O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100215 |
Resumo: | RESUMO Neste artigo trazemos para debate questões acerca da formação inicial de professores de matemática valendo-nos de uma pesquisa que objetivou conhecer, analisar, interpretar e descrever o pensamento, os saberes e as práticas que vêm sendo mobilizados, produzidos e desenvolvidos pelos formadores de professores que atuam na disciplina de didática especial de matemática em cursos de licenciatura em matemática. Visamos interpretar, analisar e compreender a natureza do conhecimento que tem sido privilegiado na(s) disciplina(s), sua importância e relação com a prática de ensinar e aprender matemática nas escolas. Entrevistamos dez formadores atuantes nessa disciplina. Priorizamos no texto o que conhecemos de suas práticas formativas, do seu pensamento acerca da importância da disciplina didática especial, destacando as (in)diferenciações entre as disciplinas didático-pedagógicas; seu lugar curricular no curso; as concepções e práticas formativas privilegiadas na disciplina e no curso. |
id |
EAA-1_0a1a064f176372e0ed6a8b061089bb1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782018000100215 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática*didática especialformação iniciallicenciatura em matemáticaRESUMO Neste artigo trazemos para debate questões acerca da formação inicial de professores de matemática valendo-nos de uma pesquisa que objetivou conhecer, analisar, interpretar e descrever o pensamento, os saberes e as práticas que vêm sendo mobilizados, produzidos e desenvolvidos pelos formadores de professores que atuam na disciplina de didática especial de matemática em cursos de licenciatura em matemática. Visamos interpretar, analisar e compreender a natureza do conhecimento que tem sido privilegiado na(s) disciplina(s), sua importância e relação com a prática de ensinar e aprender matemática nas escolas. Entrevistamos dez formadores atuantes nessa disciplina. Priorizamos no texto o que conhecemos de suas práticas formativas, do seu pensamento acerca da importância da disciplina didática especial, destacando as (in)diferenciações entre as disciplinas didático-pedagógicas; seu lugar curricular no curso; as concepções e práticas formativas privilegiadas na disciplina e no curso.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100215Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230020info:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA,ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DEFIORENTINI,DARIOpor2018-03-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100215Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2018-03-27T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática* |
title |
O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática* |
spellingShingle |
O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática* OLIVEIRA,ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE didática especial formação inicial licenciatura em matemática |
title_short |
O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática* |
title_full |
O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática* |
title_fullStr |
O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática* |
title_full_unstemmed |
O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática* |
title_sort |
O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática* |
author |
OLIVEIRA,ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE |
author_facet |
OLIVEIRA,ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE FIORENTINI,DARIO |
author_role |
author |
author2 |
FIORENTINI,DARIO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA,ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE FIORENTINI,DARIO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
didática especial formação inicial licenciatura em matemática |
topic |
didática especial formação inicial licenciatura em matemática |
description |
RESUMO Neste artigo trazemos para debate questões acerca da formação inicial de professores de matemática valendo-nos de uma pesquisa que objetivou conhecer, analisar, interpretar e descrever o pensamento, os saberes e as práticas que vêm sendo mobilizados, produzidos e desenvolvidos pelos formadores de professores que atuam na disciplina de didática especial de matemática em cursos de licenciatura em matemática. Visamos interpretar, analisar e compreender a natureza do conhecimento que tem sido privilegiado na(s) disciplina(s), sua importância e relação com a prática de ensinar e aprender matemática nas escolas. Entrevistamos dez formadores atuantes nessa disciplina. Priorizamos no texto o que conhecemos de suas práticas formativas, do seu pensamento acerca da importância da disciplina didática especial, destacando as (in)diferenciações entre as disciplinas didático-pedagógicas; seu lugar curricular no curso; as concepções e práticas formativas privilegiadas na disciplina e no curso. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100215 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782018230020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.23 2018 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492377563136 |