A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS: REPERCUSSÕES E TENSÕES DA LEI E DAS DIRETRIZES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Esmat |
Texto Completo: | http://esmat.tjto.jus.br/publicacoes/index.php/revista_esmat/article/view/85 |
Resumo: | A Lei nº 10.639/03 tornou obrigatória a inclusão de história da África e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, dela derivada, motivou um movimento pela busca de formação dos professores e pela reformulação e/ou adaptação dos projetos políticos pedagógicos das escolas. O objetivo do texto é o de refletir sobre esse impacto ou as possíveis mudanças no projeto político-pedagógico, bem como os materiais disponibilizados nas bibliotecas e as questões ligadas às religiões de matriz africana nas escolas municipais de ensino fundamental, da cidade de Palmas/TO. |
id |
ESMAT_6cb4e616d903c489c736edb897ce4669 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.esmat.tjto.jus.br:article/85 |
network_acronym_str |
ESMAT |
network_name_str |
Revista Esmat |
repository_id_str |
|
spelling |
A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS: REPERCUSSÕES E TENSÕES DA LEI E DAS DIRETRIZESLei nº 10639/03História e Cultura Afro-BrasileiraReligião de matriz africanaA Lei nº 10.639/03 tornou obrigatória a inclusão de história da África e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, dela derivada, motivou um movimento pela busca de formação dos professores e pela reformulação e/ou adaptação dos projetos políticos pedagógicos das escolas. O objetivo do texto é o de refletir sobre esse impacto ou as possíveis mudanças no projeto político-pedagógico, bem como os materiais disponibilizados nas bibliotecas e as questões ligadas às religiões de matriz africana nas escolas municipais de ensino fundamental, da cidade de Palmas/TO.ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TOCANTINENSE - ESMAT2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://esmat.tjto.jus.br/publicacoes/index.php/revista_esmat/article/view/8510.34060/reesmat.v4i4.85ESMAT Magazine; Vol. 4 No. 4 (2012); 67-93REVISTA ESMAT; v. 4 n. 4 (2012); 67-932447-98962177-036010.34060/reesmat.v4i4reponame:Revista Esmatinstname:Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT)instacron:ESMATporhttp://esmat.tjto.jus.br/publicacoes/index.php/revista_esmat/article/view/85/91Copyright (c) 2016 REVISTA ESMATinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana LúciaCardoso, Inara Fernanda Luiz2020-01-24T16:31:27Zoai:ojs.esmat.tjto.jus.br:article/85Revistahttp://esmat.tjto.jus.br/publicacoes/index.php/revista_esmat/indexPUBhttp://esmat.tjto.jus.br/publicacoes/index.php/revista_esmat/oai||revistaesmat@tjto.jus.br2447-98962177-0360opendoar:2020-01-24T16:31:27Revista Esmat - Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS: REPERCUSSÕES E TENSÕES DA LEI E DAS DIRETRIZES |
title |
A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS: REPERCUSSÕES E TENSÕES DA LEI E DAS DIRETRIZES |
spellingShingle |
A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS: REPERCUSSÕES E TENSÕES DA LEI E DAS DIRETRIZES Pereira, Ana Lúcia Lei nº 10639/03 História e Cultura Afro-Brasileira Religião de matriz africana |
title_short |
A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS: REPERCUSSÕES E TENSÕES DA LEI E DAS DIRETRIZES |
title_full |
A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS: REPERCUSSÕES E TENSÕES DA LEI E DAS DIRETRIZES |
title_fullStr |
A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS: REPERCUSSÕES E TENSÕES DA LEI E DAS DIRETRIZES |
title_full_unstemmed |
A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS: REPERCUSSÕES E TENSÕES DA LEI E DAS DIRETRIZES |
title_sort |
A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PALMAS – TOCANTINS: REPERCUSSÕES E TENSÕES DA LEI E DAS DIRETRIZES |
author |
Pereira, Ana Lúcia |
author_facet |
Pereira, Ana Lúcia Cardoso, Inara Fernanda Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Inara Fernanda Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Lúcia Cardoso, Inara Fernanda Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lei nº 10639/03 História e Cultura Afro-Brasileira Religião de matriz africana |
topic |
Lei nº 10639/03 História e Cultura Afro-Brasileira Religião de matriz africana |
description |
A Lei nº 10.639/03 tornou obrigatória a inclusão de história da África e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, dela derivada, motivou um movimento pela busca de formação dos professores e pela reformulação e/ou adaptação dos projetos políticos pedagógicos das escolas. O objetivo do texto é o de refletir sobre esse impacto ou as possíveis mudanças no projeto político-pedagógico, bem como os materiais disponibilizados nas bibliotecas e as questões ligadas às religiões de matriz africana nas escolas municipais de ensino fundamental, da cidade de Palmas/TO. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://esmat.tjto.jus.br/publicacoes/index.php/revista_esmat/article/view/85 10.34060/reesmat.v4i4.85 |
url |
http://esmat.tjto.jus.br/publicacoes/index.php/revista_esmat/article/view/85 |
identifier_str_mv |
10.34060/reesmat.v4i4.85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://esmat.tjto.jus.br/publicacoes/index.php/revista_esmat/article/view/85/91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ESMAT info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ESMAT |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TOCANTINENSE - ESMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TOCANTINENSE - ESMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
ESMAT Magazine; Vol. 4 No. 4 (2012); 67-93 REVISTA ESMAT; v. 4 n. 4 (2012); 67-93 2447-9896 2177-0360 10.34060/reesmat.v4i4 reponame:Revista Esmat instname:Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) instacron:ESMAT |
instname_str |
Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) |
instacron_str |
ESMAT |
institution |
ESMAT |
reponame_str |
Revista Esmat |
collection |
Revista Esmat |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Esmat - Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaesmat@tjto.jus.br |
_version_ |
1809282622461837312 |