A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Gilberto Luiz
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Centeno,Carla Villamaina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000300006
Resumo: O artigo decorre de um programa de pesquisa que investiga o papel dos instrumentos do trabalho didático na relação educativa. Elege como foco o discurso dos manuais didáticos de história do Brasil e, para aprofundar a análise do conteúdo, procura apreender as interpretações acerca da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Prioriza manuais didáticos pioneiros, produzidos no período imperial, a exemplo de Lições de história do Brazil, de Joaquim Manuel de Macedo, um dos principais compêndios da área no Colégio Pedro II. Esses manuais, quanto à concepção pedagógica e à forma de organização, comportavam incipiente simplificação e objetivação do trabalho didático que denotavam os primeiros indícios de uma organização técnica de base manufatureira
id EAA-1_463edac7dd6ce9ac2c9ef488f3946b67
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782009000300006
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XXhistória da educaçãotrabalho didáticomanuais didáticoshistória do BrasilGuerra da Tríplice AliançaO artigo decorre de um programa de pesquisa que investiga o papel dos instrumentos do trabalho didático na relação educativa. Elege como foco o discurso dos manuais didáticos de história do Brasil e, para aprofundar a análise do conteúdo, procura apreender as interpretações acerca da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Prioriza manuais didáticos pioneiros, produzidos no período imperial, a exemplo de Lições de história do Brazil, de Joaquim Manuel de Macedo, um dos principais compêndios da área no Colégio Pedro II. Esses manuais, quanto à concepção pedagógica e à forma de organização, comportavam incipiente simplificação e objetivação do trabalho didático que denotavam os primeiros indícios de uma organização técnica de base manufatureiraANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000300006Revista Brasileira de Educação v.14 n.42 2009reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782009000300006info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Gilberto LuizCenteno,Carla Villamainapor2010-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782009000300006Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2010-01-19T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX
title A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX
spellingShingle A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX
Alves,Gilberto Luiz
história da educação
trabalho didático
manuais didáticos
história do Brasil
Guerra da Tríplice Aliança
title_short A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX
title_full A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX
title_fullStr A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX
title_full_unstemmed A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX
title_sort A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX
author Alves,Gilberto Luiz
author_facet Alves,Gilberto Luiz
Centeno,Carla Villamaina
author_role author
author2 Centeno,Carla Villamaina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Gilberto Luiz
Centeno,Carla Villamaina
dc.subject.por.fl_str_mv história da educação
trabalho didático
manuais didáticos
história do Brasil
Guerra da Tríplice Aliança
topic história da educação
trabalho didático
manuais didáticos
história do Brasil
Guerra da Tríplice Aliança
description O artigo decorre de um programa de pesquisa que investiga o papel dos instrumentos do trabalho didático na relação educativa. Elege como foco o discurso dos manuais didáticos de história do Brasil e, para aprofundar a análise do conteúdo, procura apreender as interpretações acerca da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Prioriza manuais didáticos pioneiros, produzidos no período imperial, a exemplo de Lições de história do Brazil, de Joaquim Manuel de Macedo, um dos principais compêndios da área no Colégio Pedro II. Esses manuais, quanto à concepção pedagógica e à forma de organização, comportavam incipiente simplificação e objetivação do trabalho didático que denotavam os primeiros indícios de uma organização técnica de base manufatureira
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782009000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.14 n.42 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490834059264