Avaliação de saberes sobre célula apresentados por alunos ingressantes em cursos superiores da área biomédica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Legey, Ana Paula
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Chaves, Rodrigo, Mól, Antônio Carlos de Abreu, Spiegel, Carolina N., Barbosa, Júlio Vianna, Coutinho, Cládia M. L. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15728
Resumo: Neste trabalho objetivamos avaliar a qualidade de saberes referentes à área de biologia celular apresentados por 235 alunos ingressantes em uma Universidade pública federal situada no Estado do Rio de Janeiro bem como investigar alguns aspectos referentes aos recursos pedagógicos acessíveis aos alunos durante o ensino médio. Para tal, questionários foram aplicados no primeiro dia de aula. Os resultados revelam que um terço do total dos entrevistados demonstraram compreender a célula como unidade morfofisiológica dos seres vivos. Conceitos corretos sobre célula foram apresentados de forma simplista. Identificamos a limitação dos alunos para definir termos mais complexos da biologia celular. Referente aos recursos pedagógicos utilizados no ensino médio, os resultados mostram que: a metade dos alunos entrevistados nunca havia utilizado microscópio; o livro didático foi apontado como principal instrumento pedagógico; ausência quase completa de aulas práticas; utilização expressiva da mídia impressa para leitura de notícias científicas. Concluímos que os alunos ingressantes avaliados nessa pesquisa, em sua maioria, não apresentaram saberes prévios bem sedimentados na área de Biologia Celular e que o ensino tradicional persiste nas escolas do ensino médio.
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Conceitos corretos sobre célula foram apresentados de forma simplista. Identificamos a limitação dos alunos para definir termos mais complexos da biologia celular. Referente aos recursos pedagógicos utilizados no ensino médio, os resultados mostram que: a metade dos alunos entrevistados nunca havia utilizado microscópio; o livro didático foi apontado como principal instrumento pedagógico; ausência quase completa de aulas práticas; utilização expressiva da mídia impressa para leitura de notícias científicas. Concluímos que os alunos ingressantes avaliados nessa pesquisa, em sua maioria, não apresentaram saberes prévios bem sedimentados na área de Biologia Celular e que o ensino tradicional persiste nas escolas do ensino médio.This work aimed to assess cell biology knowledge among 235 entering undergraduate students in a federal public university in Rio de Janeiro State and also investigated some aspects related to pedagogical resources to which these students had access during high school. Questionnaires were applied on the first school day. Only a third of the total students demonstrated to comprehend cell as a morphophysiological unity of the living beings. Even correct concepts were presented in a simplistic way, pointing to the need to reconstruct prior meanings. It was also identified limited knowledge when students were asked to define more complex terms related to cell biology. About pedagogical resources that were used in high school, the following results are highlighted: half of the evaluated students had never used a microscope; didactic book was the main pedagogical instrument; lack of practical lessons; use of printed press to read scientific news, especially high circulation newspapers and magazines. The conclusion of this work reveal that most of the students lack the basic knowledge about cell and the traditional teaching persists in the high schools.Universidade Gama Filho. Núcleo de Disciplinas de Ciências Biomédicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Gama Filho. Núcleo de Disciplinas de Ciências Biomédicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.CNEN. IEN. Instituto de Engenharia Nuclear. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Gama Filho. Ciências da Computação. Laboratório de Computação Avançada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal Fluminense. Instituto de Biologia. Departamento de Biologia Celular e Molecular. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências - LAEFIB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal Fluminense. Instituto de Biologia. Departamento de Biologia Celular e Molecular. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porUniversidad de VigoCélulaSaberes préviosAprendizagem significativaEnsino médioEnsino superiorCellPrior knowledgeSignificant learning,High schoolHigher educationAvaliação de saberes sobre célula apresentados por alunos ingressantes em cursos superiores da área biomédicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/15728/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALjulio_barbosa_etal_IOC_2012.pdfjulio_barbosa_etal_IOC_2012.pdfapplication/pdf199475https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/15728/2/julio_barbosa_etal_IOC_2012.pdf893e043c1e1d1ed267dc8c3d2bddbd61MD52TEXTjulio_barbosa_etal_IOC_2012.pdf.txtjulio_barbosa_etal_IOC_2012.pdf.txtExtracted 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