A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cunha Neto, Luiz Carahu
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Christine Sertã
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3118
Resumo: O presente estudo tem a finalidade de propor uma reflexão sobre a importância da Educação Matemática Crítica (EMC), subsidiada por fatos do cotidiano, como o tempo de isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19, no ano de 2020. Tem foco principal na promoção de conhecimento, aliada ao exercício da cidadania e à prática da democracia e se vale do desenvolvimento tecnológico que vem ocorrendo na sociedade. Durante esse período ficou bastante evidenciado, especialmente pelos grandes meios de comunicação, o termo “modelo matemático”. Modelos matemáticos se propõem a descrever fenômenos diversos. Várias análises baseadas em alguns desses modelos foram descritas e buscaram explicar a forma e o ritmo em que estava se dando o contágio da epidemia, contribuindo para a construção de estratégias de prevenção.  O trabalho aqui apresentado trata-se do relato de uma experiência que propõe um modelo matemático simplificado, cujo objetivo é conduzir  o alunado  a produzir reflexões sobre a importância do isolamento social e dos hábitos de higiene no controle do contágio em massa da população pela COVID-19. O modelo foi aplicado a alunos do 9◦ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro. Pretendeu-se assim que a proposta agregasse conhecimento matemático ao exercício pleno da cidadania, objetivando o bem comum da sociedade e evidenciando a força da matemática como ciência de transformação social.
id CP2-1_64c855793561af07520502f114c64dd9
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3118
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIALEducação Matemática CríticaModelos MatemáticosCidadaniaDemocraciaIsolamento SocialO presente estudo tem a finalidade de propor uma reflexão sobre a importância da Educação Matemática Crítica (EMC), subsidiada por fatos do cotidiano, como o tempo de isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19, no ano de 2020. Tem foco principal na promoção de conhecimento, aliada ao exercício da cidadania e à prática da democracia e se vale do desenvolvimento tecnológico que vem ocorrendo na sociedade. Durante esse período ficou bastante evidenciado, especialmente pelos grandes meios de comunicação, o termo “modelo matemático”. Modelos matemáticos se propõem a descrever fenômenos diversos. Várias análises baseadas em alguns desses modelos foram descritas e buscaram explicar a forma e o ritmo em que estava se dando o contágio da epidemia, contribuindo para a construção de estratégias de prevenção.  O trabalho aqui apresentado trata-se do relato de uma experiência que propõe um modelo matemático simplificado, cujo objetivo é conduzir  o alunado  a produzir reflexões sobre a importância do isolamento social e dos hábitos de higiene no controle do contágio em massa da população pela COVID-19. O modelo foi aplicado a alunos do 9◦ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro. Pretendeu-se assim que a proposta agregasse conhecimento matemático ao exercício pleno da cidadania, objetivando o bem comum da sociedade e evidenciando a força da matemática como ciência de transformação social.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3118Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 330-3492525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3118/1940da Cunha Neto, Luiz CarahuCosta, Christine Sertãinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T17:23:08Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3118Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-17T17:23:08Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
title A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
spellingShingle A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
da Cunha Neto, Luiz Carahu
Educação Matemática Crítica
Modelos Matemáticos
Cidadania
Democracia
Isolamento Social
title_short A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
title_full A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
title_fullStr A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
title_sort A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
author da Cunha Neto, Luiz Carahu
author_facet da Cunha Neto, Luiz Carahu
Costa, Christine Sertã
author_role author
author2 Costa, Christine Sertã
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cunha Neto, Luiz Carahu
Costa, Christine Sertã
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática Crítica
Modelos Matemáticos
Cidadania
Democracia
Isolamento Social
topic Educação Matemática Crítica
Modelos Matemáticos
Cidadania
Democracia
Isolamento Social
description O presente estudo tem a finalidade de propor uma reflexão sobre a importância da Educação Matemática Crítica (EMC), subsidiada por fatos do cotidiano, como o tempo de isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19, no ano de 2020. Tem foco principal na promoção de conhecimento, aliada ao exercício da cidadania e à prática da democracia e se vale do desenvolvimento tecnológico que vem ocorrendo na sociedade. Durante esse período ficou bastante evidenciado, especialmente pelos grandes meios de comunicação, o termo “modelo matemático”. Modelos matemáticos se propõem a descrever fenômenos diversos. Várias análises baseadas em alguns desses modelos foram descritas e buscaram explicar a forma e o ritmo em que estava se dando o contágio da epidemia, contribuindo para a construção de estratégias de prevenção.  O trabalho aqui apresentado trata-se do relato de uma experiência que propõe um modelo matemático simplificado, cujo objetivo é conduzir  o alunado  a produzir reflexões sobre a importância do isolamento social e dos hábitos de higiene no controle do contágio em massa da população pela COVID-19. O modelo foi aplicado a alunos do 9◦ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro. Pretendeu-se assim que a proposta agregasse conhecimento matemático ao exercício pleno da cidadania, objetivando o bem comum da sociedade e evidenciando a força da matemática como ciência de transformação social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3118
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3118/1940
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 330-349
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v5i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180652040192