História da Educação Física: algumas pontuações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rubens Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199
Resumo:  Este estudo discute o desenvolvimento histórico da educação física como área de conhecimento na realidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, organizada em dois momentos articulados. No primeiro momento, toma-se como ponto de partida o período do segundo império, onde a Educação Física torna-se componente obrigatório nas escolas do município da Corte e, a partir daí, são desdobrados o entendimento de sua importância ao longo do tempo até a LDBEN 9394/96. No segundo momento, constrói-se uma linha reflexiva sobre a concepção e importância social da Educação Física como disciplina que vai além da cultura corporal, ou seja, a área de Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, consideram-se fundamentais as atividades culturais de movimento, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde. Palavras-chave: Educação Física. Cultura corporal. Desenvolvimento humano. THE HISTORY OF PHYSICAL EDUCATION: A FEW POINTS Abstract: This study discusses the historic development of physical education as a field of knowledge in the reality of Brazil. It is a study of literature review organized in two articulated moments. In the first moment, we started from the period of the Second Empire, where Physical Education became an obligatory component in the schools of the Court and thereafter, the importance of its understanding are detailed over time up to LDBEN No. 9394/96. In the second moment, a reflexive line is built on the concept and social importance of Physical Education as a discipline that goes beyond body image, in other words, the field of Physical Education currently contemplates multiple knowledge produced and enjoyed by society regarding the body and movement. Among them, cultural activities with movement with leisure purposes, the expression of feelings, affections and emotions are considered fundamental, plus the possibility of promoting, recovering and maintaining one’s health. Keywords: Physical education. Body image. Human development.  
id EDUL-1_7c47729bca33c98372b150eea2cfd335
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/199
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling História da Educação Física: algumas pontuaçõeseducação físicacultura corporaldesenvolvimento humano.Profissionalização docente  Este estudo discute o desenvolvimento histórico da educação física como área de conhecimento na realidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, organizada em dois momentos articulados. No primeiro momento, toma-se como ponto de partida o período do segundo império, onde a Educação Física torna-se componente obrigatório nas escolas do município da Corte e, a partir daí, são desdobrados o entendimento de sua importância ao longo do tempo até a LDBEN 9394/96. No segundo momento, constrói-se uma linha reflexiva sobre a concepção e importância social da Educação Física como disciplina que vai além da cultura corporal, ou seja, a área de Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, consideram-se fundamentais as atividades culturais de movimento, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde. Palavras-chave: Educação Física. Cultura corporal. Desenvolvimento humano. THE HISTORY OF PHYSICAL EDUCATION: A FEW POINTS Abstract: This study discusses the historic development of physical education as a field of knowledge in the reality of Brazil. It is a study of literature review organized in two articulated moments. In the first moment, we started from the period of the Second Empire, where Physical Education became an obligatory component in the schools of the Court and thereafter, the importance of its understanding are detailed over time up to LDBEN No. 9394/96. In the second moment, a reflexive line is built on the concept and social importance of Physical Education as a discipline that goes beyond body image, in other words, the field of Physical Education currently contemplates multiple knowledge produced and enjoyed by society regarding the body and movement. Among them, cultural activities with movement with leisure purposes, the expression of feelings, affections and emotions are considered fundamental, plus the possibility of promoting, recovering and maintaining one’s health. Keywords: Physical education. Body image. Human development.   EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 246-2572177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199/pdfLima, Rubens Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/199Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv História da Educação Física: algumas pontuações
title História da Educação Física: algumas pontuações
spellingShingle História da Educação Física: algumas pontuações
Lima, Rubens Rodrigues
educação física
cultura corporal
desenvolvimento humano.
Profissionalização docente
title_short História da Educação Física: algumas pontuações
title_full História da Educação Física: algumas pontuações
title_fullStr História da Educação Física: algumas pontuações
title_full_unstemmed História da Educação Física: algumas pontuações
title_sort História da Educação Física: algumas pontuações
author Lima, Rubens Rodrigues
author_facet Lima, Rubens Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rubens Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv educação física
cultura corporal
desenvolvimento humano.
Profissionalização docente
topic educação física
cultura corporal
desenvolvimento humano.
Profissionalização docente
description  Este estudo discute o desenvolvimento histórico da educação física como área de conhecimento na realidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, organizada em dois momentos articulados. No primeiro momento, toma-se como ponto de partida o período do segundo império, onde a Educação Física torna-se componente obrigatório nas escolas do município da Corte e, a partir daí, são desdobrados o entendimento de sua importância ao longo do tempo até a LDBEN 9394/96. No segundo momento, constrói-se uma linha reflexiva sobre a concepção e importância social da Educação Física como disciplina que vai além da cultura corporal, ou seja, a área de Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, consideram-se fundamentais as atividades culturais de movimento, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde. Palavras-chave: Educação Física. Cultura corporal. Desenvolvimento humano. THE HISTORY OF PHYSICAL EDUCATION: A FEW POINTS Abstract: This study discusses the historic development of physical education as a field of knowledge in the reality of Brazil. It is a study of literature review organized in two articulated moments. In the first moment, we started from the period of the Second Empire, where Physical Education became an obligatory component in the schools of the Court and thereafter, the importance of its understanding are detailed over time up to LDBEN No. 9394/96. In the second moment, a reflexive line is built on the concept and social importance of Physical Education as a discipline that goes beyond body image, in other words, the field of Physical Education currently contemplates multiple knowledge produced and enjoyed by society regarding the body and movement. Among them, cultural activities with movement with leisure purposes, the expression of feelings, affections and emotions are considered fundamental, plus the possibility of promoting, recovering and maintaining one’s health. Keywords: Physical education. Body image. Human development.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/199/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 246-257
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351275048960