Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/242 |
Resumo: | O presente artigo analisa como as empresas adotam temas acerca da responsabilidade social, cidadania e ativismos como estratégia mercadológica para construir a imagem de suas marcas, numa tentativa de atração e fidelização dos consumidores. Para tal, focamos na construção da marca Itaú, que, ao longo dos anos, foi se afastando da retórica que enfatizava a tecnologia presente em seus produtos e serviços, para se aproximar de causas reivindicadas por movimentos sociais. De forma mais precisa, nossa análise recai sobre as associações entre o sujeito neoliberal e o protagonismo feminino a partir do programa “Itaú Mulher Empreendedora”. O corpus de análise consistiu na plataforma digital do programa e nos materiais ali presentes, nos quais se pode observar que a mulher empreendedora que reforça a marca Itaú passa por diversas características do discurso do sujeito neoliberal. É uma mulher que inova, se reinventa, se reergue, busca seus sonhos. Assim, o programa busca associar o Itaú ao protagonismo feminino e ao empreendedorismo, ao mesmo tempo em que oferece às clientes financiamentos e demais operações de crédito. |
id |
ESPM-4_08f059d37ce71a0e81df2dc7f97eb0e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/242 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca ItaúO presente artigo analisa como as empresas adotam temas acerca da responsabilidade social, cidadania e ativismos como estratégia mercadológica para construir a imagem de suas marcas, numa tentativa de atração e fidelização dos consumidores. Para tal, focamos na construção da marca Itaú, que, ao longo dos anos, foi se afastando da retórica que enfatizava a tecnologia presente em seus produtos e serviços, para se aproximar de causas reivindicadas por movimentos sociais. De forma mais precisa, nossa análise recai sobre as associações entre o sujeito neoliberal e o protagonismo feminino a partir do programa “Itaú Mulher Empreendedora”. O corpus de análise consistiu na plataforma digital do programa e nos materiais ali presentes, nos quais se pode observar que a mulher empreendedora que reforça a marca Itaú passa por diversas características do discurso do sujeito neoliberal. É uma mulher que inova, se reinventa, se reergue, busca seus sonhos. Assim, o programa busca associar o Itaú ao protagonismo feminino e ao empreendedorismo, ao mesmo tempo em que oferece às clientes financiamentos e demais operações de crédito.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/24210.22398/2525-2828.41257-71Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 12 (2019); 57-71Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 12 (2019); 57-712525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/242/pdfCopyright (c) 2019 Carolina Fabris Ferreira, Bruno Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Carolina FabrisVasconcelos, Bruno2019-12-11T09:26:23Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/242Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-12-11T09:26:23Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú |
title |
Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú |
spellingShingle |
Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú Ferreira, Carolina Fabris |
title_short |
Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú |
title_full |
Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú |
title_fullStr |
Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú |
title_full_unstemmed |
Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú |
title_sort |
Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú |
author |
Ferreira, Carolina Fabris |
author_facet |
Ferreira, Carolina Fabris Vasconcelos, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Bruno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carolina Fabris Vasconcelos, Bruno |
description |
O presente artigo analisa como as empresas adotam temas acerca da responsabilidade social, cidadania e ativismos como estratégia mercadológica para construir a imagem de suas marcas, numa tentativa de atração e fidelização dos consumidores. Para tal, focamos na construção da marca Itaú, que, ao longo dos anos, foi se afastando da retórica que enfatizava a tecnologia presente em seus produtos e serviços, para se aproximar de causas reivindicadas por movimentos sociais. De forma mais precisa, nossa análise recai sobre as associações entre o sujeito neoliberal e o protagonismo feminino a partir do programa “Itaú Mulher Empreendedora”. O corpus de análise consistiu na plataforma digital do programa e nos materiais ali presentes, nos quais se pode observar que a mulher empreendedora que reforça a marca Itaú passa por diversas características do discurso do sujeito neoliberal. É uma mulher que inova, se reinventa, se reergue, busca seus sonhos. Assim, o programa busca associar o Itaú ao protagonismo feminino e ao empreendedorismo, ao mesmo tempo em que oferece às clientes financiamentos e demais operações de crédito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/242 10.22398/2525-2828.41257-71 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/242 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.41257-71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/242/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Carolina Fabris Ferreira, Bruno Vasconcelos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Carolina Fabris Ferreira, Bruno Vasconcelos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 12 (2019); 57-71 Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 12 (2019); 57-71 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231689208954880 |