Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400011 |
Resumo: | O estágio supervisionado de ensino é um momento muito importante para os estudantes durante os cursos de formação inicial de professores. Buscando compreender melhor esse momento, foi realizada uma pesquisa que objetivou compreender quatro diferentes visões sobre o estágio: a visão legal, a visão dos autores que estudam a temática e a visão dos professores colaboradores. Além de pesquisas bibliográficas e documentais, foram coletadas respostas de 72 alunos de dois cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que frequentavam diferentes disciplinas de estágio supervisionado e de 13 professores que receberam esses estagiários nas escolas. Podemos perceber que as diferentes visões encontram-se, de forma geral, em sintonia, demonstrando que as leis, os autores, os alunos e os professores nas escolas pensam de maneira semelhante. Cabe a nós, professores universitários, buscar maneira de aperfeiçoar o estágio supervisionado, melhorando a preparação dos futuros docentes para a atuação em sala de aula. |
id |
EAA-1_719b0bdc296e756cf99c603d4e5b1422 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782013000400011 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionadoestágio supervisionadoformação de professoreslicenciaturaO estágio supervisionado de ensino é um momento muito importante para os estudantes durante os cursos de formação inicial de professores. Buscando compreender melhor esse momento, foi realizada uma pesquisa que objetivou compreender quatro diferentes visões sobre o estágio: a visão legal, a visão dos autores que estudam a temática e a visão dos professores colaboradores. Além de pesquisas bibliográficas e documentais, foram coletadas respostas de 72 alunos de dois cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que frequentavam diferentes disciplinas de estágio supervisionado e de 13 professores que receberam esses estagiários nas escolas. Podemos perceber que as diferentes visões encontram-se, de forma geral, em sintonia, demonstrando que as leis, os autores, os alunos e os professores nas escolas pensam de maneira semelhante. Cabe a nós, professores universitários, buscar maneira de aperfeiçoar o estágio supervisionado, melhorando a preparação dos futuros docentes para a atuação em sala de aula.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400011Revista Brasileira de Educação v.18 n.55 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000400011info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Micaías Andradepor2014-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000400011Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-07-21T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado |
title |
Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado |
spellingShingle |
Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado Rodrigues,Micaías Andrade estágio supervisionado formação de professores licenciatura |
title_short |
Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado |
title_full |
Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado |
title_fullStr |
Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado |
title_sort |
Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado |
author |
Rodrigues,Micaías Andrade |
author_facet |
Rodrigues,Micaías Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Micaías Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio supervisionado formação de professores licenciatura |
topic |
estágio supervisionado formação de professores licenciatura |
description |
O estágio supervisionado de ensino é um momento muito importante para os estudantes durante os cursos de formação inicial de professores. Buscando compreender melhor esse momento, foi realizada uma pesquisa que objetivou compreender quatro diferentes visões sobre o estágio: a visão legal, a visão dos autores que estudam a temática e a visão dos professores colaboradores. Além de pesquisas bibliográficas e documentais, foram coletadas respostas de 72 alunos de dois cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que frequentavam diferentes disciplinas de estágio supervisionado e de 13 professores que receberam esses estagiários nas escolas. Podemos perceber que as diferentes visões encontram-se, de forma geral, em sintonia, demonstrando que as leis, os autores, os alunos e os professores nas escolas pensam de maneira semelhante. Cabe a nós, professores universitários, buscar maneira de aperfeiçoar o estágio supervisionado, melhorando a preparação dos futuros docentes para a atuação em sala de aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782013000400011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.18 n.55 2013 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491284946944 |