Problematizando discursos generificados em livros de formação de professores de Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/365 |
Resumo: | Este artigo, com base nas contribuições dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault e dos Estudos de Gênero, tem como objetivo discutir a generificação da docência na Educação Infantil a partir da problematização de discursos presentes em livros de formação docente para esta etapa de ensino. Sob a perspectiva da análise do discurso, são analisadas as seguintes obras: Afetos e emoções no dia a dia da Educação Infantil e Ao redor da mesa grande: a prática educativa de Ana. Para a realização das análises, o artigo é organizado em duas unidades, assim intituladas: “Paixão pela profissão, ‘eu moral’ e versatilidade: seguindo os exemplos de uma mestra” e “Afetos, emoções e cuidado com o ‘andar debaixo’, pois o resto é só pedagogia”. Mediante as análises, pode-se afirmar que os discursos a respeito do afeto, da versatilidade e da habilidade relacional que a professora de Educação Infantil deve ter assumem centralidade no material pesquisado. As obras operam discursivamente na generificação da docência na Educação Infantil e na definição de um perfil docente caracterizado como sendo naturalmente feminino. Dessa forma, são discutidos os modos como os livros, investidos de prescrições e regulações morais, por meio de discursos generificados, operam no governamento da docência na Educação Infantil, ensinando a docente a conduzir sua vida e a vida das crianças com o objetivo de tornar-se uma professora exemplar. Palavras-chave: Gênero. Docência. Discurso. Educação Infantil Questioning gender-oriented discourse in books for the training of teachers in early childhood educationThis paper, based on the contributions of the studies developed by Michel Foucault and the Studies of Genders, aims to discuss the gendering of teaching in Early Childhood Education from the questioning of discourses present in teacher training books for this stage of education. From the perspective of the discourse analysis, we analyzed the following works: Affection and emotions on daily Kindergarten Education, and "Around the large table": Ana's educational practice. In order to conduct the analysis, the article is organized into two units thus entitled: "Passion for the profession, 'moral self' and versatility: following the examples of a (female) teacher" and "Affections, emotions and care with the 'lower floor', because everything else is just pedagogy". Upon analysis, we can state that the discourses about affection, versatility and relational skills that Kindergarten (female) teachers must assume a central role in the material researched. The works operate discursively in the gendering of kindergarten teaching and in defining a teacher profile characterized as being naturally female. Thus, we discuss the forms in which books, invested with moral prescriptions and regulations, by means of gendered discourses, operate in the ruling of kindergarten teaching, and teaching faculty to conduct their lives and the lives of children with the aim of becoming an exemplary teacher. Keywords: Gender. Teaching. Discourse. Early Childhood Education. |
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