A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000300006 |
Resumo: | O artigo decorre de um programa de pesquisa que investiga o papel dos instrumentos do trabalho didático na relação educativa. Elege como foco o discurso dos manuais didáticos de história do Brasil e, para aprofundar a análise do conteúdo, procura apreender as interpretações acerca da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Prioriza manuais didáticos pioneiros, produzidos no período imperial, a exemplo de Lições de história do Brazil, de Joaquim Manuel de Macedo, um dos principais compêndios da área no Colégio Pedro II. Esses manuais, quanto à concepção pedagógica e à forma de organização, comportavam incipiente simplificação e objetivação do trabalho didático que denotavam os primeiros indícios de uma organização técnica de base manufatureira |
id |
EAA-1_463edac7dd6ce9ac2c9ef488f3946b67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782009000300006 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XXhistória da educaçãotrabalho didáticomanuais didáticoshistória do BrasilGuerra da Tríplice AliançaO artigo decorre de um programa de pesquisa que investiga o papel dos instrumentos do trabalho didático na relação educativa. Elege como foco o discurso dos manuais didáticos de história do Brasil e, para aprofundar a análise do conteúdo, procura apreender as interpretações acerca da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Prioriza manuais didáticos pioneiros, produzidos no período imperial, a exemplo de Lições de história do Brazil, de Joaquim Manuel de Macedo, um dos principais compêndios da área no Colégio Pedro II. Esses manuais, quanto à concepção pedagógica e à forma de organização, comportavam incipiente simplificação e objetivação do trabalho didático que denotavam os primeiros indícios de uma organização técnica de base manufatureiraANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000300006Revista Brasileira de Educação v.14 n.42 2009reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782009000300006info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Gilberto LuizCenteno,Carla Villamainapor2010-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782009000300006Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2010-01-19T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX |
title |
A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX |
spellingShingle |
A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX Alves,Gilberto Luiz história da educação trabalho didático manuais didáticos história do Brasil Guerra da Tríplice Aliança |
title_short |
A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX |
title_full |
A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX |
title_fullStr |
A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX |
title_full_unstemmed |
A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX |
title_sort |
A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX |
author |
Alves,Gilberto Luiz |
author_facet |
Alves,Gilberto Luiz Centeno,Carla Villamaina |
author_role |
author |
author2 |
Centeno,Carla Villamaina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves,Gilberto Luiz Centeno,Carla Villamaina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história da educação trabalho didático manuais didáticos história do Brasil Guerra da Tríplice Aliança |
topic |
história da educação trabalho didático manuais didáticos história do Brasil Guerra da Tríplice Aliança |
description |
O artigo decorre de um programa de pesquisa que investiga o papel dos instrumentos do trabalho didático na relação educativa. Elege como foco o discurso dos manuais didáticos de história do Brasil e, para aprofundar a análise do conteúdo, procura apreender as interpretações acerca da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Prioriza manuais didáticos pioneiros, produzidos no período imperial, a exemplo de Lições de história do Brazil, de Joaquim Manuel de Macedo, um dos principais compêndios da área no Colégio Pedro II. Esses manuais, quanto à concepção pedagógica e à forma de organização, comportavam incipiente simplificação e objetivação do trabalho didático que denotavam os primeiros indícios de uma organização técnica de base manufatureira |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000300006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782009000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.14 n.42 2009 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122490834059264 |