A importância da ludicidade para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/858 |
Resumo: | Este estudo busca inserir a pesquisa em sala de aula, utilizando a ludicidade para inclusão de aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental. Propõe-se à reutilização de canos de PVC (Policloreto de vinila) que são descartados por empresas e residências e selecionados para construção de brinquedos, utensílios e experimentos científicos a serem utilizados em investigações científicas a partir das problemáticas observadas pelos alunos. Tem-se o entendimento de que é possível, para o professor, desenvolver atividades relevantes para promover uma educação efetivamente inclusiva e significativa, instrumentalizando o aluno na prática de análises do cotidiano e na reutilização de materiais pouco explorados, porém potencialmente ofensivos para o meio ambiente. O presente estudo traz uma abordagem qualitativa desenvolvida em uma turma do 3º ano do ensino fundamental com 18 alunos. Trabalhou-se com o (re)conhecimento como dinâmica que parta do empírico ao científico de forma integradora para corresponder às requisições de sala de aula, além de buscar uma sensibilidade sustentável e inclusiva na confecção de objetos, orientando a importância da pesquisa e iniciação cientifica em observar para projetar. Observou-se que esse instrumento pedagógico é apropriado para inserir temáticas transversais relacionadas ao lúdico através de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.Palavras-chave: Iniciação científica. Inclusão. Materiais alternativos. The importance of playfulness for the inclusion of students with the autism spectrum disorder (ASD)Abstract: This study seeks to insert research in the classroom by using playfulness to include students with the Autism Spectrum Disorder (ASD) in Elementary School. It is proposed to select and reuse PVC pipes that are discarded by companies and residences to build toys, utensils and scientific experiments used to carry out scientific investigations based on the problems observed by students. It is understood that it is possible for teachers to develop relevant tasks to promote effectively inclusive and meaningful education, enabling students to daily analyze and reuse materials that are poorly exploited but potentially offensive to the environment. This study adopts a qualitative approach developed in a 3rd-year primary education class with 18 students. We worked with (re)cognition as a dynamic that ranges from empiricism to scientific knowledge in an integrative way to respond to the demands of the classroom, in addition to seeking a sustainable and inclusive sensitivity in the making of objects and thus stressing the importance of scientific research in observing for design. It was observed that this teaching tool is appropriate to introduce transversal themes related to playfulness through an interdisciplinary and contextualized approach. Keywords: Scientific research. Inclusion. Alternative materials. Teaching practices |
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