Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA,VANESSA MARCONDES DE
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100121
Resumo: RESUMO As instituições de ensino superior (IES) vêm sendo chamadas para buscar soluções para a crise ambiental. Entretanto, as diferentes visões sobre o meio ambiente podem retardar ações que levem a reais mudanças. As ações ambientais realizadas dentro das IES são consideradas ainda pontuais e pouco expressivas, sendo a visão naturalista e a crença no tecnicismo predominantes. A inserção das empresas dentro dos cursos ambientais pode influenciar a produção do conhecimento e reduzir a formação universitária ao atendimento aos interesses do mercado, retardando a superação dos problemas ambientais, uma vez que críticas sobre o atual modelo de exploração/produção/consumo/lucro da sociedade não são incorporadas. A ambientalização das IES públicas surge então como um desafio. Algumas mudanças são necessárias tanto nas estruturas acadêmicas quanto no fazer pedagógico para que estas possam se apropriar do saber ambiental.
id EAA-1_3fdf5bcb8e53274a2f5f1cb5c24dfd88
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782016000100121
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasileducação superior, universidades públicasambientalizaçãoeducação ambientalRESUMO As instituições de ensino superior (IES) vêm sendo chamadas para buscar soluções para a crise ambiental. Entretanto, as diferentes visões sobre o meio ambiente podem retardar ações que levem a reais mudanças. As ações ambientais realizadas dentro das IES são consideradas ainda pontuais e pouco expressivas, sendo a visão naturalista e a crença no tecnicismo predominantes. A inserção das empresas dentro dos cursos ambientais pode influenciar a produção do conhecimento e reduzir a formação universitária ao atendimento aos interesses do mercado, retardando a superação dos problemas ambientais, uma vez que críticas sobre o atual modelo de exploração/produção/consumo/lucro da sociedade não são incorporadas. A ambientalização das IES públicas surge então como um desafio. Algumas mudanças são necessárias tanto nas estruturas acadêmicas quanto no fazer pedagógico para que estas possam se apropriar do saber ambiental.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100121Revista Brasileira de Educação v.21 n.64 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216407info:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA,VANESSA MARCONDES DEpor2016-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000100121Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-02-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil
title Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil
spellingShingle Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil
SOUZA,VANESSA MARCONDES DE
educação superior, universidades públicas
ambientalização
educação ambiental
title_short Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil
title_full Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil
title_fullStr Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil
title_full_unstemmed Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil
title_sort Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil
author SOUZA,VANESSA MARCONDES DE
author_facet SOUZA,VANESSA MARCONDES DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA,VANESSA MARCONDES DE
dc.subject.por.fl_str_mv educação superior, universidades públicas
ambientalização
educação ambiental
topic educação superior, universidades públicas
ambientalização
educação ambiental
description RESUMO As instituições de ensino superior (IES) vêm sendo chamadas para buscar soluções para a crise ambiental. Entretanto, as diferentes visões sobre o meio ambiente podem retardar ações que levem a reais mudanças. As ações ambientais realizadas dentro das IES são consideradas ainda pontuais e pouco expressivas, sendo a visão naturalista e a crença no tecnicismo predominantes. A inserção das empresas dentro dos cursos ambientais pode influenciar a produção do conhecimento e reduzir a formação universitária ao atendimento aos interesses do mercado, retardando a superação dos problemas ambientais, uma vez que críticas sobre o atual modelo de exploração/produção/consumo/lucro da sociedade não são incorporadas. A ambientalização das IES públicas surge então como um desafio. Algumas mudanças são necessárias tanto nas estruturas acadêmicas quanto no fazer pedagógico para que estas possam se apropriar do saber ambiental.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100121
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782016216407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.21 n.64 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491704377344