Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2558 |
Resumo: | Vivenciando a criação participativa de móbiles em espaços públicos, refletimos sobre sua possível relevância para o ensino de Geografia. A pesquisa orienta-se teórico-metodologicamente por um diálogo inter-transdisciplinar entrelaçando Arte, Geografia, Educação e Filosofia. Vemos que a construção e avaliação coletiva de móbiles interativos ajuda-nos a perceber e a grafar processos-espaços vivos, relacionais, em permanente movimento. Permite-nos reconhecer o papel dos sujeitos na produção de espaços educacionais-sociais, relações entre auto e heteronomia, bem como identificar desafios epistemológicos, políticos e pedagógicos que emergem na docência-discência. |
id |
CP2-1_162ce8decba1bdcbf3aa1db0ce0e03a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2558 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografiaCartografia ParticipativaArteEspaços RelacionaisEducação DialógicaEnsino de Geografia.Ensino de GeografiaEducação GeográficaVivenciando a criação participativa de móbiles em espaços públicos, refletimos sobre sua possível relevância para o ensino de Geografia. A pesquisa orienta-se teórico-metodologicamente por um diálogo inter-transdisciplinar entrelaçando Arte, Geografia, Educação e Filosofia. Vemos que a construção e avaliação coletiva de móbiles interativos ajuda-nos a perceber e a grafar processos-espaços vivos, relacionais, em permanente movimento. Permite-nos reconhecer o papel dos sujeitos na produção de espaços educacionais-sociais, relações entre auto e heteronomia, bem como identificar desafios epistemológicos, políticos e pedagógicos que emergem na docência-discência.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2558Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 8 (2017): GIRAMUNDO, OITAVA EDIÇÃO; 47-572358-446710.33025/grgcp2.v4i8reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2558/1666Oliveira, Maria Lucia Cunha Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-08T17:29:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2558Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-06-08T17:29:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia |
title |
Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia |
spellingShingle |
Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia Oliveira, Maria Lucia Cunha Lopes de Cartografia Participativa Arte Espaços Relacionais Educação Dialógica Ensino de Geografia. Ensino de Geografia Educação Geográfica |
title_short |
Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia |
title_full |
Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia |
title_fullStr |
Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia |
title_full_unstemmed |
Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia |
title_sort |
Geografia, arte e filosofia: vivenciando a criação de móbiles como cartografia participativa no ensino de geografia |
author |
Oliveira, Maria Lucia Cunha Lopes de |
author_facet |
Oliveira, Maria Lucia Cunha Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Lucia Cunha Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia Participativa Arte Espaços Relacionais Educação Dialógica Ensino de Geografia. Ensino de Geografia Educação Geográfica |
topic |
Cartografia Participativa Arte Espaços Relacionais Educação Dialógica Ensino de Geografia. Ensino de Geografia Educação Geográfica |
description |
Vivenciando a criação participativa de móbiles em espaços públicos, refletimos sobre sua possível relevância para o ensino de Geografia. A pesquisa orienta-se teórico-metodologicamente por um diálogo inter-transdisciplinar entrelaçando Arte, Geografia, Educação e Filosofia. Vemos que a construção e avaliação coletiva de móbiles interativos ajuda-nos a perceber e a grafar processos-espaços vivos, relacionais, em permanente movimento. Permite-nos reconhecer o papel dos sujeitos na produção de espaços educacionais-sociais, relações entre auto e heteronomia, bem como identificar desafios epistemológicos, políticos e pedagógicos que emergem na docência-discência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2558 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2558/1666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 4 n. 8 (2017): GIRAMUNDO, OITAVA EDIÇÃO; 47-57 2358-4467 10.33025/grgcp2.v4i8 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177072201728 |