A importância da ludicidade para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Aldeni Melo de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/858
Resumo: Este estudo busca inserir a pesquisa em sala de aula, utilizando a ludicidade para inclusão de aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental. Propõe-se à reutilização de canos de PVC (Policloreto de vinila) que são descartados por empresas e residências e selecionados para construção de brinquedos, utensílios e experimentos científicos a serem utilizados em investigações científicas a partir das problemáticas observadas pelos alunos. Tem-se o entendimento de que é possível, para o professor, desenvolver atividades relevantes para promover uma educação efetivamente inclusiva e significativa, instrumentalizando o aluno na prática de análises do cotidiano e na reutilização de materiais pouco explorados, porém potencialmente ofensivos para o meio ambiente. O presente estudo traz uma abordagem qualitativa desenvolvida em uma turma do 3º ano do ensino fundamental com 18 alunos. Trabalhou-se com o (re)conhecimento como dinâmica que parta do empírico ao científico de forma integradora para corresponder às requisições de sala de aula, além de buscar uma sensibilidade sustentável e inclusiva na confecção de objetos, orientando a importância da pesquisa e iniciação cientifica em observar para projetar.  Observou-se que esse instrumento pedagógico é apropriado para inserir temáticas transversais relacionadas ao lúdico através de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.Palavras-chave: Iniciação científica. Inclusão. Materiais alternativos. The importance of playfulness for the inclusion of students with the autism spectrum disorder (ASD)Abstract: This study seeks to insert research in the classroom by using playfulness to include students with the Autism Spectrum Disorder (ASD) in Elementary School. It is proposed to select and reuse PVC pipes that are discarded by companies and residences to build toys, utensils and scientific experiments used to carry out scientific investigations based on the problems observed by students. It is understood that it is possible for teachers to develop relevant tasks to promote effectively inclusive and meaningful education, enabling students to daily analyze and reuse materials that are poorly exploited but potentially offensive to the environment. This study adopts a qualitative approach developed in a 3rd-year primary education class with 18 students. We worked with (re)cognition as a dynamic that ranges from empiricism to scientific knowledge in an integrative way to respond to the demands of the classroom, in addition to seeking a sustainable and inclusive sensitivity in the making of objects and thus stressing the importance of scientific research in observing for design. It was observed that this teaching tool is appropriate to introduce transversal themes related to playfulness through an interdisciplinary and contextualized approach. Keywords:  Scientific research. Inclusion. Alternative materials. Teaching practices
id EDUL-1_9c375641a1178ea3c6a190246bc6c693
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/858
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A importância da ludicidade para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)Iniciação científicaInclusãoMateriais alternativos.EducaçãoEnsino de CiênciasEducação InclusivaTEAEste estudo busca inserir a pesquisa em sala de aula, utilizando a ludicidade para inclusão de aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental. Propõe-se à reutilização de canos de PVC (Policloreto de vinila) que são descartados por empresas e residências e selecionados para construção de brinquedos, utensílios e experimentos científicos a serem utilizados em investigações científicas a partir das problemáticas observadas pelos alunos. Tem-se o entendimento de que é possível, para o professor, desenvolver atividades relevantes para promover uma educação efetivamente inclusiva e significativa, instrumentalizando o aluno na prática de análises do cotidiano e na reutilização de materiais pouco explorados, porém potencialmente ofensivos para o meio ambiente. O presente estudo traz uma abordagem qualitativa desenvolvida em uma turma do 3º ano do ensino fundamental com 18 alunos. Trabalhou-se com o (re)conhecimento como dinâmica que parta do empírico ao científico de forma integradora para corresponder às requisições de sala de aula, além de buscar uma sensibilidade sustentável e inclusiva na confecção de objetos, orientando a importância da pesquisa e iniciação cientifica em observar para projetar.  Observou-se que esse instrumento pedagógico é apropriado para inserir temáticas transversais relacionadas ao lúdico através de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.Palavras-chave: Iniciação científica. Inclusão. Materiais alternativos. The importance of playfulness for the inclusion of students with the autism spectrum disorder (ASD)Abstract: This study seeks to insert research in the classroom by using playfulness to include students with the Autism Spectrum Disorder (ASD) in Elementary School. It is proposed to select and reuse PVC pipes that are discarded by companies and residences to build toys, utensils and scientific experiments used to carry out scientific investigations based on the problems observed by students. It is understood that it is possible for teachers to develop relevant tasks to promote effectively inclusive and meaningful education, enabling students to daily analyze and reuse materials that are poorly exploited but potentially offensive to the environment. This study adopts a qualitative approach developed in a 3rd-year primary education class with 18 students. We worked with (re)cognition as a dynamic that ranges from empiricism to scientific knowledge in an integrative way to respond to the demands of the classroom, in addition to seeking a sustainable and inclusive sensitivity in the making of objects and thus stressing the importance of scientific research in observing for design. It was observed that this teaching tool is appropriate to introduce transversal themes related to playfulness through an interdisciplinary and contextualized approach. Keywords:  Scientific research. Inclusion. Alternative materials. Teaching practicesEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/858REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 127-1392177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/858/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Aldeni Melo deStrohschoen, Andreia Aparecida Guimarães2021-03-17T21:42:12Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/858Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:12Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da ludicidade para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
title A importância da ludicidade para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
spellingShingle A importância da ludicidade para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
Oliveira, Aldeni Melo de
Iniciação científica
Inclusão
Materiais alternativos.
Educação
Ensino de Ciências
Educação Inclusiva
TEA
title_short A importância da ludicidade para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
title_full A importância da ludicidade para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
title_fullStr A importância da ludicidade para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
title_full_unstemmed A importância da ludicidade para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
title_sort A importância da ludicidade para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
author Oliveira, Aldeni Melo de
author_facet Oliveira, Aldeni Melo de
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
author_role author
author2 Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Aldeni Melo de
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação científica
Inclusão
Materiais alternativos.
Educação
Ensino de Ciências
Educação Inclusiva
TEA
topic Iniciação científica
Inclusão
Materiais alternativos.
Educação
Ensino de Ciências
Educação Inclusiva
TEA
description Este estudo busca inserir a pesquisa em sala de aula, utilizando a ludicidade para inclusão de aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental. Propõe-se à reutilização de canos de PVC (Policloreto de vinila) que são descartados por empresas e residências e selecionados para construção de brinquedos, utensílios e experimentos científicos a serem utilizados em investigações científicas a partir das problemáticas observadas pelos alunos. Tem-se o entendimento de que é possível, para o professor, desenvolver atividades relevantes para promover uma educação efetivamente inclusiva e significativa, instrumentalizando o aluno na prática de análises do cotidiano e na reutilização de materiais pouco explorados, porém potencialmente ofensivos para o meio ambiente. O presente estudo traz uma abordagem qualitativa desenvolvida em uma turma do 3º ano do ensino fundamental com 18 alunos. Trabalhou-se com o (re)conhecimento como dinâmica que parta do empírico ao científico de forma integradora para corresponder às requisições de sala de aula, além de buscar uma sensibilidade sustentável e inclusiva na confecção de objetos, orientando a importância da pesquisa e iniciação cientifica em observar para projetar.  Observou-se que esse instrumento pedagógico é apropriado para inserir temáticas transversais relacionadas ao lúdico através de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.Palavras-chave: Iniciação científica. Inclusão. Materiais alternativos. The importance of playfulness for the inclusion of students with the autism spectrum disorder (ASD)Abstract: This study seeks to insert research in the classroom by using playfulness to include students with the Autism Spectrum Disorder (ASD) in Elementary School. It is proposed to select and reuse PVC pipes that are discarded by companies and residences to build toys, utensils and scientific experiments used to carry out scientific investigations based on the problems observed by students. It is understood that it is possible for teachers to develop relevant tasks to promote effectively inclusive and meaningful education, enabling students to daily analyze and reuse materials that are poorly exploited but potentially offensive to the environment. This study adopts a qualitative approach developed in a 3rd-year primary education class with 18 students. We worked with (re)cognition as a dynamic that ranges from empiricism to scientific knowledge in an integrative way to respond to the demands of the classroom, in addition to seeking a sustainable and inclusive sensitivity in the making of objects and thus stressing the importance of scientific research in observing for design. It was observed that this teaching tool is appropriate to introduce transversal themes related to playfulness through an interdisciplinary and contextualized approach. Keywords:  Scientific research. Inclusion. Alternative materials. Teaching practices
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/858
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/858/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 127-139
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352750395392