ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/589 |
Resumo: | Este texto tece reflexões acerca da urgência de que a formação de professores de língua inglesa tenha a escola de ensino regular como espaço formador de fato. Para isso, discutiremos o papel do ensino de línguas estrangeiras no currículo escolar e como o gradativo desprestígio dessas línguas contribuiu para que as escolas fossem vistas como ineficazes para o ensino e aprendizado de línguas. Em seguida, abordaremos a questão da inserção do ensino de línguas em um contexto educacional complexo, que precisa de maior atenção para a formação de professores. Por fim, abordaremos o papel do estágio curricular nessa formação. Nas considerações finais, reforçamos que a parceria estreita entre a universidade e a escola na formação de professores é essencial para a melhoria da qualidade do ensino de inglês em escolas regulares. |
id |
EDUL-1_45f33eb3c566946471bcff543bf7268d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/589 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIROFormação de professoresensino de inglês como língua estrangeiraestágio curricularDiretrizes Curriculares Nacionais para a formação incial e continuada de profissionais do magistérioFormação de professoresensino de inglês como língua estrangeiraestágio curricular.Este texto tece reflexões acerca da urgência de que a formação de professores de língua inglesa tenha a escola de ensino regular como espaço formador de fato. Para isso, discutiremos o papel do ensino de línguas estrangeiras no currículo escolar e como o gradativo desprestígio dessas línguas contribuiu para que as escolas fossem vistas como ineficazes para o ensino e aprendizado de línguas. Em seguida, abordaremos a questão da inserção do ensino de línguas em um contexto educacional complexo, que precisa de maior atenção para a formação de professores. Por fim, abordaremos o papel do estágio curricular nessa formação. Nas considerações finais, reforçamos que a parceria estreita entre a universidade e a escola na formação de professores é essencial para a melhoria da qualidade do ensino de inglês em escolas regulares. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresartigoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/589REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 151-1642177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/589/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Danielle de Almeida2021-03-17T21:38:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/589Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:38:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO |
title |
ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO |
spellingShingle |
ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO Menezes, Danielle de Almeida Formação de professores ensino de inglês como língua estrangeira estágio curricular Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação incial e continuada de profissionais do magistério Formação de professores ensino de inglês como língua estrangeira estágio curricular. |
title_short |
ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO |
title_full |
ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO |
title_fullStr |
ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO |
title_sort |
ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO |
author |
Menezes, Danielle de Almeida |
author_facet |
Menezes, Danielle de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Danielle de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores ensino de inglês como língua estrangeira estágio curricular Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação incial e continuada de profissionais do magistério Formação de professores ensino de inglês como língua estrangeira estágio curricular. |
topic |
Formação de professores ensino de inglês como língua estrangeira estágio curricular Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação incial e continuada de profissionais do magistério Formação de professores ensino de inglês como língua estrangeira estágio curricular. |
description |
Este texto tece reflexões acerca da urgência de que a formação de professores de língua inglesa tenha a escola de ensino regular como espaço formador de fato. Para isso, discutiremos o papel do ensino de línguas estrangeiras no currículo escolar e como o gradativo desprestígio dessas línguas contribuiu para que as escolas fossem vistas como ineficazes para o ensino e aprendizado de línguas. Em seguida, abordaremos a questão da inserção do ensino de línguas em um contexto educacional complexo, que precisa de maior atenção para a formação de professores. Por fim, abordaremos o papel do estágio curricular nessa formação. Nas considerações finais, reforçamos que a parceria estreita entre a universidade e a escola na formação de professores é essencial para a melhoria da qualidade do ensino de inglês em escolas regulares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/589 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/589/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 151-164 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352219815936 |