PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294 |
Resumo: | Cotidianamente somos levados a repensar a nossa escolha como docente, enfrentando desafios, injustiças e desigualdades que nos fazem refletir sobre a nossa práxis. A partir do ano de 2020 vivemos experiências em que a identidade do professor, principalmente dos que se dedicam a Educação Infantil, foi mais uma vez em risco, exigindo um esforço coletivo para buscarmos conhecimentos que instrumentalizassem as discussões e reflexões sobre esse tema. Esse ensaio mergulha na obra PROFESSORA SIM; TIA NÃO, CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR, como uma celebração do centenário de nascimento de Paulo Freire, contribuindo com alguns grupos e instituições de educação, que assim como esse incansável educador buscam o diálogo como forma de repensar e transformar a escola como um espaço democrático. |
id |
CP2-1_ee4c5c1745e106592d10bfd29cc63691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3294 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIREEducaçãodocênciaescola.Cotidianamente somos levados a repensar a nossa escolha como docente, enfrentando desafios, injustiças e desigualdades que nos fazem refletir sobre a nossa práxis. A partir do ano de 2020 vivemos experiências em que a identidade do professor, principalmente dos que se dedicam a Educação Infantil, foi mais uma vez em risco, exigindo um esforço coletivo para buscarmos conhecimentos que instrumentalizassem as discussões e reflexões sobre esse tema. Esse ensaio mergulha na obra PROFESSORA SIM; TIA NÃO, CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR, como uma celebração do centenário de nascimento de Paulo Freire, contribuindo com alguns grupos e instituições de educação, que assim como esse incansável educador buscam o diálogo como forma de repensar e transformar a escola como um espaço democrático.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 5-132447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294/2237https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294/2238Orfanó, Carmen Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T16:53:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3294Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-22T16:53:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE |
title |
PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE |
spellingShingle |
PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE Orfanó, Carmen Lucia Educação docência escola. |
title_short |
PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE |
title_full |
PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE |
title_fullStr |
PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE |
title_full_unstemmed |
PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE |
title_sort |
PROFESSORA SIM; YOUTUBER NÃO! ENFRENTANDO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ESPERANÇANDO COM PAULO FREIRE |
author |
Orfanó, Carmen Lucia |
author_facet |
Orfanó, Carmen Lucia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orfanó, Carmen Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação docência escola. |
topic |
Educação docência escola. |
description |
Cotidianamente somos levados a repensar a nossa escolha como docente, enfrentando desafios, injustiças e desigualdades que nos fazem refletir sobre a nossa práxis. A partir do ano de 2020 vivemos experiências em que a identidade do professor, principalmente dos que se dedicam a Educação Infantil, foi mais uma vez em risco, exigindo um esforço coletivo para buscarmos conhecimentos que instrumentalizassem as discussões e reflexões sobre esse tema. Esse ensaio mergulha na obra PROFESSORA SIM; TIA NÃO, CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR, como uma celebração do centenário de nascimento de Paulo Freire, contribuindo com alguns grupos e instituições de educação, que assim como esse incansável educador buscam o diálogo como forma de repensar e transformar a escola como um espaço democrático. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294/2237 https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3294/2238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 5-13 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178329444352 |