Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Soraya de Araújo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barros, Laura Juliana Neris Machado, Feitoza, Sãmella Kalyne Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9725
Resumo: Esse artigo apresenta a Educação Infantil e a rotina escolar adotada em unidades de ensino no contexto da Amazônia, na cidade de Boa Vista, em Roraima, realizando uma análise fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (PNQEI). As escolas pesquisadas atendem crianças de dois a quatro anos de idade em período integral. Por partir de uma realidade concreta o estudo desenvolvido é de natureza aplicada, do tipo explicativo e possui abordagem qualitativa. Um dos instrumentos de coleta de dados utilizado foi a planilha de observação, por permitir a descrição, correlação e análise dos fenômenos envolvidos na pesquisa. Em seus resultados verificou-se que o planejamento de ações realizado nessas unidades de ensino contempla os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, assim como os campos de experiência apontados na BNCC.
id UFGD-8_ebca4b70c55bc90603cd02896fd89824
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9725
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na AmazôniaEducação infantil. Rotina escolar. Planejamento didático. Amazônia.Esse artigo apresenta a Educação Infantil e a rotina escolar adotada em unidades de ensino no contexto da Amazônia, na cidade de Boa Vista, em Roraima, realizando uma análise fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (PNQEI). As escolas pesquisadas atendem crianças de dois a quatro anos de idade em período integral. Por partir de uma realidade concreta o estudo desenvolvido é de natureza aplicada, do tipo explicativo e possui abordagem qualitativa. Um dos instrumentos de coleta de dados utilizado foi a planilha de observação, por permitir a descrição, correlação e análise dos fenômenos envolvidos na pesquisa. Em seus resultados verificou-se que o planejamento de ações realizado nessas unidades de ensino contempla os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, assim como os campos de experiência apontados na BNCC.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/972510.30612/hre.v7i14.9725Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 123-1362318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9725/5505Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Soraya de AraújoBarros, Laura Juliana Neris MachadoFeitoza, Sãmella Kalyne Araújo2019-12-19T21:54:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9725Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-12-19T21:54:58Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia
title Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia
spellingShingle Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia
Feitosa, Soraya de Araújo
Educação infantil. Rotina escolar. Planejamento didático. Amazônia.
title_short Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia
title_full Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia
title_fullStr Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia
title_full_unstemmed Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia
title_sort Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia
author Feitosa, Soraya de Araújo
author_facet Feitosa, Soraya de Araújo
Barros, Laura Juliana Neris Machado
Feitoza, Sãmella Kalyne Araújo
author_role author
author2 Barros, Laura Juliana Neris Machado
Feitoza, Sãmella Kalyne Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Soraya de Araújo
Barros, Laura Juliana Neris Machado
Feitoza, Sãmella Kalyne Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil. Rotina escolar. Planejamento didático. Amazônia.
topic Educação infantil. Rotina escolar. Planejamento didático. Amazônia.
description Esse artigo apresenta a Educação Infantil e a rotina escolar adotada em unidades de ensino no contexto da Amazônia, na cidade de Boa Vista, em Roraima, realizando uma análise fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (PNQEI). As escolas pesquisadas atendem crianças de dois a quatro anos de idade em período integral. Por partir de uma realidade concreta o estudo desenvolvido é de natureza aplicada, do tipo explicativo e possui abordagem qualitativa. Um dos instrumentos de coleta de dados utilizado foi a planilha de observação, por permitir a descrição, correlação e análise dos fenômenos envolvidos na pesquisa. Em seus resultados verificou-se que o planejamento de ações realizado nessas unidades de ensino contempla os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, assim como os campos de experiência apontados na BNCC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9725
10.30612/hre.v7i14.9725
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9725
identifier_str_mv 10.30612/hre.v7i14.9725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9725/5505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 123-136
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170612232192