As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Nina Rosa da Silveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Lucas Gomes Xavier de, Moura, Luiz Rodrigo Cunha, Pires, Ruthe Rebello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://doaj.org/article/3402604e12a74e70a9f74c00f0d0762c
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25032
Resumo: O artigo objetiva identificar o nível de intenção dos usuários em utilizar o Facebook e os níveis de influências externa, interpessoal e de gênero. Para tal, realizou-se pesquisa quantitativa descritiva com 150 usuários do Facebook. A influência interpessoal prevaleceu no grupo dos divorciados, sexo feminino e a faixa etária entre 18 e 25 anos. A influência externa prevaleceu no grupo dos solteiros, do sexo masculino e com faixa etária entre 56 e 70 anos. Identificou-se também, que os amigos e os colegas de trabalho são os maiores influenciadores dos usuários, até acima das famílias. A intenção de continuidade de uso prevaleceu no grupo dos divorciados, com sexo feminino e faixa etária entre 56 e 70 anos, sendo que a maioria dos usuários do Facebook pretende continuar utilizando a mídia social no futuro. A intenção de continuidade é o principal construto e com maior interesse das organizações, medindo nível de satisfação e reuso do aplicativo.
id UFV_f7ba73e84f68b8581209f75f3b32c8af
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/25032
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Cunha, Nina Rosa da SilveiraOliveira, Lucas Gomes Xavier deMoura, Luiz Rodrigo CunhaPires, Ruthe Rebello2019-05-07T11:58:58Z2019-05-07T11:58:58Z2019-022359182Xhttps://doaj.org/article/3402604e12a74e70a9f74c00f0d0762chttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25032O artigo objetiva identificar o nível de intenção dos usuários em utilizar o Facebook e os níveis de influências externa, interpessoal e de gênero. Para tal, realizou-se pesquisa quantitativa descritiva com 150 usuários do Facebook. A influência interpessoal prevaleceu no grupo dos divorciados, sexo feminino e a faixa etária entre 18 e 25 anos. A influência externa prevaleceu no grupo dos solteiros, do sexo masculino e com faixa etária entre 56 e 70 anos. Identificou-se também, que os amigos e os colegas de trabalho são os maiores influenciadores dos usuários, até acima das famílias. A intenção de continuidade de uso prevaleceu no grupo dos divorciados, com sexo feminino e faixa etária entre 56 e 70 anos, sendo que a maioria dos usuários do Facebook pretende continuar utilizando a mídia social no futuro. A intenção de continuidade é o principal construto e com maior interesse das organizações, medindo nível de satisfação e reuso do aplicativo.The article aims to identify the level of users' intention to use Facebook and the levels of external, interpersonal and gender influences. For that, quantitative descriptive research was carried out with 150 Facebook users. The interpersonal influence prevailed in the group of divorced women, and the age group between 18 and 25 years. The external influence prevailed in the group of unmarried men, with ages between 56 and 70 years. It has also been identified that friends and co-workers are the major influencers of users, even above families. The intention of continuity of use prevailed in the group of divorced women and women between the ages of 56 and 70, with the majority of Facebook users intending to continue using social media in the future. The intention of continuity is the main construct and with greater interest of the organizations, measuring level of satisfaction and reuse of the app.porRevista Fatec Zona Sulv. 05, n. 03, p. 42- 58, fev. 2019Mídia socialMarketing digitalComportamento do consumidorContinuidade de usoSocial midiaDigital marketingConsumer behaviorUse continuityAs influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo.pdfartigo.pdftexto completoapplication/pdf409694https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/25032/1/artigo.pdf5a19463998226d6a0f04c4af652e4648MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/25032/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/250322019-05-07 09:02:08.135oai:locus.ufv.br:123456789/25032Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452019-05-07T12:02:08LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook
title As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook
spellingShingle As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook
Cunha, Nina Rosa da Silveira
Mídia social
Marketing digital
Comportamento do consumidor
Continuidade de uso
Social midia
Digital marketing
Consumer behavior
Use continuity
title_short As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook
title_full As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook
title_fullStr As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook
title_full_unstemmed As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook
title_sort As influências externa e interpessoal na intenção de uso do Facebook
author Cunha, Nina Rosa da Silveira
author_facet Cunha, Nina Rosa da Silveira
Oliveira, Lucas Gomes Xavier de
Moura, Luiz Rodrigo Cunha
Pires, Ruthe Rebello
author_role author
author2 Oliveira, Lucas Gomes Xavier de
Moura, Luiz Rodrigo Cunha
Pires, Ruthe Rebello
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Nina Rosa da Silveira
Oliveira, Lucas Gomes Xavier de
Moura, Luiz Rodrigo Cunha
Pires, Ruthe Rebello
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Mídia social
Marketing digital
Comportamento do consumidor
Continuidade de uso
Social midia
Digital marketing
Consumer behavior
Use continuity
topic Mídia social
Marketing digital
Comportamento do consumidor
Continuidade de uso
Social midia
Digital marketing
Consumer behavior
Use continuity
description O artigo objetiva identificar o nível de intenção dos usuários em utilizar o Facebook e os níveis de influências externa, interpessoal e de gênero. Para tal, realizou-se pesquisa quantitativa descritiva com 150 usuários do Facebook. A influência interpessoal prevaleceu no grupo dos divorciados, sexo feminino e a faixa etária entre 18 e 25 anos. A influência externa prevaleceu no grupo dos solteiros, do sexo masculino e com faixa etária entre 56 e 70 anos. Identificou-se também, que os amigos e os colegas de trabalho são os maiores influenciadores dos usuários, até acima das famílias. A intenção de continuidade de uso prevaleceu no grupo dos divorciados, com sexo feminino e faixa etária entre 56 e 70 anos, sendo que a maioria dos usuários do Facebook pretende continuar utilizando a mídia social no futuro. A intenção de continuidade é o principal construto e com maior interesse das organizações, medindo nível de satisfação e reuso do aplicativo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-07T11:58:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-07T11:58:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doaj.org/article/3402604e12a74e70a9f74c00f0d0762c
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25032
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2359182X
identifier_str_mv 2359182X
url https://doaj.org/article/3402604e12a74e70a9f74c00f0d0762c
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv v. 05, n. 03, p. 42- 58, fev. 2019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Fatec Zona Sul
publisher.none.fl_str_mv Revista Fatec Zona Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/25032/1/artigo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/25032/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a19463998226d6a0f04c4af652e4648
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801213020115828736