O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Clézio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Gláucio Fabilito Silva de, Pereira, Hugo Junior Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2468
Resumo: Analisamos o uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa no ensino de geografia da escola pública da Baixada Fluminense por meio do projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu.  O ensino aqui investigado trata-se de um lugar chave no processo de construção de uma aprendizagem significativa na escola, em que os professores de geografia e alunos são os sujeitos. A metodologia está presa a uma abordagem qualitativa, envolvendo leitura de referencial teórico, realização de oficinas, uso da realidade virtual como recurso didático e trabalho de campo. A primeira parte do texto contextualiza o que é a realidade virtual e seu uso como recurso didático, na segunda parte, tece uma relação entre formação cidadã e aprendizagem significativa na escola. O texto finaliza, descrevendo uma das experiências do Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu ocorrida em 2018. A associação entre realidade virtual, cidadania territorial e aprendizagem significativa nas aulas de geografia do ensino médio afirma a potencialidade desta proposta rumo a uma educação mais inclusiva na Baixada Fluminense.
id CP2-1_e2a59590f00f9812082cc70cd0717218
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2468
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova IguaçuEnsino de GeografiaCidadaniaEscola PúblicaBaixada FluminenseRealidade Virtual.Ensino de GeografiaAnalisamos o uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa no ensino de geografia da escola pública da Baixada Fluminense por meio do projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu.  O ensino aqui investigado trata-se de um lugar chave no processo de construção de uma aprendizagem significativa na escola, em que os professores de geografia e alunos são os sujeitos. A metodologia está presa a uma abordagem qualitativa, envolvendo leitura de referencial teórico, realização de oficinas, uso da realidade virtual como recurso didático e trabalho de campo. A primeira parte do texto contextualiza o que é a realidade virtual e seu uso como recurso didático, na segunda parte, tece uma relação entre formação cidadã e aprendizagem significativa na escola. O texto finaliza, descrevendo uma das experiências do Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu ocorrida em 2018. A associação entre realidade virtual, cidadania territorial e aprendizagem significativa nas aulas de geografia do ensino médio afirma a potencialidade desta proposta rumo a uma educação mais inclusiva na Baixada Fluminense.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2468Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 115-1252358-446710.33025/grgcp2.v6i11reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2468/1736Santos, ClézioAraújo, Gláucio Fabilito Silva dePereira, Hugo Junior Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T14:41:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2468Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-11T14:41:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu
title O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu
spellingShingle O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu
Santos, Clézio
Ensino de Geografia
Cidadania
Escola Pública
Baixada Fluminense
Realidade Virtual.
Ensino de Geografia
title_short O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu
title_full O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu
title_fullStr O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu
title_full_unstemmed O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu
title_sort O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu
author Santos, Clézio
author_facet Santos, Clézio
Araújo, Gláucio Fabilito Silva de
Pereira, Hugo Junior Alves
author_role author
author2 Araújo, Gláucio Fabilito Silva de
Pereira, Hugo Junior Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Clézio
Araújo, Gláucio Fabilito Silva de
Pereira, Hugo Junior Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Cidadania
Escola Pública
Baixada Fluminense
Realidade Virtual.
Ensino de Geografia
topic Ensino de Geografia
Cidadania
Escola Pública
Baixada Fluminense
Realidade Virtual.
Ensino de Geografia
description Analisamos o uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa no ensino de geografia da escola pública da Baixada Fluminense por meio do projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu.  O ensino aqui investigado trata-se de um lugar chave no processo de construção de uma aprendizagem significativa na escola, em que os professores de geografia e alunos são os sujeitos. A metodologia está presa a uma abordagem qualitativa, envolvendo leitura de referencial teórico, realização de oficinas, uso da realidade virtual como recurso didático e trabalho de campo. A primeira parte do texto contextualiza o que é a realidade virtual e seu uso como recurso didático, na segunda parte, tece uma relação entre formação cidadã e aprendizagem significativa na escola. O texto finaliza, descrevendo uma das experiências do Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu ocorrida em 2018. A associação entre realidade virtual, cidadania territorial e aprendizagem significativa nas aulas de geografia do ensino médio afirma a potencialidade desta proposta rumo a uma educação mais inclusiva na Baixada Fluminense.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2468
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2468/1736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 115-125
2358-4467
10.33025/grgcp2.v6i11
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177022918656