História da Educação Física: algumas pontuações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199 |
Resumo: | Este estudo discute o desenvolvimento histórico da educação física como área de conhecimento na realidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, organizada em dois momentos articulados. No primeiro momento, toma-se como ponto de partida o período do segundo império, onde a Educação Física torna-se componente obrigatório nas escolas do município da Corte e, a partir daí, são desdobrados o entendimento de sua importância ao longo do tempo até a LDBEN 9394/96. No segundo momento, constrói-se uma linha reflexiva sobre a concepção e importância social da Educação Física como disciplina que vai além da cultura corporal, ou seja, a área de Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, consideram-se fundamentais as atividades culturais de movimento, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde. Palavras-chave: Educação Física. Cultura corporal. Desenvolvimento humano. THE HISTORY OF PHYSICAL EDUCATION: A FEW POINTS Abstract: This study discusses the historic development of physical education as a field of knowledge in the reality of Brazil. It is a study of literature review organized in two articulated moments. In the first moment, we started from the period of the Second Empire, where Physical Education became an obligatory component in the schools of the Court and thereafter, the importance of its understanding are detailed over time up to LDBEN No. 9394/96. In the second moment, a reflexive line is built on the concept and social importance of Physical Education as a discipline that goes beyond body image, in other words, the field of Physical Education currently contemplates multiple knowledge produced and enjoyed by society regarding the body and movement. Among them, cultural activities with movement with leisure purposes, the expression of feelings, affections and emotions are considered fundamental, plus the possibility of promoting, recovering and maintaining one’s health. Keywords: Physical education. Body image. Human development. |
id |
EDUL-1_7c47729bca33c98372b150eea2cfd335 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/199 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
História da Educação Física: algumas pontuaçõeseducação físicacultura corporaldesenvolvimento humano.Profissionalização docente Este estudo discute o desenvolvimento histórico da educação física como área de conhecimento na realidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, organizada em dois momentos articulados. No primeiro momento, toma-se como ponto de partida o período do segundo império, onde a Educação Física torna-se componente obrigatório nas escolas do município da Corte e, a partir daí, são desdobrados o entendimento de sua importância ao longo do tempo até a LDBEN 9394/96. No segundo momento, constrói-se uma linha reflexiva sobre a concepção e importância social da Educação Física como disciplina que vai além da cultura corporal, ou seja, a área de Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, consideram-se fundamentais as atividades culturais de movimento, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde. Palavras-chave: Educação Física. Cultura corporal. Desenvolvimento humano. THE HISTORY OF PHYSICAL EDUCATION: A FEW POINTS Abstract: This study discusses the historic development of physical education as a field of knowledge in the reality of Brazil. It is a study of literature review organized in two articulated moments. In the first moment, we started from the period of the Second Empire, where Physical Education became an obligatory component in the schools of the Court and thereafter, the importance of its understanding are detailed over time up to LDBEN No. 9394/96. In the second moment, a reflexive line is built on the concept and social importance of Physical Education as a discipline that goes beyond body image, in other words, the field of Physical Education currently contemplates multiple knowledge produced and enjoyed by society regarding the body and movement. Among them, cultural activities with movement with leisure purposes, the expression of feelings, affections and emotions are considered fundamental, plus the possibility of promoting, recovering and maintaining one’s health. Keywords: Physical education. Body image. Human development. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 246-2572177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199/pdfLima, Rubens Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/199Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da Educação Física: algumas pontuações |
title |
História da Educação Física: algumas pontuações |
spellingShingle |
História da Educação Física: algumas pontuações Lima, Rubens Rodrigues educação física cultura corporal desenvolvimento humano. Profissionalização docente |
title_short |
História da Educação Física: algumas pontuações |
title_full |
História da Educação Física: algumas pontuações |
title_fullStr |
História da Educação Física: algumas pontuações |
title_full_unstemmed |
História da Educação Física: algumas pontuações |
title_sort |
História da Educação Física: algumas pontuações |
author |
Lima, Rubens Rodrigues |
author_facet |
Lima, Rubens Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Rubens Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação física cultura corporal desenvolvimento humano. Profissionalização docente |
topic |
educação física cultura corporal desenvolvimento humano. Profissionalização docente |
description |
Este estudo discute o desenvolvimento histórico da educação física como área de conhecimento na realidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, organizada em dois momentos articulados. No primeiro momento, toma-se como ponto de partida o período do segundo império, onde a Educação Física torna-se componente obrigatório nas escolas do município da Corte e, a partir daí, são desdobrados o entendimento de sua importância ao longo do tempo até a LDBEN 9394/96. No segundo momento, constrói-se uma linha reflexiva sobre a concepção e importância social da Educação Física como disciplina que vai além da cultura corporal, ou seja, a área de Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, consideram-se fundamentais as atividades culturais de movimento, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde. Palavras-chave: Educação Física. Cultura corporal. Desenvolvimento humano. THE HISTORY OF PHYSICAL EDUCATION: A FEW POINTS Abstract: This study discusses the historic development of physical education as a field of knowledge in the reality of Brazil. It is a study of literature review organized in two articulated moments. In the first moment, we started from the period of the Second Empire, where Physical Education became an obligatory component in the schools of the Court and thereafter, the importance of its understanding are detailed over time up to LDBEN No. 9394/96. In the second moment, a reflexive line is built on the concept and social importance of Physical Education as a discipline that goes beyond body image, in other words, the field of Physical Education currently contemplates multiple knowledge produced and enjoyed by society regarding the body and movement. Among them, cultural activities with movement with leisure purposes, the expression of feelings, affections and emotions are considered fundamental, plus the possibility of promoting, recovering and maintaining one’s health. Keywords: Physical education. Body image. Human development. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 246-257 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351275048960 |