Interdisciplinaridade e o processo de aprendizagem no Ensino Médio Politécnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Clemildo Anacleto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gonzaga, Jorge Luiz Ayres, Azevedo, Jose Clovis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/587
Resumo: Esse texto tem por objetivo discutir a reestruturação curricular implementada pela Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, a partir do ano de 2011, e a interdisciplinaridade como metodologia de construção do conhecimento nos processos de aprendizagem. O texto traz uma reflexão sobre os principais conceitos que orientam essa reestruturação. Neste sentido, destaca o conceito de interdisciplinaridade como articulador de construção de conhecimento e aprendizagem. Apresenta a metodologia interdisciplinar como instrumento que possibilita a intervenção e transformação social, a partir da interação entre educandos e educadores na escola atual e, em particular, no Ensino Médio Politécnico.Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Currículo, Ensino Politécnico.  INTERDISCIPLINARITY AND THE LEARNING PROCESS IN POLITECHNIC HIGH SCHOOLAbstract: This text aims to discuss the curricular restructuring process implemented by Rio Grande do Sul State Education Secretary as of the year 2011 and interdisciplinarity as a methodology for the construction of knowledge in the learning process. The text reflects on the key concepts that guide this restructuring process. In this respect, it highlights interdisciplinarity as a concept that allows for the construction of knowledge and learning. It also presents the interdisciplinary methodology as an instrument of intervention and social transformation based on the interaction between teachers and students in current schools and, in particular, the Polytechnic High School. Keyword: Interdisciplinarity; Curriculum; Polytechnic Education.
id EDUL-1_c64dec8a3aec3a1300ee2cd4b6665cb1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/587
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade e o processo de aprendizagem no Ensino Médio PolitécnicoEducaçãoformação de professoresprática docenteFormação de professoresEsse texto tem por objetivo discutir a reestruturação curricular implementada pela Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, a partir do ano de 2011, e a interdisciplinaridade como metodologia de construção do conhecimento nos processos de aprendizagem. O texto traz uma reflexão sobre os principais conceitos que orientam essa reestruturação. Neste sentido, destaca o conceito de interdisciplinaridade como articulador de construção de conhecimento e aprendizagem. Apresenta a metodologia interdisciplinar como instrumento que possibilita a intervenção e transformação social, a partir da interação entre educandos e educadores na escola atual e, em particular, no Ensino Médio Politécnico.Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Currículo, Ensino Politécnico.  INTERDISCIPLINARITY AND THE LEARNING PROCESS IN POLITECHNIC HIGH SCHOOLAbstract: This text aims to discuss the curricular restructuring process implemented by Rio Grande do Sul State Education Secretary as of the year 2011 and interdisciplinarity as a methodology for the construction of knowledge in the learning process. The text reflects on the key concepts that guide this restructuring process. In this respect, it highlights interdisciplinarity as a concept that allows for the construction of knowledge and learning. It also presents the interdisciplinary methodology as an instrument of intervention and social transformation based on the interaction between teachers and students in current schools and, in particular, the Polytechnic High School. Keyword: Interdisciplinarity; Curriculum; Polytechnic Education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/587REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 201-2162177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/587/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Clemildo AnacletoGonzaga, Jorge Luiz AyresAzevedo, Jose Clovis2021-03-17T21:40:16Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/587Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:40:16Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade e o processo de aprendizagem no Ensino Médio Politécnico
title Interdisciplinaridade e o processo de aprendizagem no Ensino Médio Politécnico
spellingShingle Interdisciplinaridade e o processo de aprendizagem no Ensino Médio Politécnico
Silva, Clemildo Anacleto
Educação
formação de professores
prática docente
Formação de professores
title_short Interdisciplinaridade e o processo de aprendizagem no Ensino Médio Politécnico
title_full Interdisciplinaridade e o processo de aprendizagem no Ensino Médio Politécnico
title_fullStr Interdisciplinaridade e o processo de aprendizagem no Ensino Médio Politécnico
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade e o processo de aprendizagem no Ensino Médio Politécnico
title_sort Interdisciplinaridade e o processo de aprendizagem no Ensino Médio Politécnico
author Silva, Clemildo Anacleto
author_facet Silva, Clemildo Anacleto
Gonzaga, Jorge Luiz Ayres
Azevedo, Jose Clovis
author_role author
author2 Gonzaga, Jorge Luiz Ayres
Azevedo, Jose Clovis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Clemildo Anacleto
Gonzaga, Jorge Luiz Ayres
Azevedo, Jose Clovis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
formação de professores
prática docente
Formação de professores
topic Educação
formação de professores
prática docente
Formação de professores
description Esse texto tem por objetivo discutir a reestruturação curricular implementada pela Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, a partir do ano de 2011, e a interdisciplinaridade como metodologia de construção do conhecimento nos processos de aprendizagem. O texto traz uma reflexão sobre os principais conceitos que orientam essa reestruturação. Neste sentido, destaca o conceito de interdisciplinaridade como articulador de construção de conhecimento e aprendizagem. Apresenta a metodologia interdisciplinar como instrumento que possibilita a intervenção e transformação social, a partir da interação entre educandos e educadores na escola atual e, em particular, no Ensino Médio Politécnico.Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Currículo, Ensino Politécnico.  INTERDISCIPLINARITY AND THE LEARNING PROCESS IN POLITECHNIC HIGH SCHOOLAbstract: This text aims to discuss the curricular restructuring process implemented by Rio Grande do Sul State Education Secretary as of the year 2011 and interdisciplinarity as a methodology for the construction of knowledge in the learning process. The text reflects on the key concepts that guide this restructuring process. In this respect, it highlights interdisciplinarity as a concept that allows for the construction of knowledge and learning. It also presents the interdisciplinary methodology as an instrument of intervention and social transformation based on the interaction between teachers and students in current schools and, in particular, the Polytechnic High School. Keyword: Interdisciplinarity; Curriculum; Polytechnic Education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/587
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/587/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 201-216
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352215621632