Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/601 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de intervenção pedagógica realizada no contexto de formação inicial de professores de Inglês, por licenciandas que participaram de um projeto de iniciação artística e cultural desenvolvido com alunos do 9º ano do colégio de aplicação de uma universidade federal. A partir da constatação de que muitos desses alunos compartilhavam crenças quanto ao monopólio linguístico e cultural do Inglês por parte de certos países, o projeto tinha como objetivo conscientizá-los sobre os diferentes status carregados pela Língua Inglesa no mundo contemporâneo (Kachru, 1992; Crystal, 1997; Seidlhofer, 2011). Para tal, o projeto visava à promoção de um diálogo com as culturas de diversos países em que o Inglês é falado, tratando de aspectos como festividades, produções artísticas, hábitos e costumes cultivados por essas comunidades plurais. Para além da análise investigativa sobre as ações pedagógicas implementadas a fim de dar conta dessa situação-problema, o trabalho discute a iniciativa de colocar as licenciandas à frente da condução do projeto, com vistas a contribuir para uma participação mais ativa e autônoma dessas professoras em formação. Todo o processo permitiu aos principais envolvidos a ampliação e diversificação de seus conhecimentos linguísticos e culturais, por meio de atividades fomentadoras do debate e da reflexão crítica, e, às licenciandas, uma maior autonomia ao longo de seu estágio. |
id |
EDUL-1_da914014262b067e6ec5cb8a16144cfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/601 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadoraatividades de ensino-aprendizagemensino de línguasletramentoabordagem interdisciplinarintegração globalformação docenteautonomia didático-pedagógica.Formação de professoresensino de Língua Inglesa na Educação BásicaO objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de intervenção pedagógica realizada no contexto de formação inicial de professores de Inglês, por licenciandas que participaram de um projeto de iniciação artística e cultural desenvolvido com alunos do 9º ano do colégio de aplicação de uma universidade federal. A partir da constatação de que muitos desses alunos compartilhavam crenças quanto ao monopólio linguístico e cultural do Inglês por parte de certos países, o projeto tinha como objetivo conscientizá-los sobre os diferentes status carregados pela Língua Inglesa no mundo contemporâneo (Kachru, 1992; Crystal, 1997; Seidlhofer, 2011). Para tal, o projeto visava à promoção de um diálogo com as culturas de diversos países em que o Inglês é falado, tratando de aspectos como festividades, produções artísticas, hábitos e costumes cultivados por essas comunidades plurais. Para além da análise investigativa sobre as ações pedagógicas implementadas a fim de dar conta dessa situação-problema, o trabalho discute a iniciativa de colocar as licenciandas à frente da condução do projeto, com vistas a contribuir para uma participação mais ativa e autônoma dessas professoras em formação. Todo o processo permitiu aos principais envolvidos a ampliação e diversificação de seus conhecimentos linguísticos e culturais, por meio de atividades fomentadoras do debate e da reflexão crítica, e, às licenciandas, uma maior autonomia ao longo de seu estágio.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRelato de pesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/601REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 206-2882177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/601/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessde OLIVEIRA, MARINA MeiraCABRAL, NATÁLIA Umá Hagge LopesMENEZES, DANIELLE de AlmeidaBARRETO, JULIANA Jandre2021-03-17T21:38:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/601Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:38:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora |
title |
Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora |
spellingShingle |
Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora de OLIVEIRA, MARINA Meira atividades de ensino-aprendizagem ensino de línguas letramento abordagem interdisciplinar integração global formação docente autonomia didático-pedagógica. Formação de professores ensino de Língua Inglesa na Educação Básica |
title_short |
Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora |
title_full |
Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora |
title_fullStr |
Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora |
title_full_unstemmed |
Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora |
title_sort |
Praticando conceitos e conceituando a prática: em busca de uma experiência de estágio em Língua Inglesa transformadora |
author |
de OLIVEIRA, MARINA Meira |
author_facet |
de OLIVEIRA, MARINA Meira CABRAL, NATÁLIA Umá Hagge Lopes MENEZES, DANIELLE de Almeida BARRETO, JULIANA Jandre |
author_role |
author |
author2 |
CABRAL, NATÁLIA Umá Hagge Lopes MENEZES, DANIELLE de Almeida BARRETO, JULIANA Jandre |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de OLIVEIRA, MARINA Meira CABRAL, NATÁLIA Umá Hagge Lopes MENEZES, DANIELLE de Almeida BARRETO, JULIANA Jandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atividades de ensino-aprendizagem ensino de línguas letramento abordagem interdisciplinar integração global formação docente autonomia didático-pedagógica. Formação de professores ensino de Língua Inglesa na Educação Básica |
topic |
atividades de ensino-aprendizagem ensino de línguas letramento abordagem interdisciplinar integração global formação docente autonomia didático-pedagógica. Formação de professores ensino de Língua Inglesa na Educação Básica |
description |
O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de intervenção pedagógica realizada no contexto de formação inicial de professores de Inglês, por licenciandas que participaram de um projeto de iniciação artística e cultural desenvolvido com alunos do 9º ano do colégio de aplicação de uma universidade federal. A partir da constatação de que muitos desses alunos compartilhavam crenças quanto ao monopólio linguístico e cultural do Inglês por parte de certos países, o projeto tinha como objetivo conscientizá-los sobre os diferentes status carregados pela Língua Inglesa no mundo contemporâneo (Kachru, 1992; Crystal, 1997; Seidlhofer, 2011). Para tal, o projeto visava à promoção de um diálogo com as culturas de diversos países em que o Inglês é falado, tratando de aspectos como festividades, produções artísticas, hábitos e costumes cultivados por essas comunidades plurais. Para além da análise investigativa sobre as ações pedagógicas implementadas a fim de dar conta dessa situação-problema, o trabalho discute a iniciativa de colocar as licenciandas à frente da condução do projeto, com vistas a contribuir para uma participação mais ativa e autônoma dessas professoras em formação. Todo o processo permitiu aos principais envolvidos a ampliação e diversificação de seus conhecimentos linguísticos e culturais, por meio de atividades fomentadoras do debate e da reflexão crítica, e, às licenciandas, uma maior autonomia ao longo de seu estágio. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Relato de pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/601 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/601/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 206-288 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352227155968 |