As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | https://doaj.org/article/3402604e12a74e70a9f74c00f0d0762c http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25032 |
Resumo: | O artigo objetiva identificar o nível de intenção dos usuários em utilizar o Facebook e os níveis de influências externa, interpessoal e de gênero. Para tal, realizou-se pesquisa quantitativa descritiva com 150 usuários do Facebook. A influência interpessoal prevaleceu no grupo dos divorciados, sexo feminino e a faixa etária entre 18 e 25 anos. A influência externa prevaleceu no grupo dos solteiros, do sexo masculino e com faixa etária entre 56 e 70 anos. Identificou-se também, que os amigos e os colegas de trabalho são os maiores influenciadores dos usuários, até acima das famílias. A intenção de continuidade de uso prevaleceu no grupo dos divorciados, com sexo feminino e faixa etária entre 56 e 70 anos, sendo que a maioria dos usuários do Facebook pretende continuar utilizando a mídia social no futuro. A intenção de continuidade é o principal construto e com maior interesse das organizações, medindo nível de satisfação e reuso do aplicativo. |
id |
UFV_f7ba73e84f68b8581209f75f3b32c8af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/25032 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Cunha, Nina Rosa da SilveiraOliveira, Lucas Gomes Xavier deMoura, Luiz Rodrigo CunhaPires, Ruthe Rebello2019-05-07T11:58:58Z2019-05-07T11:58:58Z2019-022359182Xhttps://doaj.org/article/3402604e12a74e70a9f74c00f0d0762chttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25032O artigo objetiva identificar o nível de intenção dos usuários em utilizar o Facebook e os níveis de influências externa, interpessoal e de gênero. Para tal, realizou-se pesquisa quantitativa descritiva com 150 usuários do Facebook. A influência interpessoal prevaleceu no grupo dos divorciados, sexo feminino e a faixa etária entre 18 e 25 anos. A influência externa prevaleceu no grupo dos solteiros, do sexo masculino e com faixa etária entre 56 e 70 anos. Identificou-se também, que os amigos e os colegas de trabalho são os maiores influenciadores dos usuários, até acima das famílias. A intenção de continuidade de uso prevaleceu no grupo dos divorciados, com sexo feminino e faixa etária entre 56 e 70 anos, sendo que a maioria dos usuários do Facebook pretende continuar utilizando a mídia social no futuro. A intenção de continuidade é o principal construto e com maior interesse das organizações, medindo nível de satisfação e reuso do aplicativo.The article aims to identify the level of users' intention to use Facebook and the levels of external, interpersonal and gender influences. For that, quantitative descriptive research was carried out with 150 Facebook users. The interpersonal influence prevailed in the group of divorced women, and the age group between 18 and 25 years. The external influence prevailed in the group of unmarried men, with ages between 56 and 70 years. It has also been identified that friends and co-workers are the major influencers of users, even above families. The intention of continuity of use prevailed in the group of divorced women and women between the ages of 56 and 70, with the majority of Facebook users intending to continue using social media in the future. The intention of continuity is the main construct and with greater interest of the organizations, measuring level of satisfaction and reuse of the app.porRevista Fatec Zona Sulv. 05, n. 03, p. 42- 58, fev. 2019Mídia socialMarketing digitalComportamento do consumidorContinuidade de usoSocial midiaDigital marketingConsumer behaviorUse continuityAs influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo.pdfartigo.pdftexto completoapplication/pdf409694https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/25032/1/artigo.pdf5a19463998226d6a0f04c4af652e4648MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/25032/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/250322019-05-07 09:02:08.135oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452019-05-07T12:02:08LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook |
title |
As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook |
spellingShingle |
As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook Cunha, Nina Rosa da Silveira Mídia social Marketing digital Comportamento do consumidor Continuidade de uso Social midia Digital marketing Consumer behavior Use continuity |
title_short |
As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook |
title_full |
As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook |
title_fullStr |
As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook |
title_full_unstemmed |
As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook |
title_sort |
As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook |
author |
Cunha, Nina Rosa da Silveira |
author_facet |
Cunha, Nina Rosa da Silveira Oliveira, Lucas Gomes Xavier de Moura, Luiz Rodrigo Cunha Pires, Ruthe Rebello |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Lucas Gomes Xavier de Moura, Luiz Rodrigo Cunha Pires, Ruthe Rebello |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Nina Rosa da Silveira Oliveira, Lucas Gomes Xavier de Moura, Luiz Rodrigo Cunha Pires, Ruthe Rebello |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Mídia social Marketing digital Comportamento do consumidor Continuidade de uso Social midia Digital marketing Consumer behavior Use continuity |
topic |
Mídia social Marketing digital Comportamento do consumidor Continuidade de uso Social midia Digital marketing Consumer behavior Use continuity |
description |
O artigo objetiva identificar o nível de intenção dos usuários em utilizar o Facebook e os níveis de influências externa, interpessoal e de gênero. Para tal, realizou-se pesquisa quantitativa descritiva com 150 usuários do Facebook. A influência interpessoal prevaleceu no grupo dos divorciados, sexo feminino e a faixa etária entre 18 e 25 anos. A influência externa prevaleceu no grupo dos solteiros, do sexo masculino e com faixa etária entre 56 e 70 anos. Identificou-se também, que os amigos e os colegas de trabalho são os maiores influenciadores dos usuários, até acima das famílias. A intenção de continuidade de uso prevaleceu no grupo dos divorciados, com sexo feminino e faixa etária entre 56 e 70 anos, sendo que a maioria dos usuários do Facebook pretende continuar utilizando a mídia social no futuro. A intenção de continuidade é o principal construto e com maior interesse das organizações, medindo nível de satisfação e reuso do aplicativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-07T11:58:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-07T11:58:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doaj.org/article/3402604e12a74e70a9f74c00f0d0762c http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25032 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2359182X |
identifier_str_mv |
2359182X |
url |
https://doaj.org/article/3402604e12a74e70a9f74c00f0d0762c http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv |
v. 05, n. 03, p. 42- 58, fev. 2019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Fatec Zona Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Fatec Zona Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/25032/1/artigo.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/25032/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a19463998226d6a0f04c4af652e4648 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1801213020115828736 |