Viva a chuva: um estudo dos mecanismos publicitários de persuasão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
DOI: | 10.22398/2525-2828.2439-51 |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/94 |
Resumo: | Persuasão é um tema central na publicidade, no meio profissional e no meio acadêmico. O presente artigo analisa um anúncio do Shopping Mueller de Joinville, situado nessa que é a maior cidade de Santa Catarina. A análise busca identificar e descrever os mecanismos de convencimento inscritos no anúncio. Isso é feito a partir de um quadro teórico que conjuga conceitos de psicologia social e de semiótica. Em um primeiro momento, busca-se identificar os componentes psicossociais da estratégia persuasiva do anúncio. Para em seguida descrever semioticamente esses componentes, isto é, descrever como foram materializados no anúncio, através de quais signos (figurativos, linguísticos ou plásticos). O Shopping Mueller é uma referência para Joinville e também para a região norte do estado. Revelar suas estratégias persuasivas é uma maneira de indicar e explicar as razões de seu sucesso. |
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Viva a chuva: um estudo dos mecanismos publicitários de persuasãoPersuasão é um tema central na publicidade, no meio profissional e no meio acadêmico. O presente artigo analisa um anúncio do Shopping Mueller de Joinville, situado nessa que é a maior cidade de Santa Catarina. A análise busca identificar e descrever os mecanismos de convencimento inscritos no anúncio. Isso é feito a partir de um quadro teórico que conjuga conceitos de psicologia social e de semiótica. Em um primeiro momento, busca-se identificar os componentes psicossociais da estratégia persuasiva do anúncio. Para em seguida descrever semioticamente esses componentes, isto é, descrever como foram materializados no anúncio, através de quais signos (figurativos, linguísticos ou plásticos). O Shopping Mueller é uma referência para Joinville e também para a região norte do estado. Revelar suas estratégias persuasivas é uma maneira de indicar e explicar as razões de seu sucesso.Escola Superior de Propaganda e Marketing2017-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/9410.22398/2525-2828.2439-51Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 2 No. 4 (2017); 39-51Diálogo com a Economia Criativa; v. 2 n. 4 (2017); 39-512525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/94/pdfCopyright (c) 2017 Mauricio José Melim, Alana da Silva Calado, Aline Mara Caladoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelim, Mauricio JoséCalado, Alana da SilvaCalado, Aline Mara2017-10-20T00:18:08Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/94Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2017-10-20T00:18:08Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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