Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Luana de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2899
Resumo: A Geografia Física ainda não é explorada devidamente no ambiente escolar. Nesse sentido, esta pesquisa parte de inquietações referentes ao papel da Geografia Física no currículo de Geografia na educação básica e da abordagem dos conteúdos relacionados à temática. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção de conteúdos de Geografia Física no Ensino Fundamental II (EFII) que atendam às demandas curriculares, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo do município do Rio de Janeiro (Currículo Carioca). Verificou-se que tanto a BNCC, quanto o Currículo Carioca expressam uma geografia conteudista e excessivamente descritiva, com conteúdos físico-ambientais condensados no 6° ano do EFII. Observou-se, ainda, que tais conteúdos possuem lacunas, como, por exemplo, a ausência de integração entre temáticas relacionadas à sustentabilidade, riscos socioambientais e solos. Conclui-se, portanto, que os conteúdos de Geografia Física, muitas vezes, são abordados de forma fragmentada, reproduzindo a ideia dicotômica sociedade-natureza, sendo tratados de maneira inadequada ou insuficiente nas orientações curriculares.
id CP2-1_ed496e11f69c9a9ccbc2583b4d872bb2
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2899
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de JaneiroEducação GeográficaOrientações CurricularesCurrículo CariocaBNCC.Geografia EscoalrGeografiaEnsino BásicoA Geografia Física ainda não é explorada devidamente no ambiente escolar. Nesse sentido, esta pesquisa parte de inquietações referentes ao papel da Geografia Física no currículo de Geografia na educação básica e da abordagem dos conteúdos relacionados à temática. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção de conteúdos de Geografia Física no Ensino Fundamental II (EFII) que atendam às demandas curriculares, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo do município do Rio de Janeiro (Currículo Carioca). Verificou-se que tanto a BNCC, quanto o Currículo Carioca expressam uma geografia conteudista e excessivamente descritiva, com conteúdos físico-ambientais condensados no 6° ano do EFII. Observou-se, ainda, que tais conteúdos possuem lacunas, como, por exemplo, a ausência de integração entre temáticas relacionadas à sustentabilidade, riscos socioambientais e solos. Conclui-se, portanto, que os conteúdos de Geografia Física, muitas vezes, são abordados de forma fragmentada, reproduzindo a ideia dicotômica sociedade-natureza, sendo tratados de maneira inadequada ou insuficiente nas orientações curriculares.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2899Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 55-742358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2899/2484Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, Luana de Almeida2023-12-31T12:57:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2899Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:57:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro
title Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro
spellingShingle Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro
Rangel, Luana de Almeida
Educação Geográfica
Orientações Curriculares
Currículo Carioca
BNCC.
Geografia Escoalr
Geografia
Ensino Básico
title_short Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro
title_full Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro
title_fullStr Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro
title_sort Geografia física no Ensino Fundamental II: análise da Base Nacional Comum Curricular e do currículo municipal do Rio de Janeiro
author Rangel, Luana de Almeida
author_facet Rangel, Luana de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Luana de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Geográfica
Orientações Curriculares
Currículo Carioca
BNCC.
Geografia Escoalr
Geografia
Ensino Básico
topic Educação Geográfica
Orientações Curriculares
Currículo Carioca
BNCC.
Geografia Escoalr
Geografia
Ensino Básico
description A Geografia Física ainda não é explorada devidamente no ambiente escolar. Nesse sentido, esta pesquisa parte de inquietações referentes ao papel da Geografia Física no currículo de Geografia na educação básica e da abordagem dos conteúdos relacionados à temática. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a inserção de conteúdos de Geografia Física no Ensino Fundamental II (EFII) que atendam às demandas curriculares, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo do município do Rio de Janeiro (Currículo Carioca). Verificou-se que tanto a BNCC, quanto o Currículo Carioca expressam uma geografia conteudista e excessivamente descritiva, com conteúdos físico-ambientais condensados no 6° ano do EFII. Observou-se, ainda, que tais conteúdos possuem lacunas, como, por exemplo, a ausência de integração entre temáticas relacionadas à sustentabilidade, riscos socioambientais e solos. Conclui-se, portanto, que os conteúdos de Geografia Física, muitas vezes, são abordados de forma fragmentada, reproduzindo a ideia dicotômica sociedade-natureza, sendo tratados de maneira inadequada ou insuficiente nas orientações curriculares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2899
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2899/2484
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 55-74
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i17
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177133019136