Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de OLIVEIRA, MARINA Meira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CABRAL, NATÁLIA Umá Hagge Lopes, MENEZES, DANIELLE de Almeida, BARRETO, JULIANA Jandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/601
Resumo: O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de intervenção pedagógica realizada no contexto de formação inicial de professores de Inglês, por licenciandas que participaram de um projeto de iniciação artística e cultural desenvolvido com alunos do 9º ano do colégio de aplicação de uma universidade federal. A partir da constatação de que muitos desses alunos compartilhavam crenças quanto ao monopólio linguístico e cultural do Inglês por parte de certos países, o projeto tinha como objetivo conscientizá-los sobre os diferentes status carregados pela Língua Inglesa no mundo contemporâneo (Kachru, 1992; Crystal, 1997; Seidlhofer, 2011). Para tal, o projeto visava à promoção de um diálogo com as culturas de diversos países em que o Inglês é falado, tratando de aspectos como festividades, produções artísticas, hábitos e costumes cultivados por essas comunidades plurais. Para além da análise investigativa sobre as ações pedagógicas implementadas a fim de dar conta dessa situação-problema, o trabalho discute a iniciativa de colocar as licenciandas à frente da condução do projeto, com vistas a contribuir para uma participação mais ativa e autônoma dessas professoras em formação. Todo o processo permitiu aos principais envolvidos a ampliação e diversificação de seus conhecimentos linguísticos e culturais, por meio de atividades fomentadoras do debate e da reflexão crítica, e, às licenciandas, uma maior autonomia ao longo de seu estágio.
id EDUL-1_da914014262b067e6ec5cb8a16144cfa
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/601
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadoraatividades de ensino-aprendizagemensino de línguasletramentoabordagem interdisciplinarintegração globalformação docenteautonomia didático-pedagógica.Formação de professoresensino de Língua Inglesa na Educação BásicaO objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de intervenção pedagógica realizada no contexto de formação inicial de professores de Inglês, por licenciandas que participaram de um projeto de iniciação artística e cultural desenvolvido com alunos do 9º ano do colégio de aplicação de uma universidade federal. A partir da constatação de que muitos desses alunos compartilhavam crenças quanto ao monopólio linguístico e cultural do Inglês por parte de certos países, o projeto tinha como objetivo conscientizá-los sobre os diferentes status carregados pela Língua Inglesa no mundo contemporâneo (Kachru, 1992; Crystal, 1997; Seidlhofer, 2011). Para tal, o projeto visava à promoção de um diálogo com as culturas de diversos países em que o Inglês é falado, tratando de aspectos como festividades, produções artísticas, hábitos e costumes cultivados por essas comunidades plurais. Para além da análise investigativa sobre as ações pedagógicas implementadas a fim de dar conta dessa situação-problema, o trabalho discute a iniciativa de colocar as licenciandas à frente da condução do projeto, com vistas a contribuir para uma participação mais ativa e autônoma dessas professoras em formação. Todo o processo permitiu aos principais envolvidos a ampliação e diversificação de seus conhecimentos linguísticos e culturais, por meio de atividades fomentadoras do debate e da reflexão crítica, e, às licenciandas, uma maior autonomia ao longo de seu estágio.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRelato de pesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/601REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 206-2882177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/601/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessde OLIVEIRA, MARINA MeiraCABRAL, NATÁLIA Umá Hagge LopesMENEZES, DANIELLE de AlmeidaBARRETO, JULIANA Jandre2021-03-17T21:38:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/601Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:38:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora
title Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora
spellingShingle Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora
de OLIVEIRA, MARINA Meira
atividades de ensino-aprendizagem
ensino de línguas
letramento
abordagem interdisciplinar
integração global
formação docente
autonomia didático-pedagógica.
Formação de professores
ensino de Língua Inglesa na Educação Básica
title_short Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora
title_full Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora
title_fullStr Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora
title_full_unstemmed Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora
title_sort Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora
author de OLIVEIRA, MARINA Meira
author_facet de OLIVEIRA, MARINA Meira
CABRAL, NATÁLIA Umá Hagge Lopes
MENEZES, DANIELLE de Almeida
BARRETO, JULIANA Jandre
author_role author
author2 CABRAL, NATÁLIA Umá Hagge Lopes
MENEZES, DANIELLE de Almeida
BARRETO, JULIANA Jandre
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de OLIVEIRA, MARINA Meira
CABRAL, NATÁLIA Umá Hagge Lopes
MENEZES, DANIELLE de Almeida
BARRETO, JULIANA Jandre
dc.subject.por.fl_str_mv atividades de ensino-aprendizagem
ensino de línguas
letramento
abordagem interdisciplinar
integração global
formação docente
autonomia didático-pedagógica.
Formação de professores
ensino de Língua Inglesa na Educação Básica
topic atividades de ensino-aprendizagem
ensino de línguas
letramento
abordagem interdisciplinar
integração global
formação docente
autonomia didático-pedagógica.
Formação de professores
ensino de Língua Inglesa na Educação Básica
description O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de intervenção pedagógica realizada no contexto de formação inicial de professores de Inglês, por licenciandas que participaram de um projeto de iniciação artística e cultural desenvolvido com alunos do 9º ano do colégio de aplicação de uma universidade federal. A partir da constatação de que muitos desses alunos compartilhavam crenças quanto ao monopólio linguístico e cultural do Inglês por parte de certos países, o projeto tinha como objetivo conscientizá-los sobre os diferentes status carregados pela Língua Inglesa no mundo contemporâneo (Kachru, 1992; Crystal, 1997; Seidlhofer, 2011). Para tal, o projeto visava à promoção de um diálogo com as culturas de diversos países em que o Inglês é falado, tratando de aspectos como festividades, produções artísticas, hábitos e costumes cultivados por essas comunidades plurais. Para além da análise investigativa sobre as ações pedagógicas implementadas a fim de dar conta dessa situação-problema, o trabalho discute a iniciativa de colocar as licenciandas à frente da condução do projeto, com vistas a contribuir para uma participação mais ativa e autônoma dessas professoras em formação. Todo o processo permitiu aos principais envolvidos a ampliação e diversificação de seus conhecimentos linguísticos e culturais, por meio de atividades fomentadoras do debate e da reflexão crítica, e, às licenciandas, uma maior autonomia ao longo de seu estágio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Relato de pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/601
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/601/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 206-288
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352227155968