Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2899 |
Resumo: | A Geografia Física ainda não é explorada devidamente no ambiente escolar. Nesse sentido, esta pesquisa parte de inquietações referentes ao papel da Geografia Física no currículo de Geografia na educação básica e da abordagem dos conteúdos relacionados à temática. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção de conteúdos de Geografia Física no Ensino Fundamental II (EFII) que atendam às demandas curriculares, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo do município do Rio de Janeiro (Currículo Carioca). Verificou-se que tanto a BNCC, quanto o Currículo Carioca expressam uma geografia conteudista e excessivamente descritiva, com conteúdos físico-ambientais condensados no 6° ano do EFII. Observou-se, ainda, que tais conteúdos possuem lacunas, como, por exemplo, a ausência de integração entre temáticas relacionadas à sustentabilidade, riscos socioambientais e solos. Conclui-se, portanto, que os conteúdos de Geografia Física, muitas vezes, são abordados de forma fragmentada, reproduzindo a ideia dicotômica sociedade-natureza, sendo tratados de maneira inadequada ou insuficiente nas orientações curriculares. |
id |
CP2-1_ed496e11f69c9a9ccbc2583b4d872bb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2899 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de JaneiroEducação GeográficaOrientações CurricularesCurrículo CariocaBNCC.Geografia EscoalrGeografiaEnsino BásicoA Geografia Física ainda não é explorada devidamente no ambiente escolar. Nesse sentido, esta pesquisa parte de inquietações referentes ao papel da Geografia Física no currículo de Geografia na educação básica e da abordagem dos conteúdos relacionados à temática. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção de conteúdos de Geografia Física no Ensino Fundamental II (EFII) que atendam às demandas curriculares, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo do município do Rio de Janeiro (Currículo Carioca). Verificou-se que tanto a BNCC, quanto o Currículo Carioca expressam uma geografia conteudista e excessivamente descritiva, com conteúdos físico-ambientais condensados no 6° ano do EFII. Observou-se, ainda, que tais conteúdos possuem lacunas, como, por exemplo, a ausência de integração entre temáticas relacionadas à sustentabilidade, riscos socioambientais e solos. Conclui-se, portanto, que os conteúdos de Geografia Física, muitas vezes, são abordados de forma fragmentada, reproduzindo a ideia dicotômica sociedade-natureza, sendo tratados de maneira inadequada ou insuficiente nas orientações curriculares.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2899Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 55-742358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2899/2484Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, Luana de Almeida2023-12-31T12:57:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2899Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:57:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro |
title |
Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro Rangel, Luana de Almeida Educação Geográfica Orientações Curriculares Currículo Carioca BNCC. Geografia Escoalr Geografia Ensino Básico |
title_short |
Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro |
title_full |
Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro |
title_sort |
Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro |
author |
Rangel, Luana de Almeida |
author_facet |
Rangel, Luana de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Luana de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Geográfica Orientações Curriculares Currículo Carioca BNCC. Geografia Escoalr Geografia Ensino Básico |
topic |
Educação Geográfica Orientações Curriculares Currículo Carioca BNCC. Geografia Escoalr Geografia Ensino Básico |
description |
A Geografia Física ainda não é explorada devidamente no ambiente escolar. Nesse sentido, esta pesquisa parte de inquietações referentes ao papel da Geografia Física no currículo de Geografia na educação básica e da abordagem dos conteúdos relacionados à temática. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção de conteúdos de Geografia Física no Ensino Fundamental II (EFII) que atendam às demandas curriculares, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo do município do Rio de Janeiro (Currículo Carioca). Verificou-se que tanto a BNCC, quanto o Currículo Carioca expressam uma geografia conteudista e excessivamente descritiva, com conteúdos físico-ambientais condensados no 6° ano do EFII. Observou-se, ainda, que tais conteúdos possuem lacunas, como, por exemplo, a ausência de integração entre temáticas relacionadas à sustentabilidade, riscos socioambientais e solos. Conclui-se, portanto, que os conteúdos de Geografia Física, muitas vezes, são abordados de forma fragmentada, reproduzindo a ideia dicotômica sociedade-natureza, sendo tratados de maneira inadequada ou insuficiente nas orientações curriculares. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2899 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2899/2484 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 55-74 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i17 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177133019136 |