A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vinicius Cavalcanti
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2908
Resumo: Fundamentada na psicologia do desenvolvimento, na pedagogia crítica, ativa e intuitiva, e no materialismo dialético, a presente exposição faz cuidadosa reflexão sobre: o método de ensino, o trabalho de campo, a didática e a prática de ensino da geografia. Disserta-se aqui à construção de um método consistente, estruturado na integração do trabalho de campo com a sala de aula. Destarte, encontram-se neste artigo os argumentos de validação desta integração metodológica, seus fundamentos teóricos, suas possibilidades, tais quais: seu potencial à multidisciplinaridade, à atividade e à criatividade na construção do conhecimento escolar, de maneira a unir teoria e prática, concreto e abstrato, numa unidade didática e dialética.
id CP2-1_392fd0727e607e278a36382651a54456
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2908
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aulaTrabalho de CampoExpedições GeográficasMetodologias AtivasEnsino de GeografiaPrática de EnsinoDidática.Ensino de GeografiaFundamentada na psicologia do desenvolvimento, na pedagogia crítica, ativa e intuitiva, e no materialismo dialético, a presente exposição faz cuidadosa reflexão sobre: o método de ensino, o trabalho de campo, a didática e a prática de ensino da geografia. Disserta-se aqui à construção de um método consistente, estruturado na integração do trabalho de campo com a sala de aula. Destarte, encontram-se neste artigo os argumentos de validação desta integração metodológica, seus fundamentos teóricos, suas possibilidades, tais quais: seu potencial à multidisciplinaridade, à atividade e à criatividade na construção do conhecimento escolar, de maneira a unir teoria e prática, concreto e abstrato, numa unidade didática e dialética.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2908Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 97-1102358-446710.33025/grgcp2.v8i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2908/1972Ferreira, Vinicius Cavalcantiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-31T18:25:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2908Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-31T18:25:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula
title A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula
spellingShingle A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula
Ferreira, Vinicius Cavalcanti
Trabalho de Campo
Expedições Geográficas
Metodologias Ativas
Ensino de Geografia
Prática de Ensino
Didática.
Ensino de Geografia
title_short A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula
title_full A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula
title_fullStr A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula
title_full_unstemmed A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula
title_sort A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula
author Ferreira, Vinicius Cavalcanti
author_facet Ferreira, Vinicius Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Vinicius Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de Campo
Expedições Geográficas
Metodologias Ativas
Ensino de Geografia
Prática de Ensino
Didática.
Ensino de Geografia
topic Trabalho de Campo
Expedições Geográficas
Metodologias Ativas
Ensino de Geografia
Prática de Ensino
Didática.
Ensino de Geografia
description Fundamentada na psicologia do desenvolvimento, na pedagogia crítica, ativa e intuitiva, e no materialismo dialético, a presente exposição faz cuidadosa reflexão sobre: o método de ensino, o trabalho de campo, a didática e a prática de ensino da geografia. Disserta-se aqui à construção de um método consistente, estruturado na integração do trabalho de campo com a sala de aula. Destarte, encontram-se neste artigo os argumentos de validação desta integração metodológica, seus fundamentos teóricos, suas possibilidades, tais quais: seu potencial à multidisciplinaridade, à atividade e à criatividade na construção do conhecimento escolar, de maneira a unir teoria e prática, concreto e abstrato, numa unidade didática e dialética.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2908
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2908/1972
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 97-110
2358-4467
10.33025/grgcp2.v8i14
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177134067712