Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157685 |
Resumo: | Alenquer apresenta características singulares para a construção de uma marca local. No entanto, a gestão turística enfrenta desafios que limitam seu pleno potencial. O propósito deste estudo é identificar os obstáculos à implementação de uma estratégia de branding eficaz, que possa posicionar as atrações turísticas locais como impulsionadoras do desenvolvimento. Metodologicamente, conduzimos uma pesquisa descritiva documental. A análise dos resultados revela que a falta de coordenação limita o desenvolvimento de parcerias entre os setores público e privado e os munícipes. Torna-se evidente a necessidade premente de adotar uma abordagem harmoniosa e estratégica na gestão do turismo, visando à construção de uma marca envolvente e sustentável. Portanto, é imperativo aprofundar os estudos que abordem o impacto econômico e social do turismo em Alenquer. |
id |
EMBR_ee60082c4e10bb7c4ec2a3a2dc53ec60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1157685 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA).Gestão de turismoPlanejamento turísticoEstratégias de BrandingCoordenação públicaAlenquer apresenta características singulares para a construção de uma marca local. No entanto, a gestão turística enfrenta desafios que limitam seu pleno potencial. O propósito deste estudo é identificar os obstáculos à implementação de uma estratégia de branding eficaz, que possa posicionar as atrações turísticas locais como impulsionadoras do desenvolvimento. Metodologicamente, conduzimos uma pesquisa descritiva documental. A análise dos resultados revela que a falta de coordenação limita o desenvolvimento de parcerias entre os setores público e privado e os munícipes. Torna-se evidente a necessidade premente de adotar uma abordagem harmoniosa e estratégica na gestão do turismo, visando à construção de uma marca envolvente e sustentável. Portanto, é imperativo aprofundar os estudos que abordem o impacto econômico e social do turismo em Alenquer.VANESSA MIRANDA DE ARAÚJO DE PAULA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; MARCO AURÉLIO OLIVEIRA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; GLAUCE VITOR DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; FRANCISCO IGO LEITE SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; MARIA DA LUZ DUARTE LEITE SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU.PAULA, V. M. de A. deSANTOS, M. A. O.SILVA, G. V. daSOARES, F. I. L.SILVA, M. da L. D. L.MARTORANO, L. G.2023-11-01T19:36:19Z2023-11-01T19:36:19Z2023-11-012023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInternational Journal of Scientific Management and Tourism, Curitiba, v. 9, n. 6, p. 3509-3530, 2023.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/115768510.55905/ijsmtv9n6-015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-11-01T19:36:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1157685Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-11-01T19:36:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA). |
title |
Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA). |
spellingShingle |
Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA). PAULA, V. M. de A. de Gestão de turismo Planejamento turístico Estratégias de Branding Coordenação pública |
title_short |
Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA). |
title_full |
Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA). |
title_fullStr |
Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA). |
title_full_unstemmed |
Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA). |
title_sort |
Place branding e desenvolvimento local: desafios estratégicos para promoção do turismo em Alenquer (PA). |
author |
PAULA, V. M. de A. de |
author_facet |
PAULA, V. M. de A. de SANTOS, M. A. O. SILVA, G. V. da SOARES, F. I. L. SILVA, M. da L. D. L. MARTORANO, L. G. |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, M. A. O. SILVA, G. V. da SOARES, F. I. L. SILVA, M. da L. D. L. MARTORANO, L. G. |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
VANESSA MIRANDA DE ARAÚJO DE PAULA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; MARCO AURÉLIO OLIVEIRA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; GLAUCE VITOR DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; FRANCISCO IGO LEITE SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; MARIA DA LUZ DUARTE LEITE SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PAULA, V. M. de A. de SANTOS, M. A. O. SILVA, G. V. da SOARES, F. I. L. SILVA, M. da L. D. L. MARTORANO, L. G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de turismo Planejamento turístico Estratégias de Branding Coordenação pública |
topic |
Gestão de turismo Planejamento turístico Estratégias de Branding Coordenação pública |
description |
Alenquer apresenta características singulares para a construção de uma marca local. No entanto, a gestão turística enfrenta desafios que limitam seu pleno potencial. O propósito deste estudo é identificar os obstáculos à implementação de uma estratégia de branding eficaz, que possa posicionar as atrações turísticas locais como impulsionadoras do desenvolvimento. Metodologicamente, conduzimos uma pesquisa descritiva documental. A análise dos resultados revela que a falta de coordenação limita o desenvolvimento de parcerias entre os setores público e privado e os munícipes. Torna-se evidente a necessidade premente de adotar uma abordagem harmoniosa e estratégica na gestão do turismo, visando à construção de uma marca envolvente e sustentável. Portanto, é imperativo aprofundar os estudos que abordem o impacto econômico e social do turismo em Alenquer. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-01T19:36:19Z 2023-11-01T19:36:19Z 2023-11-01 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
International Journal of Scientific Management and Tourism, Curitiba, v. 9, n. 6, p. 3509-3530, 2023. http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157685 10.55905/ijsmtv9n6-015 |
identifier_str_mv |
International Journal of Scientific Management and Tourism, Curitiba, v. 9, n. 6, p. 3509-3530, 2023. 10.55905/ijsmtv9n6-015 |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1157685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1817695685032542208 |