“Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA,ANA LAURA GODINHO
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CATANI,DENICE BARBARA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300571
Resumo: RESUMOO texto analisa a presença das explicações acerca das diferenças individuais e de personalidade em livros de psicologia educacional utilizados para a formação de professores entre as décadas de 1920 e 1960 no Brasil. Trata-se de estudo que permite mostrar como tais explicações agregam e privilegiam saberes e perspectivas filosóficas, biológicas, psicanalíticas ou religiosas, em momentos diversos. Destacam-se também as características das recomendações dirigidas aos professores e a constituição de prescrições relativas aos processos de ensino. Os vínculos entre a psicologia e a pedagogia ao longo do período estudado podem ser observados nos discursos dessas obras, nas quais o caráter dedutivo das consequências educativas baseado nos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano ganha caráter progressivo.
id EAA-1_f6c4510f9481d1b5e2f665e754d18a1a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782015000300571
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling “Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professoresmanuais de ensinopsicologia educacionaldiferenças individuaisformação de professoresRESUMOO texto analisa a presença das explicações acerca das diferenças individuais e de personalidade em livros de psicologia educacional utilizados para a formação de professores entre as décadas de 1920 e 1960 no Brasil. Trata-se de estudo que permite mostrar como tais explicações agregam e privilegiam saberes e perspectivas filosóficas, biológicas, psicanalíticas ou religiosas, em momentos diversos. Destacam-se também as características das recomendações dirigidas aos professores e a constituição de prescrições relativas aos processos de ensino. Os vínculos entre a psicologia e a pedagogia ao longo do período estudado podem ser observados nos discursos dessas obras, nas quais o caráter dedutivo das consequências educativas baseado nos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano ganha caráter progressivo.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300571Revista Brasileira de Educação v.20 n.62 2015reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782015206202info:eu-repo/semantics/openAccessLIMA,ANA LAURA GODINHOCATANI,DENICE BARBARApor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782015000300571Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-10-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv “Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores
title “Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores
spellingShingle “Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores
LIMA,ANA LAURA GODINHO
manuais de ensino
psicologia educacional
diferenças individuais
formação de professores
title_short “Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores
title_full “Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores
title_fullStr “Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores
title_full_unstemmed “Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores
title_sort “Que tipo de aluno é esse?”: psicologia, pedagogia e formação de professores
author LIMA,ANA LAURA GODINHO
author_facet LIMA,ANA LAURA GODINHO
CATANI,DENICE BARBARA
author_role author
author2 CATANI,DENICE BARBARA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA,ANA LAURA GODINHO
CATANI,DENICE BARBARA
dc.subject.por.fl_str_mv manuais de ensino
psicologia educacional
diferenças individuais
formação de professores
topic manuais de ensino
psicologia educacional
diferenças individuais
formação de professores
description RESUMOO texto analisa a presença das explicações acerca das diferenças individuais e de personalidade em livros de psicologia educacional utilizados para a formação de professores entre as décadas de 1920 e 1960 no Brasil. Trata-se de estudo que permite mostrar como tais explicações agregam e privilegiam saberes e perspectivas filosóficas, biológicas, psicanalíticas ou religiosas, em momentos diversos. Destacam-se também as características das recomendações dirigidas aos professores e a constituição de prescrições relativas aos processos de ensino. Os vínculos entre a psicologia e a pedagogia ao longo do período estudado podem ser observados nos discursos dessas obras, nas quais o caráter dedutivo das consequências educativas baseado nos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano ganha caráter progressivo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300571
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782015206202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.20 n.62 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491626782720