O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2468 |
Resumo: | Analisamos o uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa no ensino de geografia da escola pública da Baixada Fluminense por meio do projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu. O ensino aqui investigado trata-se de um lugar chave no processo de construção de uma aprendizagem significativa na escola, em que os professores de geografia e alunos são os sujeitos. A metodologia está presa a uma abordagem qualitativa, envolvendo leitura de referencial teórico, realização de oficinas, uso da realidade virtual como recurso didático e trabalho de campo. A primeira parte do texto contextualiza o que é a realidade virtual e seu uso como recurso didático, na segunda parte, tece uma relação entre formação cidadã e aprendizagem significativa na escola. O texto finaliza, descrevendo uma das experiências do Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu ocorrida em 2018. A associação entre realidade virtual, cidadania territorial e aprendizagem significativa nas aulas de geografia do ensino médio afirma a potencialidade desta proposta rumo a uma educação mais inclusiva na Baixada Fluminense. |
id |
CP2-1_e2a59590f00f9812082cc70cd0717218 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2468 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova IguaçuEnsino de GeografiaCidadaniaEscola PúblicaBaixada FluminenseRealidade Virtual.Ensino de GeografiaAnalisamos o uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa no ensino de geografia da escola pública da Baixada Fluminense por meio do projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu. O ensino aqui investigado trata-se de um lugar chave no processo de construção de uma aprendizagem significativa na escola, em que os professores de geografia e alunos são os sujeitos. A metodologia está presa a uma abordagem qualitativa, envolvendo leitura de referencial teórico, realização de oficinas, uso da realidade virtual como recurso didático e trabalho de campo. A primeira parte do texto contextualiza o que é a realidade virtual e seu uso como recurso didático, na segunda parte, tece uma relação entre formação cidadã e aprendizagem significativa na escola. O texto finaliza, descrevendo uma das experiências do Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu ocorrida em 2018. A associação entre realidade virtual, cidadania territorial e aprendizagem significativa nas aulas de geografia do ensino médio afirma a potencialidade desta proposta rumo a uma educação mais inclusiva na Baixada Fluminense.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2468Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 115-1252358-446710.33025/grgcp2.v6i11reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2468/1736Santos, ClézioAraújo, Gláucio Fabilito Silva dePereira, Hugo Junior Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T14:41:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2468Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-11T14:41:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu |
title |
O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu |
spellingShingle |
O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu Santos, Clézio Ensino de Geografia Cidadania Escola Pública Baixada Fluminense Realidade Virtual. Ensino de Geografia |
title_short |
O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu |
title_full |
O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu |
title_fullStr |
O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu |
title_full_unstemmed |
O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu |
title_sort |
O uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa da geografia no Ensino Médio através do Projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu |
author |
Santos, Clézio |
author_facet |
Santos, Clézio Araújo, Gláucio Fabilito Silva de Pereira, Hugo Junior Alves |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Gláucio Fabilito Silva de Pereira, Hugo Junior Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Clézio Araújo, Gláucio Fabilito Silva de Pereira, Hugo Junior Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Cidadania Escola Pública Baixada Fluminense Realidade Virtual. Ensino de Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Cidadania Escola Pública Baixada Fluminense Realidade Virtual. Ensino de Geografia |
description |
Analisamos o uso da realidade virtual na formação cidadã e aprendizagem significativa no ensino de geografia da escola pública da Baixada Fluminense por meio do projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu. O ensino aqui investigado trata-se de um lugar chave no processo de construção de uma aprendizagem significativa na escola, em que os professores de geografia e alunos são os sujeitos. A metodologia está presa a uma abordagem qualitativa, envolvendo leitura de referencial teórico, realização de oficinas, uso da realidade virtual como recurso didático e trabalho de campo. A primeira parte do texto contextualiza o que é a realidade virtual e seu uso como recurso didático, na segunda parte, tece uma relação entre formação cidadã e aprendizagem significativa na escola. O texto finaliza, descrevendo uma das experiências do Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu ocorrida em 2018. A associação entre realidade virtual, cidadania territorial e aprendizagem significativa nas aulas de geografia do ensino médio afirma a potencialidade desta proposta rumo a uma educação mais inclusiva na Baixada Fluminense. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2468 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2468/1736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 115-125 2358-4467 10.33025/grgcp2.v6i11 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177022918656 |