Potencial da IG da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, J. M. L. de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CARTAXO, C. B. da C., NÓBREGA, M. de S., ALVES, P. A. de O., SILVA, F. de A. C., NOBRE, I.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013670
Resumo: Indicações Geográficas (IG) qualificam produtos e serviços por apresentarem características genuínas que os vinculam à região de produção. A farinha constitui um dos principais derivados da mandioca, apresentando particularidades em função da cultura local e do acesso às tecnologias. O objetivo deste trabalho foi demonstrar o potencial de IG da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul/AC. Para tanto, realizou-se uma análise bibliográfica sobre IG?s; revisão de questionários e resultados de pesquisas realizadas pela Embrapa Acre e parceiros com produtores familiares do Território da Cidadania do Vale do Juruá/Acre; pesquisas em jornais antigos; e relatos utilizando a metodologia do INRC. A farinha de Cruzeiro do Sul apresenta sabor diferenciado, levemente adocicado e textura granulada. O produto é classificado como do Subgrupo Bijusada, Classe amarela e Tipo Único. A farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul apresenta grande potencial para se constituir na primeira Indicação Geográfica por Procedência, da Amazônia.
id EMBR_3bd0460e1f918bc006b974b58311f006
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1013670
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Potencial da IG da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul.Produção artesanalIndicação geográficaVale do JuruáTerritório da CidadaniaCruzeiro do Sul (AC)AcreWestern AmazonAmazônia OcidentalAmazonia OccidentalTecnología tradicionalDenominación de origen protegidaHarina de yucaMandiocaManihot esculentaFarinhaProduçãoProcedênciaCassava flourTraditional technologyProvenanceProtected designation of originIndicações Geográficas (IG) qualificam produtos e serviços por apresentarem características genuínas que os vinculam à região de produção. A farinha constitui um dos principais derivados da mandioca, apresentando particularidades em função da cultura local e do acesso às tecnologias. O objetivo deste trabalho foi demonstrar o potencial de IG da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul/AC. Para tanto, realizou-se uma análise bibliográfica sobre IG?s; revisão de questionários e resultados de pesquisas realizadas pela Embrapa Acre e parceiros com produtores familiares do Território da Cidadania do Vale do Juruá/Acre; pesquisas em jornais antigos; e relatos utilizando a metodologia do INRC. A farinha de Cruzeiro do Sul apresenta sabor diferenciado, levemente adocicado e textura granulada. O produto é classificado como do Subgrupo Bijusada, Classe amarela e Tipo Único. A farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul apresenta grande potencial para se constituir na primeira Indicação Geográfica por Procedência, da Amazônia.Trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Prospecção Tecnológica e II Workshop de Propriedade Intelectual.JOANA MARIA LEITE DE SOUZA, CPAF-AC; CLEISA BRASIL DA CUNHA CARTAXO, CPAF-AC; Murielly de Sousa Nóbrega; Palmira Antônia de Oliveira Alves; FRANCISCO DE ASSIS CORREA SILVA, CPAF-AC; Irineida Nobre.SOUZA, J. M. L. deCARTAXO, C. B. da C.NÓBREGA, M. de S.ALVES, P. A. de O.SILVA, F. de A. C.NOBRE, I.2015-04-16T11:11:11Z2015-04-16T11:11:11Z2015-04-1620152018-01-23T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Prospecção, Salvador, v. 8, n. 1, p. 182-191, 2015.1983-1358 (impresso) / 2317-0026 (online)http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T02:42:29Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1013670Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T02:42:29falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T02:42:29Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial da IG da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul.
title Potencial da IG da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul.
spellingShingle Potencial da IG da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul.
SOUZA, J. M. L. de
Produção artesanal
Indicação geográfica
Vale do Juruá
Território da Cidadania
Cruzeiro do Sul (AC)
Acre
Western Amazon
Amazônia Ocidental
Amazonia Occidental
Tecnología tradicional
Denominación de origen protegida
Harina de yuca
Mandioca
Manihot esculenta
Farinha
Produção
Procedência
Cassava flour
Traditional technology
Provenance
Protected designation of origin
title_short Potencial da IG da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul.
title_full Potencial da IG da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul.
title_fullStr Potencial da IG da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul.
title_full_unstemmed Potencial da IG da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul.
title_sort Potencial da IG da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul.
author SOUZA, J. M. L. de
author_facet SOUZA, J. M. L. de
CARTAXO, C. B. da C.
NÓBREGA, M. de S.
ALVES, P. A. de O.
SILVA, F. de A. C.
NOBRE, I.
author_role author
author2 CARTAXO, C. B. da C.
NÓBREGA, M. de S.
ALVES, P. A. de O.
SILVA, F. de A. C.
NOBRE, I.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOANA MARIA LEITE DE SOUZA, CPAF-AC; CLEISA BRASIL DA CUNHA CARTAXO, CPAF-AC; Murielly de Sousa Nóbrega; Palmira Antônia de Oliveira Alves; FRANCISCO DE ASSIS CORREA SILVA, CPAF-AC; Irineida Nobre.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, J. M. L. de
CARTAXO, C. B. da C.
NÓBREGA, M. de S.
ALVES, P. A. de O.
SILVA, F. de A. C.
NOBRE, I.
dc.subject.por.fl_str_mv Produção artesanal
Indicação geográfica
Vale do Juruá
Território da Cidadania
Cruzeiro do Sul (AC)
Acre
Western Amazon
Amazônia Ocidental
Amazonia Occidental
Tecnología tradicional
Denominación de origen protegida
Harina de yuca
Mandioca
Manihot esculenta
Farinha
Produção
Procedência
Cassava flour
Traditional technology
Provenance
Protected designation of origin
topic Produção artesanal
Indicação geográfica
Vale do Juruá
Território da Cidadania
Cruzeiro do Sul (AC)
Acre
Western Amazon
Amazônia Ocidental
Amazonia Occidental
Tecnología tradicional
Denominación de origen protegida
Harina de yuca
Mandioca
Manihot esculenta
Farinha
Produção
Procedência
Cassava flour
Traditional technology
Provenance
Protected designation of origin
description Indicações Geográficas (IG) qualificam produtos e serviços por apresentarem características genuínas que os vinculam à região de produção. A farinha constitui um dos principais derivados da mandioca, apresentando particularidades em função da cultura local e do acesso às tecnologias. O objetivo deste trabalho foi demonstrar o potencial de IG da farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul/AC. Para tanto, realizou-se uma análise bibliográfica sobre IG?s; revisão de questionários e resultados de pesquisas realizadas pela Embrapa Acre e parceiros com produtores familiares do Território da Cidadania do Vale do Juruá/Acre; pesquisas em jornais antigos; e relatos utilizando a metodologia do INRC. A farinha de Cruzeiro do Sul apresenta sabor diferenciado, levemente adocicado e textura granulada. O produto é classificado como do Subgrupo Bijusada, Classe amarela e Tipo Único. A farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul apresenta grande potencial para se constituir na primeira Indicação Geográfica por Procedência, da Amazônia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-16T11:11:11Z
2015-04-16T11:11:11Z
2015-04-16
2015
2018-01-23T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 8, n. 1, p. 182-191, 2015.
1983-1358 (impresso) / 2317-0026 (online)
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013670
identifier_str_mv Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 8, n. 1, p. 182-191, 2015.
1983-1358 (impresso) / 2317-0026 (online)
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503419690483712