O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Other Authors: | , , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Download full: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/359 |
Summary: | ResumoO presente estudo apresenta uma proposta de trabalho com o tema transversal saúde na formação inicial de alunos do curso normal, futuros educadores infantis e dos anos iniciais. Estes estudantes construíram atividades lúdicas, a exemplo de palavras cruzadas, histórias em quadrinhos, dentre outras, envolvendo o tema referido, para uma futura abordagem aos anos iniciais, a fim de facilitar o processo de ensino aprendizagem em saúde através da ludicidade. Por fim, acredita-se que, por meio deste projeto, realizado na formação inicial dos futuros educadores, os mesmos poderão propiciar em suas aulas, enquanto futuros educadores, alternativas pedagógicas e didáticas, a fim de criar um ambiente atrativo e motivador para seus alunos, bem como nortear uma educação de caráter interdisciplinar e lúdica, voltada à promoção da saúde da criança.Palavras-chave: Temas transversais. Saúde. Interdisciplinaridade. Atividades lúdicas. Educação em Ciências. AbstractThis study proposes that health education be a cross-sectional subject in the initial training of teachers, future childhood and educators. These students have created recreational activities, such as crossword puzzles, comic books, etc., involving the referred theme, for a future approach during the early years in order to facilitate the teaching and learning process of health by means of recreation. It is believed that through this project during the initial training of future educators, they may provide pedagogical and didactical alternatives for the classes in order to create an attractive and motivating environment for their students, as well as focusing education with an interdisciplinary and recreational nature to promote child health. Keywords: Cross-sectional themes; Health education; Inter-discipline; Recreational activities; Science education. |
id |
EDUL-1_9f3254c0e3f960ddddb1b2e54a531839 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/359 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educatorseducaçãoformação de professoresprática docenteFormação de professores ResumoO presente estudo apresenta uma proposta de trabalho com o tema transversal saúde na formação inicial de alunos do curso normal, futuros educadores infantis e dos anos iniciais. Estes estudantes construíram atividades lúdicas, a exemplo de palavras cruzadas, histórias em quadrinhos, dentre outras, envolvendo o tema referido, para uma futura abordagem aos anos iniciais, a fim de facilitar o processo de ensino aprendizagem em saúde através da ludicidade. Por fim, acredita-se que, por meio deste projeto, realizado na formação inicial dos futuros educadores, os mesmos poderão propiciar em suas aulas, enquanto futuros educadores, alternativas pedagógicas e didáticas, a fim de criar um ambiente atrativo e motivador para seus alunos, bem como nortear uma educação de caráter interdisciplinar e lúdica, voltada à promoção da saúde da criança.Palavras-chave: Temas transversais. Saúde. Interdisciplinaridade. Atividades lúdicas. Educação em Ciências. AbstractThis study proposes that health education be a cross-sectional subject in the initial training of teachers, future childhood and educators. These students have created recreational activities, such as crossword puzzles, comic books, etc., involving the referred theme, for a future approach during the early years in order to facilitate the teaching and learning process of health by means of recreation. It is believed that through this project during the initial training of future educators, they may provide pedagogical and didactical alternatives for the classes in order to create an attractive and motivating environment for their students, as well as focusing education with an interdisciplinary and recreational nature to promote child health. Keywords: Cross-sectional themes; Health education; Inter-discipline; Recreational activities; Science education. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/359REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 434-4562177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/359/pdfLara, SimoneFernandes Salgueiro, Andréia CarolineCopetti, JaquelineGoulart Lanes, KarolinePuntel, Robson LuizFolmer, Vanderleiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:34:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/359Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:34:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators |
title |
O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators |
spellingShingle |
O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators Lara, Simone educação formação de professores prática docente Formação de professores |
title_short |
O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators |
title_full |
O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators |
title_fullStr |
O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators |
title_full_unstemmed |
O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators |
title_sort |
O tema transversal saúde na formação inicial de futuros educadores / Cross-sectional study of health education during the initial training of future educators |
author |
Lara, Simone |
author_facet |
Lara, Simone Fernandes Salgueiro, Andréia Caroline Copetti, Jaqueline Goulart Lanes, Karoline Puntel, Robson Luiz Folmer, Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes Salgueiro, Andréia Caroline Copetti, Jaqueline Goulart Lanes, Karoline Puntel, Robson Luiz Folmer, Vanderlei |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Simone Fernandes Salgueiro, Andréia Caroline Copetti, Jaqueline Goulart Lanes, Karoline Puntel, Robson Luiz Folmer, Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação formação de professores prática docente Formação de professores |
topic |
educação formação de professores prática docente Formação de professores |
description |
ResumoO presente estudo apresenta uma proposta de trabalho com o tema transversal saúde na formação inicial de alunos do curso normal, futuros educadores infantis e dos anos iniciais. Estes estudantes construíram atividades lúdicas, a exemplo de palavras cruzadas, histórias em quadrinhos, dentre outras, envolvendo o tema referido, para uma futura abordagem aos anos iniciais, a fim de facilitar o processo de ensino aprendizagem em saúde através da ludicidade. Por fim, acredita-se que, por meio deste projeto, realizado na formação inicial dos futuros educadores, os mesmos poderão propiciar em suas aulas, enquanto futuros educadores, alternativas pedagógicas e didáticas, a fim de criar um ambiente atrativo e motivador para seus alunos, bem como nortear uma educação de caráter interdisciplinar e lúdica, voltada à promoção da saúde da criança.Palavras-chave: Temas transversais. Saúde. Interdisciplinaridade. Atividades lúdicas. Educação em Ciências. AbstractThis study proposes that health education be a cross-sectional subject in the initial training of teachers, future childhood and educators. These students have created recreational activities, such as crossword puzzles, comic books, etc., involving the referred theme, for a future approach during the early years in order to facilitate the teaching and learning process of health by means of recreation. It is believed that through this project during the initial training of future educators, they may provide pedagogical and didactical alternatives for the classes in order to create an attractive and motivating environment for their students, as well as focusing education with an interdisciplinary and recreational nature to promote child health. Keywords: Cross-sectional themes; Health education; Inter-discipline; Recreational activities; Science education. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/359 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/359/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 434-456 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351734325248 |