Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Vargas,Sonia Maria
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300008
Resumo: Procura dar visibilidade ao processo de formação de professoras rurais leigas, tentando compreender como esse grupo de profissionais vem se perpetuando. Distingue os componentes desse processo no meio rural, vivenciados por sujeitos atores sociais que desempenham simultaneamente as atividades de estudantes e de trabalhadoras rurais, tornando-se necessário, para tal, evidenciar as relações existentes entre o contexto macrossocial e a educação no campo. Nesse sentido, ressalta a importância do uso diferenciado que a família rural faz do espaço e dos serviços da escola, estabelecendo estreita relação entre as duas instituições não apenas no que se refere à apropriação dos saberes escolares, mas também aos serviços e práticas que a escola pode oferecer à família, sobretudo à mãe-trabalhadora rural. Da mesma forma que a escola rural se vale dos vários espaços disponíveis na comunidade - como a própria casa da professora, a igreja ou a sala comunitária - para desempenhar suas funções específicas, a família rural estabelece com a instituição escolar - presença do Estado nas comunidades - um uso particular que atende às suas necessidades imediatas. No artigo, as falas das professoras são revisitadas e, com base em suas memórias de escolarização e de sua prática profissional, são analisadas questões significativas para o aprofundamento da discussão sobre educação rural.
id EAA-1_71a240edd27874290581bd750d813be8
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782003000300008
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escolaformação e aprendizagem no meio ruralrelação família-escolaProcura dar visibilidade ao processo de formação de professoras rurais leigas, tentando compreender como esse grupo de profissionais vem se perpetuando. Distingue os componentes desse processo no meio rural, vivenciados por sujeitos atores sociais que desempenham simultaneamente as atividades de estudantes e de trabalhadoras rurais, tornando-se necessário, para tal, evidenciar as relações existentes entre o contexto macrossocial e a educação no campo. Nesse sentido, ressalta a importância do uso diferenciado que a família rural faz do espaço e dos serviços da escola, estabelecendo estreita relação entre as duas instituições não apenas no que se refere à apropriação dos saberes escolares, mas também aos serviços e práticas que a escola pode oferecer à família, sobretudo à mãe-trabalhadora rural. Da mesma forma que a escola rural se vale dos vários espaços disponíveis na comunidade - como a própria casa da professora, a igreja ou a sala comunitária - para desempenhar suas funções específicas, a família rural estabelece com a instituição escolar - presença do Estado nas comunidades - um uso particular que atende às suas necessidades imediatas. No artigo, as falas das professoras são revisitadas e, com base em suas memórias de escolarização e de sua prática profissional, são analisadas questões significativas para o aprofundamento da discussão sobre educação rural.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300008Revista Brasileira de Educação n.24 2003reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782003000300008info:eu-repo/semantics/openAccessDe Vargas,Sonia Mariapor2006-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782003000300008Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-10-25T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escola
title Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escola
spellingShingle Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escola
De Vargas,Sonia Maria
formação e aprendizagem no meio rural
relação família-escola
title_short Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escola
title_full Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escola
title_fullStr Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escola
title_full_unstemmed Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escola
title_sort Processos de formação e aprendizagem no meio rural: o continuum família-escola
author De Vargas,Sonia Maria
author_facet De Vargas,Sonia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Vargas,Sonia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv formação e aprendizagem no meio rural
relação família-escola
topic formação e aprendizagem no meio rural
relação família-escola
description Procura dar visibilidade ao processo de formação de professoras rurais leigas, tentando compreender como esse grupo de profissionais vem se perpetuando. Distingue os componentes desse processo no meio rural, vivenciados por sujeitos atores sociais que desempenham simultaneamente as atividades de estudantes e de trabalhadoras rurais, tornando-se necessário, para tal, evidenciar as relações existentes entre o contexto macrossocial e a educação no campo. Nesse sentido, ressalta a importância do uso diferenciado que a família rural faz do espaço e dos serviços da escola, estabelecendo estreita relação entre as duas instituições não apenas no que se refere à apropriação dos saberes escolares, mas também aos serviços e práticas que a escola pode oferecer à família, sobretudo à mãe-trabalhadora rural. Da mesma forma que a escola rural se vale dos vários espaços disponíveis na comunidade - como a própria casa da professora, a igreja ou a sala comunitária - para desempenhar suas funções específicas, a família rural estabelece com a instituição escolar - presença do Estado nas comunidades - um uso particular que atende às suas necessidades imediatas. No artigo, as falas das professoras são revisitadas e, com base em suas memórias de escolarização e de sua prática profissional, são analisadas questões significativas para o aprofundamento da discussão sobre educação rural.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782003000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.24 2003
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489801211904