A Pedagogia como Campo Epistêmico, Curso e Profissão: indicativos para pensar o trabalho do/a pedagogo/a jurídico
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1162 |
Resumo: | O presente artigo aborda elementos da Pedagogia como campo epistêmico, curso e profissão, apontando perspectivas de compreensão do trabalho desenvolvido pelo/a pedagogo/a jurídico/a. As reflexões propostas neste texto problematizam a especificidade da Pedagogia e como seus aspectos identitários ocupam a discussão nacional em face de reducionismos que a vinculam, exclusivamente, à educação escolar, desconsiderando configurações de atuação já em desenvolvimento em contextos de desafios emergentes para a garantia e a ampliação do Direito à Educação. Neste texto, nos posicionamos a favor do lugar e papel que a Pedagogia vem ocupando na sociedade para além dos muros da escola, considerando-a como ciência da e para a educação. A partir desse pressuposto, apresentamos a configuração da Pedagogia Jurídica em relação aos itinerários profissionais de pedagogos/as que atuam nesse âmbito e das bases de sustentação legal dessa atuação. |
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A Pedagogia como Campo Epistêmico, Curso e Profissão: indicativos para pensar o trabalho do/a pedagogo/a jurídicoPedagogy as an epistemic field, an undergraduate program and a profession: elements to reflect on the legal pedagogue’s workPedagogia. Ciência da Educação. Pedagogia Jurídica. Pedagogo.Educação. Pedagogia. Pedagogia JurídicaPedagogy. Educational Science. Juridical Pedagogy. Pedagogue.O presente artigo aborda elementos da Pedagogia como campo epistêmico, curso e profissão, apontando perspectivas de compreensão do trabalho desenvolvido pelo/a pedagogo/a jurídico/a. As reflexões propostas neste texto problematizam a especificidade da Pedagogia e como seus aspectos identitários ocupam a discussão nacional em face de reducionismos que a vinculam, exclusivamente, à educação escolar, desconsiderando configurações de atuação já em desenvolvimento em contextos de desafios emergentes para a garantia e a ampliação do Direito à Educação. Neste texto, nos posicionamos a favor do lugar e papel que a Pedagogia vem ocupando na sociedade para além dos muros da escola, considerando-a como ciência da e para a educação. A partir desse pressuposto, apresentamos a configuração da Pedagogia Jurídica em relação aos itinerários profissionais de pedagogos/as que atuam nesse âmbito e das bases de sustentação legal dessa atuação.This article addresses elements of pedagogy as an epistemic field, an undergraduate program and a profession, pointing to perspectives in order to understand the work developed by the legal pedagogue. The reflections proposed in this text problematize the specificity of pedagogy and how its identity aspects occupy the national discussion amidst reductionisms that link it exclusively to school education, disregarding configurations of action already under way in contexts of emerging challenges for the assurance and expansion of the right to education. In this text, we position ourselves in favor of the place and role that pedagogy has been occupying in society beyond school walls, considering it as a science of and for education. Based on this assumption, we present the configuration of legal pedagogy in relation to the professional itineraries of pedagogues who work in this field and the bases of legal support for this action. Keywords: Pedagogy. Educational science. Legal pedagogy. Pedagogue.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2021-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/116210.58422/repesq.2021.e1162REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 13 n. 31 (2021): PEDAGOGIA: EPISTEMOLOGIA, SABERES E PRÁTICAS; 857-8762177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1162/961https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSevero, José Leonardo Rolim de LimaMelo, Simony Freitas de2023-06-21T21:39:08Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1162Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-06-21T21:39:08Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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