Didática como comprometimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Silas Borges
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/150
Resumo: Este trabalho intenta relacionar a epistemologia da prática, conceito originário das discussões acerca da profissionalização docente, com a Didática, campo de pesquisa e ensino da Pedagogia – entendida como Ciência da Educação. Esta relação é feita por meio da filosofia, valendo-se da reflexão que a ela é peculiar, assim como de sua literatura. O conceito central em análise, a epistemologia da prática, é concebido como forma de entender-se com a prática, idéia oriunda da leitura que Heidegger faz do termo “epistemologia”. A Didática, entendida como estudo do ensino em situação, pode operar no campo de estudos da educação como esforço teórico de observar a prática a partir de outro ponto de vista: nesse caso, a partir da própria prática. Isso dá ao conceito em análise novo sentido de investigação, na medida em que a compreensão da prática é feita a partir de seu interior, ou seja, do ponto de vista do ator do processo. 
id EDUL-1_6809fb5daef2823532470813e888e9cd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/150
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Didática como comprometimentoDidáticaEpistemologia da PráticaFilosofia da Educaçãoeoistemologia da práticaprática docenteaEste trabalho intenta relacionar a epistemologia da prática, conceito originário das discussões acerca da profissionalização docente, com a Didática, campo de pesquisa e ensino da Pedagogia – entendida como Ciência da Educação. Esta relação é feita por meio da filosofia, valendo-se da reflexão que a ela é peculiar, assim como de sua literatura. O conceito central em análise, a epistemologia da prática, é concebido como forma de entender-se com a prática, idéia oriunda da leitura que Heidegger faz do termo “epistemologia”. A Didática, entendida como estudo do ensino em situação, pode operar no campo de estudos da educação como esforço teórico de observar a prática a partir de outro ponto de vista: nesse caso, a partir da própria prática. Isso dá ao conceito em análise novo sentido de investigação, na medida em que a compreensão da prática é feita a partir de seu interior, ou seja, do ponto de vista do ator do processo. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos parespesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/150REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 5 (2011): DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE; 6 - 252177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/150/pdfMonteiro, Silas Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/150Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática como comprometimento
title Didática como comprometimento
spellingShingle Didática como comprometimento
Monteiro, Silas Borges
Didática
Epistemologia da Prática
Filosofia da Educação
eoistemologia da prática
prática docente
a
title_short Didática como comprometimento
title_full Didática como comprometimento
title_fullStr Didática como comprometimento
title_full_unstemmed Didática como comprometimento
title_sort Didática como comprometimento
author Monteiro, Silas Borges
author_facet Monteiro, Silas Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Silas Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Epistemologia da Prática
Filosofia da Educação
eoistemologia da prática
prática docente
a
topic Didática
Epistemologia da Prática
Filosofia da Educação
eoistemologia da prática
prática docente
a
description Este trabalho intenta relacionar a epistemologia da prática, conceito originário das discussões acerca da profissionalização docente, com a Didática, campo de pesquisa e ensino da Pedagogia – entendida como Ciência da Educação. Esta relação é feita por meio da filosofia, valendo-se da reflexão que a ela é peculiar, assim como de sua literatura. O conceito central em análise, a epistemologia da prática, é concebido como forma de entender-se com a prática, idéia oriunda da leitura que Heidegger faz do termo “epistemologia”. A Didática, entendida como estudo do ensino em situação, pode operar no campo de estudos da educação como esforço teórico de observar a prática a partir de outro ponto de vista: nesse caso, a partir da própria prática. Isso dá ao conceito em análise novo sentido de investigação, na medida em que a compreensão da prática é feita a partir de seu interior, ou seja, do ponto de vista do ator do processo. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/150
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/150/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 5 (2011): DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE; 6 - 25
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351241494529