Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carolina Fabris
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vasconcelos, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/242
Resumo: O presente artigo analisa como as empresas adotam temas acerca da responsabilidade social, cidadania e ativismos como estratégia mercadológica para construir a imagem de suas marcas, numa tentativa de atração e fidelização dos consumidores. Para tal, focamos na construção da marca Itaú, que, ao longo dos anos, foi se afastando da retórica que enfatizava a tecnologia presente em seus produtos e serviços, para se aproximar de causas reivindicadas por movimentos sociais. De forma mais precisa, nossa análise recai sobre as associações entre o sujeito neoliberal e o protagonismo feminino a partir do programa “Itaú Mulher Empreendedora”. O corpus de análise consistiu na plataforma digital do programa e nos materiais ali presentes, nos quais se pode observar que a mulher empreendedora que reforça a marca Itaú passa por diversas características do discurso do sujeito neoliberal. É uma mulher que inova, se reinventa, se reergue, busca seus sonhos. Assim, o programa busca associar o Itaú ao protagonismo feminino e ao empreendedorismo, ao mesmo tempo em que oferece às clientes financiamentos e demais operações de crédito.
id ESPM-4_08f059d37ce71a0e81df2dc7f97eb0e1
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/242
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca ItaúO presente artigo analisa como as empresas adotam temas acerca da responsabilidade social, cidadania e ativismos como estratégia mercadológica para construir a imagem de suas marcas, numa tentativa de atração e fidelização dos consumidores. Para tal, focamos na construção da marca Itaú, que, ao longo dos anos, foi se afastando da retórica que enfatizava a tecnologia presente em seus produtos e serviços, para se aproximar de causas reivindicadas por movimentos sociais. De forma mais precisa, nossa análise recai sobre as associações entre o sujeito neoliberal e o protagonismo feminino a partir do programa “Itaú Mulher Empreendedora”. O corpus de análise consistiu na plataforma digital do programa e nos materiais ali presentes, nos quais se pode observar que a mulher empreendedora que reforça a marca Itaú passa por diversas características do discurso do sujeito neoliberal. É uma mulher que inova, se reinventa, se reergue, busca seus sonhos. Assim, o programa busca associar o Itaú ao protagonismo feminino e ao empreendedorismo, ao mesmo tempo em que oferece às clientes financiamentos e demais operações de crédito.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/24210.22398/2525-2828.41257-71Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 12 (2019); 57-71Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 12 (2019); 57-712525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/242/pdfCopyright (c) 2019 Carolina Fabris Ferreira, Bruno Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Carolina FabrisVasconcelos, Bruno2019-12-11T09:26:23Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/242Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-12-11T09:26:23Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú
title Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú
spellingShingle Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú
Ferreira, Carolina Fabris
title_short Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú
title_full Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú
title_fullStr Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú
title_full_unstemmed Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú
title_sort Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú
author Ferreira, Carolina Fabris
author_facet Ferreira, Carolina Fabris
Vasconcelos, Bruno
author_role author
author2 Vasconcelos, Bruno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carolina Fabris
Vasconcelos, Bruno
description O presente artigo analisa como as empresas adotam temas acerca da responsabilidade social, cidadania e ativismos como estratégia mercadológica para construir a imagem de suas marcas, numa tentativa de atração e fidelização dos consumidores. Para tal, focamos na construção da marca Itaú, que, ao longo dos anos, foi se afastando da retórica que enfatizava a tecnologia presente em seus produtos e serviços, para se aproximar de causas reivindicadas por movimentos sociais. De forma mais precisa, nossa análise recai sobre as associações entre o sujeito neoliberal e o protagonismo feminino a partir do programa “Itaú Mulher Empreendedora”. O corpus de análise consistiu na plataforma digital do programa e nos materiais ali presentes, nos quais se pode observar que a mulher empreendedora que reforça a marca Itaú passa por diversas características do discurso do sujeito neoliberal. É uma mulher que inova, se reinventa, se reergue, busca seus sonhos. Assim, o programa busca associar o Itaú ao protagonismo feminino e ao empreendedorismo, ao mesmo tempo em que oferece às clientes financiamentos e demais operações de crédito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/242
10.22398/2525-2828.41257-71
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/242
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.41257-71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/242/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Carolina Fabris Ferreira, Bruno Vasconcelos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Carolina Fabris Ferreira, Bruno Vasconcelos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 12 (2019); 57-71
Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 12 (2019); 57-71
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689208954880