Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAULA, V. M. de A. de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: SANTOS, M. A. O., SILVA, G. V. da, SOARES, F. I. L., SILVA, M. da L. D. L., MARTORANO, L. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157685
Resumo: Alenquer apresenta características singulares para a construção de uma marca local. No entanto, a gestão turística enfrenta desafios que limitam seu pleno potencial. O propósito deste estudo é identificar os obstáculos à implementação de uma estratégia de branding eficaz, que possa posicionar as atrações turísticas locais como impulsionadoras do desenvolvimento. Metodologicamente, conduzimos uma pesquisa descritiva documental. A análise dos resultados revela que a falta de coordenação limita o desenvolvimento de parcerias entre os setores público e privado e os munícipes. Torna-se evidente a necessidade premente de adotar uma abordagem harmoniosa e estratégica na gestão do turismo, visando à construção de uma marca envolvente e sustentável. Portanto, é imperativo aprofundar os estudos que abordem o impacto econômico e social do turismo em Alenquer.
id EMBR_ee60082c4e10bb7c4ec2a3a2dc53ec60
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1157685
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA).Gestão de turismoPlanejamento turísticoEstratégias de BrandingCoordenação públicaAlenquer apresenta características singulares para a construção de uma marca local. No entanto, a gestão turística enfrenta desafios que limitam seu pleno potencial. O propósito deste estudo é identificar os obstáculos à implementação de uma estratégia de branding eficaz, que possa posicionar as atrações turísticas locais como impulsionadoras do desenvolvimento. Metodologicamente, conduzimos uma pesquisa descritiva documental. A análise dos resultados revela que a falta de coordenação limita o desenvolvimento de parcerias entre os setores público e privado e os munícipes. Torna-se evidente a necessidade premente de adotar uma abordagem harmoniosa e estratégica na gestão do turismo, visando à construção de uma marca envolvente e sustentável. Portanto, é imperativo aprofundar os estudos que abordem o impacto econômico e social do turismo em Alenquer.VANESSA MIRANDA DE ARAÚJO DE PAULA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; MARCO AURÉLIO OLIVEIRA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; GLAUCE VITOR DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; FRANCISCO IGO LEITE SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; MARIA DA LUZ DUARTE LEITE SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU.PAULA, V. M. de A. deSANTOS, M. A. O.SILVA, G. V. daSOARES, F. I. L.SILVA, M. da L. D. L.MARTORANO, L. G.2023-11-01T19:36:19Z2023-11-01T19:36:19Z2023-11-012023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInternational Journal of Scientific Management and Tourism, Curitiba, v. 9, n. 6, p. 3509-3530, 2023.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/115768510.55905/ijsmtv9n6-015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-11-01T19:36:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1157685Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-11-01T19:36:19falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-11-01T19:36:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA).
title Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA).
spellingShingle Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA).
PAULA, V. M. de A. de
Gestão de turismo
Planejamento turístico
Estratégias de Branding
Coordenação pública
title_short Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA).
title_full Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA).
title_fullStr Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA).
title_full_unstemmed Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA).
title_sort Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA).
author PAULA, V. M. de A. de
author_facet PAULA, V. M. de A. de
SANTOS, M. A. O.
SILVA, G. V. da
SOARES, F. I. L.
SILVA, M. da L. D. L.
MARTORANO, L. G.
author_role author
author2 SANTOS, M. A. O.
SILVA, G. V. da
SOARES, F. I. L.
SILVA, M. da L. D. L.
MARTORANO, L. G.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv VANESSA MIRANDA DE ARAÚJO DE PAULA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; MARCO AURÉLIO OLIVEIRA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; GLAUCE VITOR DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; FRANCISCO IGO LEITE SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; MARIA DA LUZ DUARTE LEITE SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv PAULA, V. M. de A. de
SANTOS, M. A. O.
SILVA, G. V. da
SOARES, F. I. L.
SILVA, M. da L. D. L.
MARTORANO, L. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de turismo
Planejamento turístico
Estratégias de Branding
Coordenação pública
topic Gestão de turismo
Planejamento turístico
Estratégias de Branding
Coordenação pública
description Alenquer apresenta características singulares para a construção de uma marca local. No entanto, a gestão turística enfrenta desafios que limitam seu pleno potencial. O propósito deste estudo é identificar os obstáculos à implementação de uma estratégia de branding eficaz, que possa posicionar as atrações turísticas locais como impulsionadoras do desenvolvimento. Metodologicamente, conduzimos uma pesquisa descritiva documental. A análise dos resultados revela que a falta de coordenação limita o desenvolvimento de parcerias entre os setores público e privado e os munícipes. Torna-se evidente a necessidade premente de adotar uma abordagem harmoniosa e estratégica na gestão do turismo, visando à construção de uma marca envolvente e sustentável. Portanto, é imperativo aprofundar os estudos que abordem o impacto econômico e social do turismo em Alenquer.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-01T19:36:19Z
2023-11-01T19:36:19Z
2023-11-01
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv International Journal of Scientific Management and Tourism, Curitiba, v. 9, n. 6, p. 3509-3530, 2023.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157685
10.55905/ijsmtv9n6-015
identifier_str_mv International Journal of Scientific Management and Tourism, Curitiba, v. 9, n. 6, p. 3509-3530, 2023.
10.55905/ijsmtv9n6-015
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503551329763328