Desigualdade em tempos de coronavírus: uma análise do ensino a distância à luz da Geografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2496 |
Resumo: | A presente crise, causada pela disseminação global do coronavírus SARS-CoV-2, impactou de forma contundente a organização dos Estados nacionais. Porém, suas consequências são percebidas de forma desigual por diferentes estratos da população, deixando ainda mais evidente a precariedade dos serviços públicos no Brasil. Impedido de funcionar por força das circunstâncias, o setor da educação observou, a fim de manter uma suposta funcionalidade, setores governamentais e privados recorrerem ao expediente do ensino a distância, desconhecendo a realidade de parte do alunado, e também as dificuldades de implementação desta modalidade de ensino. Neste artigo, buscarei demonstrar que a adoção desta medida expressa desigualdades sócio- territoriais presentes na sociedade, além de interesses privados na propagação desta modalidade. Considero ainda que essa crise está inserida em uma conjuntura neoliberal de concentração de renda e degradação dos serviços públicos. Finalmente, entendo que este cenário pode e deve ser apreendido à luz da Geografia e seu ensino, posto sua natureza de analisar criticamente a realidade socioespacial e a produção/reprodução do espaço. |
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