
Resumo: Este texto apresenta uma reflexão acerca da produção de vídeo com crianças na Educação Infantil. Para tal, levantamos uma discussão teórica sobre a presença das mídias no cotidiano escolar, reconhecendo esse espaço como lugar propício para o exercício de uma postura mais critica e para aprimoramento das leituras sobre as linguagens audiovisuais. Além de um contexto teórico, evidenciamos uma experiência ocorrida no Colégio Pedro II, na Unidade de Educação Infantil, na qual a temática apresentada – Chico Buarque – e a utilização da mídia como ferramenta didático-pedagógica buscaram favorecer o encontro das crianças com conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico e tecnológico. Procuramos analisar e valorizar os processos envolvidos na construção do vídeo, assim como, a participação das crianças em todas as fases da produção, garantidos pelo binômio mediação/diálogo, cujo objetivo foi provocar questionamentos e contribuir para despertar um olhar mais crítico e reflexivo nas crianças acerca das mídias.
id CP2-1_02ef7d7d62e7bc62bc55bad48bb65e7b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/377
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling “LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTILEducação InfantilPrática pedagógicaProdução de vídeo.Este texto apresenta uma reflexão acerca da produção de vídeo com crianças na Educação Infantil. Para tal, levantamos uma discussão teórica sobre a presença das mídias no cotidiano escolar, reconhecendo esse espaço como lugar propício para o exercício de uma postura mais critica e para aprimoramento das leituras sobre as linguagens audiovisuais. Além de um contexto teórico, evidenciamos uma experiência ocorrida no Colégio Pedro II, na Unidade de Educação Infantil, na qual a temática apresentada – Chico Buarque – e a utilização da mídia como ferramenta didático-pedagógica buscaram favorecer o encontro das crianças com conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico e tecnológico. Procuramos analisar e valorizar os processos envolvidos na construção do vídeo, assim como, a participação das crianças em todas as fases da produção, garantidos pelo binômio mediação/diálogo, cujo objetivo foi provocar questionamentos e contribuir para despertar um olhar mais crítico e reflexivo nas crianças acerca das mídias.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/377Práticas em Educação Infantil; v. 1 n. 1 (2015): Construindo a Prática2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/377/315Moura, Vera LúciaMoreno, Rodrigo Ruan Meratinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T23:45:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/377Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2015-11-06T23:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv “LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title “LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle “LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Moura, Vera Lúcia
Educação Infantil
Prática pedagógica
Produção de vídeo.
title_short “LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full “LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr “LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed “LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort “LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ALTERNATIVA PEDÁGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Moura, Vera Lúcia
author_facet Moura, Vera Lúcia
Moreno, Rodrigo Ruan Merat
author_role author
author2 Moreno, Rodrigo Ruan Merat
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Vera Lúcia
Moreno, Rodrigo Ruan Merat
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Prática pedagógica
Produção de vídeo.
topic Educação Infantil
Prática pedagógica
Produção de vídeo.
description Este texto apresenta uma reflexão acerca da produção de vídeo com crianças na Educação Infantil. Para tal, levantamos uma discussão teórica sobre a presença das mídias no cotidiano escolar, reconhecendo esse espaço como lugar propício para o exercício de uma postura mais critica e para aprimoramento das leituras sobre as linguagens audiovisuais. Além de um contexto teórico, evidenciamos uma experiência ocorrida no Colégio Pedro II, na Unidade de Educação Infantil, na qual a temática apresentada – Chico Buarque – e a utilização da mídia como ferramenta didático-pedagógica buscaram favorecer o encontro das crianças com conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico e tecnológico. Procuramos analisar e valorizar os processos envolvidos na construção do vídeo, assim como, a participação das crianças em todas as fases da produção, garantidos pelo binômio mediação/diálogo, cujo objetivo foi provocar questionamentos e contribuir para despertar um olhar mais crítico e reflexivo nas crianças acerca das mídias.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/377
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/377/315
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 1 n. 1 (2015): Construindo a Prática
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177966637056