A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3118 |
Resumo: | O presente estudo tem a finalidade de propor uma reflexão sobre a importância da Educação Matemática Crítica (EMC), subsidiada por fatos do cotidiano, como o tempo de isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19, no ano de 2020. Tem foco principal na promoção de conhecimento, aliada ao exercício da cidadania e à prática da democracia e se vale do desenvolvimento tecnológico que vem ocorrendo na sociedade. Durante esse período ficou bastante evidenciado, especialmente pelos grandes meios de comunicação, o termo “modelo matemático”. Modelos matemáticos se propõem a descrever fenômenos diversos. Várias análises baseadas em alguns desses modelos foram descritas e buscaram explicar a forma e o ritmo em que estava se dando o contágio da epidemia, contribuindo para a construção de estratégias de prevenção. O trabalho aqui apresentado trata-se do relato de uma experiência que propõe um modelo matemático simplificado, cujo objetivo é conduzir o alunado a produzir reflexões sobre a importância do isolamento social e dos hábitos de higiene no controle do contágio em massa da população pela COVID-19. O modelo foi aplicado a alunos do 9◦ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro. Pretendeu-se assim que a proposta agregasse conhecimento matemático ao exercício pleno da cidadania, objetivando o bem comum da sociedade e evidenciando a força da matemática como ciência de transformação social. |
id |
CP2-1_64c855793561af07520502f114c64dd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3118 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIALEducação Matemática CríticaModelos MatemáticosCidadaniaDemocraciaIsolamento SocialO presente estudo tem a finalidade de propor uma reflexão sobre a importância da Educação Matemática Crítica (EMC), subsidiada por fatos do cotidiano, como o tempo de isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19, no ano de 2020. Tem foco principal na promoção de conhecimento, aliada ao exercício da cidadania e à prática da democracia e se vale do desenvolvimento tecnológico que vem ocorrendo na sociedade. Durante esse período ficou bastante evidenciado, especialmente pelos grandes meios de comunicação, o termo “modelo matemático”. Modelos matemáticos se propõem a descrever fenômenos diversos. Várias análises baseadas em alguns desses modelos foram descritas e buscaram explicar a forma e o ritmo em que estava se dando o contágio da epidemia, contribuindo para a construção de estratégias de prevenção. O trabalho aqui apresentado trata-se do relato de uma experiência que propõe um modelo matemático simplificado, cujo objetivo é conduzir o alunado a produzir reflexões sobre a importância do isolamento social e dos hábitos de higiene no controle do contágio em massa da população pela COVID-19. O modelo foi aplicado a alunos do 9◦ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro. Pretendeu-se assim que a proposta agregasse conhecimento matemático ao exercício pleno da cidadania, objetivando o bem comum da sociedade e evidenciando a força da matemática como ciência de transformação social.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3118Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 330-3492525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3118/1940da Cunha Neto, Luiz CarahuCosta, Christine Sertãinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T17:23:08Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3118Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-17T17:23:08Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL |
title |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL da Cunha Neto, Luiz Carahu Educação Matemática Crítica Modelos Matemáticos Cidadania Democracia Isolamento Social |
title_short |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL |
title_full |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL |
title_sort |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL |
author |
da Cunha Neto, Luiz Carahu |
author_facet |
da Cunha Neto, Luiz Carahu Costa, Christine Sertã |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Christine Sertã |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Cunha Neto, Luiz Carahu Costa, Christine Sertã |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Crítica Modelos Matemáticos Cidadania Democracia Isolamento Social |
topic |
Educação Matemática Crítica Modelos Matemáticos Cidadania Democracia Isolamento Social |
description |
O presente estudo tem a finalidade de propor uma reflexão sobre a importância da Educação Matemática Crítica (EMC), subsidiada por fatos do cotidiano, como o tempo de isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19, no ano de 2020. Tem foco principal na promoção de conhecimento, aliada ao exercício da cidadania e à prática da democracia e se vale do desenvolvimento tecnológico que vem ocorrendo na sociedade. Durante esse período ficou bastante evidenciado, especialmente pelos grandes meios de comunicação, o termo “modelo matemático”. Modelos matemáticos se propõem a descrever fenômenos diversos. Várias análises baseadas em alguns desses modelos foram descritas e buscaram explicar a forma e o ritmo em que estava se dando o contágio da epidemia, contribuindo para a construção de estratégias de prevenção. O trabalho aqui apresentado trata-se do relato de uma experiência que propõe um modelo matemático simplificado, cujo objetivo é conduzir o alunado a produzir reflexões sobre a importância do isolamento social e dos hábitos de higiene no controle do contágio em massa da população pela COVID-19. O modelo foi aplicado a alunos do 9◦ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro. Pretendeu-se assim que a proposta agregasse conhecimento matemático ao exercício pleno da cidadania, objetivando o bem comum da sociedade e evidenciando a força da matemática como ciência de transformação social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3118 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3118/1940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 330-349 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v5i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180652040192 |