Uma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jamile Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2531
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar de que modo as esferas da educação e do trabalho se integram na área da saúde a partir da implementação da Rede de Integração da Educação e Trabalho na Saúde. Para tanto, foram abordadas a integração educação trabalho, através de um resgate das experiências de aproximação entre o ensino e o serviço nas décadas de 70 a 90 e nos anos 2000, chegando à perspectiva das redes. Sendo o objetivo da Rede mencionada ordenar a formação em saúde conforme premissa constitucional, identificar os obstáculos e fatores que favoreceram a sua implementação, facultará o entendimento acerca da efetividade desta como estratégia de articulação ensino-serviço. Com este intuito, além da análise dessa implementação, o estudo buscou avaliar a adequação e suficiência de um instrumento normatizador em uso pela rede, o Fluxo para Concessão dos Campos de Prática e Estágios no SUS-BA, no atendimento às demandas e especificidades das unidades de saúde e dos estudantes que nelas realizam estágios e práticas. Como conseqüência, foi possível detectar os principais obstáculos (resistências) e os fatores que favoreceram a operacionalização deste Fluxo, bem como sua importância para a manutenção da existência da rede. Por fim, como recurso metodológico, foi adotada a análise documental. Sua aplicação serviu como base para a exploração do conteúdo dos relatórios produzidos nas oficinas de avaliação e acompanhamento das ações desenvolvidas dentro da Rede com vistas a integração da educação e do trabalho na saúde.
id CRUZ_9c1da07c163a30e8f2989089d0c22a65
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2531
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Lima, Jamile OliveiraRego, Sergio Tavares de Almeida2011-05-04T12:36:31Z2011-05-04T12:36:31Z2009LIMA, Jamile Oliveira. Uma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúde. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.BR526.1; R362.12, L732ehttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2531Este estudo teve como objetivo analisar de que modo as esferas da educação e do trabalho se integram na área da saúde a partir da implementação da Rede de Integração da Educação e Trabalho na Saúde. Para tanto, foram abordadas a integração educação trabalho, através de um resgate das experiências de aproximação entre o ensino e o serviço nas décadas de 70 a 90 e nos anos 2000, chegando à perspectiva das redes. Sendo o objetivo da Rede mencionada ordenar a formação em saúde conforme premissa constitucional, identificar os obstáculos e fatores que favoreceram a sua implementação, facultará o entendimento acerca da efetividade desta como estratégia de articulação ensino-serviço. Com este intuito, além da análise dessa implementação, o estudo buscou avaliar a adequação e suficiência de um instrumento normatizador em uso pela rede, o Fluxo para Concessão dos Campos de Prática e Estágios no SUS-BA, no atendimento às demandas e especificidades das unidades de saúde e dos estudantes que nelas realizam estágios e práticas. Como conseqüência, foi possível detectar os principais obstáculos (resistências) e os fatores que favoreceram a operacionalização deste Fluxo, bem como sua importância para a manutenção da existência da rede. Por fim, como recurso metodológico, foi adotada a análise documental. Sua aplicação serviu como base para a exploração do conteúdo dos relatórios produzidos nas oficinas de avaliação e acompanhamento das ações desenvolvidas dentro da Rede com vistas a integração da educação e do trabalho na saúde.This study aimed to examine how the spheres of education and work are integrated in health through the implementation of the Integration of Education and Health at Work has thus been dealt with education, the integration work, from of a redemption of the experiences of approach between education and service in the 70 to 90 and in 2000, reaching the perspective of networks. If the objective of the network referred to organize the training of health as a constitutional premise, identify obstacles and factors that facilitated its implementation, will provide the understanding of the effectiveness of a strategy of teaching / service. To this end, besides the analysis of this implementation, the study sought to evaluate the adequacy and sufficiency of a normative instrument in use by the network, flow to the Concession Golf Practice & Training in SUS-BA, in meeting the demands and characteristics of units and health of students in them attending training courses and practices. As a result, we found the main barriers (resistance) and the factors which facilitated the operation of this flow, and its importance for maintaining the existence of the network. Finally, as a methodological approach, adopted the document analysis. His application was the basis for exploring the contents of the reports produced in the workshops to assess and monitor the actions developed within the network with a view to integrating education and health work.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porRedeIntegraçãoEducaçãoTrabalhoSaúdeNetworkIntegrationEducationWorkHealthEducação em SaúdeTrabalhoEnsinoServiços de Integração Docente-AssistencialCurrículoBrasilEducação Continuada/recursos humanosModernização do Setor PúblicoPessoal de Saúde/educaçäoUma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúdeA strategy for teaching-service in the SUS-BA: the network of integration of education and health workinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.MestreRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALENSP_Dissertação_Lima_Jamile_Oliveira.pdfENSP_Dissertação_Lima_Jamile_Oliveira.pdfapplication/pdf704620https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2531/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Lima_Jamile_Oliveira.pdfda2ba820a83ab2f21824dfde5bbbf74fMD51TEXTENSP_Dissertação_Lima_Jamile_Oliveira.pdf.txtENSP_Dissertação_Lima_Jamile_Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain320195https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2531/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Lima_Jamile_Oliveira.pdf.txt4e3ae26c975d44efdd129711269ce419MD54THUMBNAILENSP_Dissertação_Lima_Jamile_Oliveira.pdf.jpgENSP_Dissertação_Lima_Jamile_Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2531/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Lima_Jamile_Oliveira.pdf.jpg6dcaafe4670eef81d83d52d5c5b1d1feMD53icict/25312023-01-17 14:54:58.846oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2531Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-17T17:54:58Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúde
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A strategy for teaching-service in the SUS-BA: the network of integration of education and health work
title Uma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúde
spellingShingle Uma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúde
Lima, Jamile Oliveira
Rede
Integração
Educação
Trabalho
Saúde
Network
Integration
Education
Work
Health
Educação em Saúde
Trabalho
Ensino
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Currículo
Brasil
Educação Continuada/recursos humanos
Modernização do Setor Público
Pessoal de Saúde/educaçäo
title_short Uma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúde
title_full Uma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúde
title_fullStr Uma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúde
title_full_unstemmed Uma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúde
title_sort Uma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúde
author Lima, Jamile Oliveira
author_facet Lima, Jamile Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jamile Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rego, Sergio Tavares de Almeida
contributor_str_mv Rego, Sergio Tavares de Almeida
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rede
Integração
Educação
Trabalho
topic Rede
Integração
Educação
Trabalho
Saúde
Network
Integration
Education
Work
Health
Educação em Saúde
Trabalho
Ensino
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Currículo
Brasil
Educação Continuada/recursos humanos
Modernização do Setor Público
Pessoal de Saúde/educaçäo
dc.subject.other.none.fl_str_mv Saúde
dc.subject.en.none.fl_str_mv Network
Integration
Education
Work
Health
dc.subject.decs.none.fl_str_mv Educação em Saúde
Trabalho
Ensino
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Currículo
Brasil
Educação Continuada/recursos humanos
Modernização do Setor Público
Pessoal de Saúde/educaçäo
description Este estudo teve como objetivo analisar de que modo as esferas da educação e do trabalho se integram na área da saúde a partir da implementação da Rede de Integração da Educação e Trabalho na Saúde. Para tanto, foram abordadas a integração educação trabalho, através de um resgate das experiências de aproximação entre o ensino e o serviço nas décadas de 70 a 90 e nos anos 2000, chegando à perspectiva das redes. Sendo o objetivo da Rede mencionada ordenar a formação em saúde conforme premissa constitucional, identificar os obstáculos e fatores que favoreceram a sua implementação, facultará o entendimento acerca da efetividade desta como estratégia de articulação ensino-serviço. Com este intuito, além da análise dessa implementação, o estudo buscou avaliar a adequação e suficiência de um instrumento normatizador em uso pela rede, o Fluxo para Concessão dos Campos de Prática e Estágios no SUS-BA, no atendimento às demandas e especificidades das unidades de saúde e dos estudantes que nelas realizam estágios e práticas. Como conseqüência, foi possível detectar os principais obstáculos (resistências) e os fatores que favoreceram a operacionalização deste Fluxo, bem como sua importância para a manutenção da existência da rede. Por fim, como recurso metodológico, foi adotada a análise documental. Sua aplicação serviu como base para a exploração do conteúdo dos relatórios produzidos nas oficinas de avaliação e acompanhamento das ações desenvolvidas dentro da Rede com vistas a integração da educação e do trabalho na saúde.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-04T12:36:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-04T12:36:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Jamile Oliveira. Uma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúde. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2531
dc.identifier.other.none.fl_str_mv BR526.1; R362.12, L732e
identifier_str_mv LIMA, Jamile Oliveira. Uma estratégia para articulação ensino-serviço no SUS-BA: a rede de integração da educação e trabalho na saúde. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
BR526.1; R362.12, L732e
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2531/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Lima_Jamile_Oliveira.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2531/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Lima_Jamile_Oliveira.pdf.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2531/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Lima_Jamile_Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da2ba820a83ab2f21824dfde5bbbf74f
4e3ae26c975d44efdd129711269ce419
6dcaafe4670eef81d83d52d5c5b1d1fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798325030568853504