A ROTINA DIDÁTICA COMO CATEGORIA PEDAGÓGICA CONCRETIZADORA DAS INTENÇÕES EDUCATIVAS CONSTITUÍDAS NO TRABALHO DOCENTE
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2138 |
Resumo: | O presente artigo explana a rotina didática como categoria pedagógica concretizadora das intenções educativas constituídas no trabalho docente, expondo diferentes formas de implementação desta rotina, de modo que opere com uma estrutura básica do cotidiano escolar. A rotina pedagógica constitui-se em um conjunto de capacidades, habilidades e hábitos pedagógico-didáticos, necessários para dirigir com eficácia a transmissão e assimilação de conhecimento na e para Educação infantil. Empregou-se como métodos para alcançá-lo, a pesquisa bibliográfica, trazendo a concepção de teóricos renomados sobre o tema em debate, refletindo, assim, sobre os aspectos da rotina didática, abordando inúmeros conceitos trazidos pela literatura, onde se confrontou as teorias dos autores sondados com a abordagem temática colocada em pauta pelo referido estudo. Conclui-se que a rotina didática é uma grande parceira, no sentido de consolidar as ações pedagógicas constituídas no trabalho docente, não só para o educando, mas também para os educadores, pois a sequência organizada propõe a disposição das atividades do período em que a criança permanece na escola, assim como também a previsão das atividades adicionais. A ideia fundamental é que as atividades planejadas necessitam contar com a participação ativa das crianças garantindo às mesmas a construção das noções de tempo e de espaço, possibilitando-lhes a compreensão do modo como às situações são organizadas e, principalmente, permitindo ricos e variados intercâmbios sociais. |
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Empregou-se como métodos para alcançá-lo, a pesquisa bibliográfica, trazendo a concepção de teóricos renomados sobre o tema em debate, refletindo, assim, sobre os aspectos da rotina didática, abordando inúmeros conceitos trazidos pela literatura, onde se confrontou as teorias dos autores sondados com a abordagem temática colocada em pauta pelo referido estudo. Conclui-se que a rotina didática é uma grande parceira, no sentido de consolidar as ações pedagógicas constituídas no trabalho docente, não só para o educando, mas também para os educadores, pois a sequência organizada propõe a disposição das atividades do período em que a criança permanece na escola, assim como também a previsão das atividades adicionais. A ideia fundamental é que as atividades planejadas necessitam contar com a participação ativa das crianças garantindo às mesmas a construção das noções de tempo e de espaço, possibilitando-lhes a compreensão do modo como às situações são organizadas e, principalmente, permitindo ricos e variados intercâmbios sociais.Núcleo de Publicação UNICATÓLICARocha, Carlinda Pereira; Escola Domingos DurãesCoronel, Derlis Ortiz; Universidad Americana2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/213810.25190/rec.v6i2.2138Revista Expressão Católica; v. 6, n. 2 (2017): Revista Expressão Católica; 11-162357-848310.25190/rec.v6i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2138/pdf/*ref*/ABRAMOVICH, F. 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O presente artigo explana a rotina didática como categoria pedagógica concretizadora das intenções educativas constituídas no trabalho docente, expondo diferentes formas de implementação desta rotina, de modo que opere com uma estrutura básica do cotidiano escolar. A rotina pedagógica constitui-se em um conjunto de capacidades, habilidades e hábitos pedagógico-didáticos, necessários para dirigir com eficácia a transmissão e assimilação de conhecimento na e para Educação infantil. Empregou-se como métodos para alcançá-lo, a pesquisa bibliográfica, trazendo a concepção de teóricos renomados sobre o tema em debate, refletindo, assim, sobre os aspectos da rotina didática, abordando inúmeros conceitos trazidos pela literatura, onde se confrontou as teorias dos autores sondados com a abordagem temática colocada em pauta pelo referido estudo. Conclui-se que a rotina didática é uma grande parceira, no sentido de consolidar as ações pedagógicas constituídas no trabalho docente, não só para o educando, mas também para os educadores, pois a sequência organizada propõe a disposição das atividades do período em que a criança permanece na escola, assim como também a previsão das atividades adicionais. A ideia fundamental é que as atividades planejadas necessitam contar com a participação ativa das crianças garantindo às mesmas a construção das noções de tempo e de espaço, possibilitando-lhes a compreensão do modo como às situações são organizadas e, principalmente, permitindo ricos e variados intercâmbios sociais. |
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O presente artigo explana a rotina didática como categoria pedagógica concretizadora das intenções educativas constituídas no trabalho docente, expondo diferentes formas de implementação desta rotina, de modo que opere com uma estrutura básica do cotidiano escolar. A rotina pedagógica constitui-se em um conjunto de capacidades, habilidades e hábitos pedagógico-didáticos, necessários para dirigir com eficácia a transmissão e assimilação de conhecimento na e para Educação infantil. Empregou-se como métodos para alcançá-lo, a pesquisa bibliográfica, trazendo a concepção de teóricos renomados sobre o tema em debate, refletindo, assim, sobre os aspectos da rotina didática, abordando inúmeros conceitos trazidos pela literatura, onde se confrontou as teorias dos autores sondados com a abordagem temática colocada em pauta pelo referido estudo. Conclui-se que a rotina didática é uma grande parceira, no sentido de consolidar as ações pedagógicas constituídas no trabalho docente, não só para o educando, mas também para os educadores, pois a sequência organizada propõe a disposição das atividades do período em que a criança permanece na escola, assim como também a previsão das atividades adicionais. A ideia fundamental é que as atividades planejadas necessitam contar com a participação ativa das crianças garantindo às mesmas a construção das noções de tempo e de espaço, possibilitando-lhes a compreensão do modo como às situações são organizadas e, principalmente, permitindo ricos e variados intercâmbios sociais. |
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