Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nathali Gomes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aguiar, Maria da Conceição Carrilho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/144
Resumo: O presente texto visa compreender como os professores universitários definem a docência universitária a partir das representações sociais construídas pelo grupo. Como base teórica, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais a partir da perspectiva cultural de Jodelet (2005) e Moscovici (1978) no campo da Docência Universitária. A pesquisa foi de caráter qualitativo, realizada com 14 docentes do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco, por meio da aplicação de um questionário semiprojetivo. Os resultados apontaram que a definição de docência universitária é construída a partir do envolvimento com atividades de pesquisa e da busca pela estabilidade na carreira. Nesse sentido, carece haver uma maior atenção para a oferta de uma formação continuada pedagógica que possa debater aspectos amplos da docência universitária, mas que também compreenda e considere as características próprias de cada curso, uma vez que esses possuem peculiaridades, lacunas e práticas específicas.
id UECE-1_eccde19428006dbc23ade0c73e7e5809
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/144
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitáriaDocência universitáriaProfessores das Ciências Exatas e da NaturezaRepresentações sociaiseducaçãoO presente texto visa compreender como os professores universitários definem a docência universitária a partir das representações sociais construídas pelo grupo. Como base teórica, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais a partir da perspectiva cultural de Jodelet (2005) e Moscovici (1978) no campo da Docência Universitária. A pesquisa foi de caráter qualitativo, realizada com 14 docentes do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco, por meio da aplicação de um questionário semiprojetivo. Os resultados apontaram que a definição de docência universitária é construída a partir do envolvimento com atividades de pesquisa e da busca pela estabilidade na carreira. Nesse sentido, carece haver uma maior atenção para a oferta de uma formação continuada pedagógica que possa debater aspectos amplos da docência universitária, mas que também compreenda e considere as características próprias de cada curso, uma vez que esses possuem peculiaridades, lacunas e práticas específicas.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14410.25053/edufor.v2i4.1918Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 124-142Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 124-142Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 124-142Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 124-1422448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/144/127Copyright (c) 2017 Nathali Gomes Silva, Maria da Conceição Carrilho Aguiarhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Nathali GomesAguiar, Maria da Conceição Carrilho2023-06-29T12:03:54Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/144Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:03:54Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária
title Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária
spellingShingle Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária
Silva, Nathali Gomes
Docência universitária
Professores das Ciências Exatas e da Natureza
Representações sociais
educação
title_short Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária
title_full Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária
title_fullStr Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária
title_full_unstemmed Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária
title_sort Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária
author Silva, Nathali Gomes
author_facet Silva, Nathali Gomes
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho
author_role author
author2 Aguiar, Maria da Conceição Carrilho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nathali Gomes
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho
dc.subject.por.fl_str_mv Docência universitária
Professores das Ciências Exatas e da Natureza
Representações sociais
educação
topic Docência universitária
Professores das Ciências Exatas e da Natureza
Representações sociais
educação
description O presente texto visa compreender como os professores universitários definem a docência universitária a partir das representações sociais construídas pelo grupo. Como base teórica, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais a partir da perspectiva cultural de Jodelet (2005) e Moscovici (1978) no campo da Docência Universitária. A pesquisa foi de caráter qualitativo, realizada com 14 docentes do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco, por meio da aplicação de um questionário semiprojetivo. Os resultados apontaram que a definição de docência universitária é construída a partir do envolvimento com atividades de pesquisa e da busca pela estabilidade na carreira. Nesse sentido, carece haver uma maior atenção para a oferta de uma formação continuada pedagógica que possa debater aspectos amplos da docência universitária, mas que também compreenda e considere as características próprias de cada curso, uma vez que esses possuem peculiaridades, lacunas e práticas específicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/144
10.25053/edufor.v2i4.1918
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/144
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i4.1918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/144/127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Nathali Gomes Silva, Maria da Conceição Carrilho Aguiar
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Nathali Gomes Silva, Maria da Conceição Carrilho Aguiar
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 124-142
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 124-142
Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 124-142
Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 124-142
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329443011264512