Mídias sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10450 |
Resumo: | Pautando-se na importância da revolução tecnológica e no crescente uso das mídias sociais como ferramenta de marketing digital, este estudo tem como objetivo investigar, na perspectiva do marketing digital, se os jovens consumidores nativos digitais, estudantes de um Instituto Federal, são influenciados pelas mídias sociais e, em caso, afirmativo, como se dá essa influência. O estudo também objetiva a) mapear o perfil desses jovens nativos digitais como consumidores usuários de mídias sociais; b) identificar quais são as mídias sociais mais usadas e como são utilizadas por esses jovens; c) analisar se e como esses jovens são influenciados pelas propagandas veiculadas nessas mídias; d) investigar se e como essas mídias influenciam tais jovens em sua decisão de compra de produtos e serviços; e e) identificar qual mídia social mais influencia esses jovens em sua tomada de decisão em relação à compra. Foi um estudo de abordagem quantitativa, de natureza aplicada e de cunho descritivo, executado por meio de um levantamento censitário realizado em um Instituto Federal localizado no interior do estado de Minas Gerais, considerando-se alunos da geração Z, também denominados de nativos digitais, ou seja, aqueles nascidos entre 1990 e 2010. A escolha dessa população se deu em vista de sua inserção no mercado de consumo nos últimos anos e da influência que exercem sobre seus familiares quando da aquisição de produtos ou serviços. Conclui-se que as mídias sociais, aplicativos como Facebook, WhatsApp e Snapchat, influenciam de fato os jovens consumidores nativos digitais, estudantes de um Instituto Federal, na sua decisão de comprar, portanto devem ser usadas como estratégias de marketing digital pelas empresas. |
id |
RCAP_df7348815667a2addbb2865ae2135554 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10450 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mídias sociaisum estudo sob a perspectiva do marketing digital e a sua influência sobre o consumidor Z (nativos digitais)Social mediaDigital marketingGenaration ZDigital nativesConsumerConsumer behaviorNativos digitaisConsumidorComportamento do consumidorGestãoPautando-se na importância da revolução tecnológica e no crescente uso das mídias sociais como ferramenta de marketing digital, este estudo tem como objetivo investigar, na perspectiva do marketing digital, se os jovens consumidores nativos digitais, estudantes de um Instituto Federal, são influenciados pelas mídias sociais e, em caso, afirmativo, como se dá essa influência. O estudo também objetiva a) mapear o perfil desses jovens nativos digitais como consumidores usuários de mídias sociais; b) identificar quais são as mídias sociais mais usadas e como são utilizadas por esses jovens; c) analisar se e como esses jovens são influenciados pelas propagandas veiculadas nessas mídias; d) investigar se e como essas mídias influenciam tais jovens em sua decisão de compra de produtos e serviços; e e) identificar qual mídia social mais influencia esses jovens em sua tomada de decisão em relação à compra. Foi um estudo de abordagem quantitativa, de natureza aplicada e de cunho descritivo, executado por meio de um levantamento censitário realizado em um Instituto Federal localizado no interior do estado de Minas Gerais, considerando-se alunos da geração Z, também denominados de nativos digitais, ou seja, aqueles nascidos entre 1990 e 2010. A escolha dessa população se deu em vista de sua inserção no mercado de consumo nos últimos anos e da influência que exercem sobre seus familiares quando da aquisição de produtos ou serviços. Conclui-se que as mídias sociais, aplicativos como Facebook, WhatsApp e Snapchat, influenciam de fato os jovens consumidores nativos digitais, estudantes de um Instituto Federal, na sua decisão de comprar, portanto devem ser usadas como estratégias de marketing digital pelas empresas.Based on the importance of the technological revolution and the increasing use of social media as a tool for digital marketing, this study aims to investigate, from a digital marketing perspective, whether young digital native consumers, students of a Federal Institute, are influenced by social media and, if so, how that influence takes place. The study also aims to a) map the profile of these young digital natives as consumers of social media; b) identify which are the most used social media and how they are used by these young people; c) to analyze if and how these young people are influenced by the advertisements propagated in these media; d) investigate whether and how these media influence such young people in their decision to purchase products and services; and e) identify which social media most influences these young people in their decision-making in relation to the purchase. It was a quantitative study, of an applied and descriptive nature, carried out by means of a census survey carried out in a Federal Institute located in the interior of the state of Minas Gerais, considering students of generation Z, also called digital natives, that is, those born between 1990 and 2010. The choice of this population occurred in view of their insertion in the consumer market in recent years and the influence they have on their families when purchasing products or services. It is concluded that social media, applications such as Facebook, WhatsApp and Snapchat, in fact influence young digital native consumers, students of a Federal Institute, in their decision to buy, so they should be used as digital marketing strategies by companies.Lima, Ana Patrícia Pinto deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, Fernando Silvério2017-11-17T14:50:05Z2017-1120172017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10450TID:201756854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:51.254196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídias sociais um estudo sob a perspectiva do marketing digital e a sua influência sobre o consumidor Z (nativos digitais) |
title |
Mídias sociais |
spellingShingle |
Mídias sociais Cruz, Fernando Silvério Social media Digital marketing Genaration Z Digital natives Consumer Consumer behavior Nativos digitais Consumidor Comportamento do consumidor Gestão |
title_short |
Mídias sociais |
title_full |
Mídias sociais |
title_fullStr |
Mídias sociais |
title_full_unstemmed |
Mídias sociais |
title_sort |
Mídias sociais |
author |
Cruz, Fernando Silvério |
author_facet |
Cruz, Fernando Silvério |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Ana Patrícia Pinto de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Fernando Silvério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social media Digital marketing Genaration Z Digital natives Consumer Consumer behavior Nativos digitais Consumidor Comportamento do consumidor Gestão |
topic |
Social media Digital marketing Genaration Z Digital natives Consumer Consumer behavior Nativos digitais Consumidor Comportamento do consumidor Gestão |
description |
Pautando-se na importância da revolução tecnológica e no crescente uso das mídias sociais como ferramenta de marketing digital, este estudo tem como objetivo investigar, na perspectiva do marketing digital, se os jovens consumidores nativos digitais, estudantes de um Instituto Federal, são influenciados pelas mídias sociais e, em caso, afirmativo, como se dá essa influência. O estudo também objetiva a) mapear o perfil desses jovens nativos digitais como consumidores usuários de mídias sociais; b) identificar quais são as mídias sociais mais usadas e como são utilizadas por esses jovens; c) analisar se e como esses jovens são influenciados pelas propagandas veiculadas nessas mídias; d) investigar se e como essas mídias influenciam tais jovens em sua decisão de compra de produtos e serviços; e e) identificar qual mídia social mais influencia esses jovens em sua tomada de decisão em relação à compra. Foi um estudo de abordagem quantitativa, de natureza aplicada e de cunho descritivo, executado por meio de um levantamento censitário realizado em um Instituto Federal localizado no interior do estado de Minas Gerais, considerando-se alunos da geração Z, também denominados de nativos digitais, ou seja, aqueles nascidos entre 1990 e 2010. A escolha dessa população se deu em vista de sua inserção no mercado de consumo nos últimos anos e da influência que exercem sobre seus familiares quando da aquisição de produtos ou serviços. Conclui-se que as mídias sociais, aplicativos como Facebook, WhatsApp e Snapchat, influenciam de fato os jovens consumidores nativos digitais, estudantes de um Instituto Federal, na sua decisão de comprar, portanto devem ser usadas como estratégias de marketing digital pelas empresas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T14:50:05Z 2017-11 2017 2017-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10450 TID:201756854 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10450 |
identifier_str_mv |
TID:201756854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131404173312000 |