Obtenção de produtos de defesa no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa Moreira, William
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
Texto Completo: https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4691
Resumo: Num cenário político-estratégico complexo e cambiante,o preparo da base material das Forças Armadas é um desafi o.As instituições com responsabilidades sobre a defesa nacionalnecessitam otimizar a parcela do esforço social ela destinada pelavia orçamentária. A magnitude dos recursos, a diversidade deinteresses e a força dos atores envolvidos dão às decisões dimensãopolítica. Nesse sentido, obtenções governamentais de produtos dedefesa necessitam de estrutura organizacional adequada, requeremconhecimento, competência específi ca, planejamento criteriosoe metodologia adequada, pois se processam num ambientemarcado por incertezas. No momento em que o Ministério daDefesa se empenha em colher contribuições para a elaboraçãodo Livro Branco da Defesa Nacional, o presente trabalho objetivaexplicitar questões estruturais relativas ao sistema de obtenção deprodutos de defesa no Brasil, as transformações que vêm sendoobservadas e as razões que levam à opção por um modelo integradoe centralizado. Adicionalmente, serão abordados os desafi os paraa absorção de novas tecnologias, requisito para elevar o país dacategoria de mero comprador de armas a parceiro estratégico nodesenvolvimento e produção de tecnologias avançadas.
id EGN_aab302cf4bccf4c68077cd193ed3abc5
oai_identifier_str oai:ojs3.localhost:article/4691
network_acronym_str EGN
network_name_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling Obtenção de produtos de defesa no Brasilprodutos de defesacompras governamentaistransferência de tecnologiacerceamento tecnológicolivro brancoNum cenário político-estratégico complexo e cambiante,o preparo da base material das Forças Armadas é um desafi o.As instituições com responsabilidades sobre a defesa nacionalnecessitam otimizar a parcela do esforço social ela destinada pelavia orçamentária. A magnitude dos recursos, a diversidade deinteresses e a força dos atores envolvidos dão às decisões dimensãopolítica. Nesse sentido, obtenções governamentais de produtos dedefesa necessitam de estrutura organizacional adequada, requeremconhecimento, competência específi ca, planejamento criteriosoe metodologia adequada, pois se processam num ambientemarcado por incertezas. No momento em que o Ministério daDefesa se empenha em colher contribuições para a elaboraçãodo Livro Branco da Defesa Nacional, o presente trabalho objetivaexplicitar questões estruturais relativas ao sistema de obtenção deprodutos de defesa no Brasil, as transformações que vêm sendoobservadas e as razões que levam à opção por um modelo integradoe centralizado. Adicionalmente, serão abordados os desafi os paraa absorção de novas tecnologias, requisito para elevar o país dacategoria de mero comprador de armas a parceiro estratégico nodesenvolvimento e produção de tecnologias avançadas.Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP2023-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4691Revista da EGN; v. 17 n. 1 (2011): Revista da Escola de Guerra Naval; 127-1492359-30751809-3191reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)instname:Escola de Guerra Naval (EGN)instacron:EGNporhttps://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4691/4534Copyright (c) 2023 Revista da EGNinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa Moreira, William2023-08-17T16:53:07Zoai:ojs3.localhost:article/4691Revistahttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegnPUBhttps://www.revistadaegn.com.br/index.php/revistadaegn/oai||egn.revista@marinha.mil.br2359-30751809-3191opendoar:2023-08-17T16:53:07Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)false
dc.title.none.fl_str_mv Obtenção de produtos de defesa no Brasil
title Obtenção de produtos de defesa no Brasil
spellingShingle Obtenção de produtos de defesa no Brasil
de Sousa Moreira, William
produtos de defesa
compras governamentais
transferência de tecnologia
cerceamento tecnológico
livro branco
title_short Obtenção de produtos de defesa no Brasil
title_full Obtenção de produtos de defesa no Brasil
title_fullStr Obtenção de produtos de defesa no Brasil
title_full_unstemmed Obtenção de produtos de defesa no Brasil
title_sort Obtenção de produtos de defesa no Brasil
author de Sousa Moreira, William
author_facet de Sousa Moreira, William
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa Moreira, William
dc.subject.por.fl_str_mv produtos de defesa
compras governamentais
transferência de tecnologia
cerceamento tecnológico
livro branco
topic produtos de defesa
compras governamentais
transferência de tecnologia
cerceamento tecnológico
livro branco
description Num cenário político-estratégico complexo e cambiante,o preparo da base material das Forças Armadas é um desafi o.As instituições com responsabilidades sobre a defesa nacionalnecessitam otimizar a parcela do esforço social ela destinada pelavia orçamentária. A magnitude dos recursos, a diversidade deinteresses e a força dos atores envolvidos dão às decisões dimensãopolítica. Nesse sentido, obtenções governamentais de produtos dedefesa necessitam de estrutura organizacional adequada, requeremconhecimento, competência específi ca, planejamento criteriosoe metodologia adequada, pois se processam num ambientemarcado por incertezas. No momento em que o Ministério daDefesa se empenha em colher contribuições para a elaboraçãodo Livro Branco da Defesa Nacional, o presente trabalho objetivaexplicitar questões estruturais relativas ao sistema de obtenção deprodutos de defesa no Brasil, as transformações que vêm sendoobservadas e as razões que levam à opção por um modelo integradoe centralizado. Adicionalmente, serão abordados os desafi os paraa absorção de novas tecnologias, requisito para elevar o país dacategoria de mero comprador de armas a parceiro estratégico nodesenvolvimento e produção de tecnologias avançadas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4691
url https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/4691/4534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista da EGN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
publisher.none.fl_str_mv Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação - SPP
dc.source.none.fl_str_mv Revista da EGN; v. 17 n. 1 (2011): Revista da Escola de Guerra Naval; 127-149
2359-3075
1809-3191
reponame:Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
instname:Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron:EGN
instname_str Escola de Guerra Naval (EGN)
instacron_str EGN
institution EGN
reponame_str Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
collection Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Guerra Naval (Ed. Português. Online) - Escola de Guerra Naval (EGN)
repository.mail.fl_str_mv ||egn.revista@marinha.mil.br
_version_ 1797231679246434304