A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2908 |
Resumo: | Fundamentada na psicologia do desenvolvimento, na pedagogia crítica, ativa e intuitiva, e no materialismo dialético, a presente exposição faz cuidadosa reflexão sobre: o método de ensino, o trabalho de campo, a didática e a prática de ensino da geografia. Disserta-se aqui à construção de um método consistente, estruturado na integração do trabalho de campo com a sala de aula. Destarte, encontram-se neste artigo os argumentos de validação desta integração metodológica, seus fundamentos teóricos, suas possibilidades, tais quais: seu potencial à multidisciplinaridade, à atividade e à criatividade na construção do conhecimento escolar, de maneira a unir teoria e prática, concreto e abstrato, numa unidade didática e dialética. |
id |
CP2-1_392fd0727e607e278a36382651a54456 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2908 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aulaTrabalho de CampoExpedições GeográficasMetodologias AtivasEnsino de GeografiaPrática de EnsinoDidática.Ensino de GeografiaFundamentada na psicologia do desenvolvimento, na pedagogia crítica, ativa e intuitiva, e no materialismo dialético, a presente exposição faz cuidadosa reflexão sobre: o método de ensino, o trabalho de campo, a didática e a prática de ensino da geografia. Disserta-se aqui à construção de um método consistente, estruturado na integração do trabalho de campo com a sala de aula. Destarte, encontram-se neste artigo os argumentos de validação desta integração metodológica, seus fundamentos teóricos, suas possibilidades, tais quais: seu potencial à multidisciplinaridade, à atividade e à criatividade na construção do conhecimento escolar, de maneira a unir teoria e prática, concreto e abstrato, numa unidade didática e dialética.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2908Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 97-1102358-446710.33025/grgcp2.v8i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2908/1972Ferreira, Vinicius Cavalcantiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-31T18:25:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2908Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-31T18:25:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula |
title |
A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula |
spellingShingle |
A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula Ferreira, Vinicius Cavalcanti Trabalho de Campo Expedições Geográficas Metodologias Ativas Ensino de Geografia Prática de Ensino Didática. Ensino de Geografia |
title_short |
A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula |
title_full |
A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula |
title_fullStr |
A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula |
title_full_unstemmed |
A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula |
title_sort |
A unidade didática e dialética do trabalho de campo com a sala de aula |
author |
Ferreira, Vinicius Cavalcanti |
author_facet |
Ferreira, Vinicius Cavalcanti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Vinicius Cavalcanti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho de Campo Expedições Geográficas Metodologias Ativas Ensino de Geografia Prática de Ensino Didática. Ensino de Geografia |
topic |
Trabalho de Campo Expedições Geográficas Metodologias Ativas Ensino de Geografia Prática de Ensino Didática. Ensino de Geografia |
description |
Fundamentada na psicologia do desenvolvimento, na pedagogia crítica, ativa e intuitiva, e no materialismo dialético, a presente exposição faz cuidadosa reflexão sobre: o método de ensino, o trabalho de campo, a didática e a prática de ensino da geografia. Disserta-se aqui à construção de um método consistente, estruturado na integração do trabalho de campo com a sala de aula. Destarte, encontram-se neste artigo os argumentos de validação desta integração metodológica, seus fundamentos teóricos, suas possibilidades, tais quais: seu potencial à multidisciplinaridade, à atividade e à criatividade na construção do conhecimento escolar, de maneira a unir teoria e prática, concreto e abstrato, numa unidade didática e dialética. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2908 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2908/1972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 97-110 2358-4467 10.33025/grgcp2.v8i14 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177134067712 |