PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orfanó, Carmen Lucia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294
Resumo: Cotidianamente somos levados a repensar a nossa escolha como docente, enfrentando desafios, injustiças e desigualdades que nos fazem refletir sobre a nossa práxis. A partir do ano de 2020 vivemos experiências em que a identidade do professor, principalmente dos que se dedicam a Educação Infantil, foi mais uma vez em risco, exigindo um esforço coletivo para buscarmos conhecimentos que instrumentalizassem as discussões e reflexões sobre esse tema. Esse ensaio mergulha na obra PROFESSORA SIM; TIA NÃO, CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR, como uma celebração do centenário de nascimento de Paulo Freire, contribuindo com alguns grupos e instituições de educação, que assim como esse incansável educador buscam o diálogo como forma de repensar e transformar a escola como um espaço democrático.
id CP2-1_ee4c5c1745e106592d10bfd29cc63691
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3294
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIREEducaçãodocênciaescola.Cotidianamente somos levados a repensar a nossa escolha como docente, enfrentando desafios, injustiças e desigualdades que nos fazem refletir sobre a nossa práxis. A partir do ano de 2020 vivemos experiências em que a identidade do professor, principalmente dos que se dedicam a Educação Infantil, foi mais uma vez em risco, exigindo um esforço coletivo para buscarmos conhecimentos que instrumentalizassem as discussões e reflexões sobre esse tema. Esse ensaio mergulha na obra PROFESSORA SIM; TIA NÃO, CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR, como uma celebração do centenário de nascimento de Paulo Freire, contribuindo com alguns grupos e instituições de educação, que assim como esse incansável educador buscam o diálogo como forma de repensar e transformar a escola como um espaço democrático.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 5-132447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294/2237https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294/2238Orfanó, Carmen Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T16:53:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3294Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-22T16:53:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE
title PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE
spellingShingle PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE
Orfanó, Carmen Lucia
Educação
docência
escola.
title_short PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE
title_full PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE
title_fullStr PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE
title_full_unstemmed PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE
title_sort PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE
author Orfanó, Carmen Lucia
author_facet Orfanó, Carmen Lucia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orfanó, Carmen Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
docência
escola.
topic Educação
docência
escola.
description Cotidianamente somos levados a repensar a nossa escolha como docente, enfrentando desafios, injustiças e desigualdades que nos fazem refletir sobre a nossa práxis. A partir do ano de 2020 vivemos experiências em que a identidade do professor, principalmente dos que se dedicam a Educação Infantil, foi mais uma vez em risco, exigindo um esforço coletivo para buscarmos conhecimentos que instrumentalizassem as discussões e reflexões sobre esse tema. Esse ensaio mergulha na obra PROFESSORA SIM; TIA NÃO, CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR, como uma celebração do centenário de nascimento de Paulo Freire, contribuindo com alguns grupos e instituições de educação, que assim como esse incansável educador buscam o diálogo como forma de repensar e transformar a escola como um espaço democrático.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294/2237
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294/2238
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 5-13
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178329444352