Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
Texto Completo: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/706 |
Resumo: | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de bacharelado em: Psicologia. Prof. Orientador:Ms. Eliane Alves Almeida Azevedo |
id |
FAEMA-1_1a20ccca963a146f2c97658048875cc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/706 |
network_acronym_str |
FAEMA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividadePsicologiaTranstorno de déficit de atenção e hiperatividadeMedicalizaçãoEducação e psicologiaMonografia apresentada ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de bacharelado em: Psicologia. Prof. Orientador:Ms. Eliane Alves Almeida AzevedoO presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que visa informar o leitor a respeito do consumo excessivo de medicação na educação, enfatizando o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que consiste em transtorno neurocomportamental, e que tem como característica a prevalência de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Portanto, medicalizar os comportamentos infantis, principalmente em sala de aula, torna-se mais “fácil”, do que buscar a causa do problema, e resolvê-la. Para tal, devemos unir forças para desenvolver propostas que visam intensificar tanto na escola, quanto nos serviços de saúde, subsídios para o acolhimento das necessidades dos alunos, com a finalidade de abolir as práticas medicalizantes.FAEMA2017-12-07T18:01:24Z2017-12-07T18:01:24Z2016info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/706porinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo Eliane Alves AlmeidaSilva, Thaís Bevilacqua Dareponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)instacron:FAEMA2023-02-28T00:41:43Zoai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/706Biblioteca Digital de Monografiahttp://repositorio.faema.edu.br/PRIhttps://repositorio.faema.edu.br/oai/requestsecon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.bropendoar:2023-02-28T00:41:43Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade |
title |
Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade |
spellingShingle |
Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade Azevedo Eliane Alves Almeida Psicologia Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade Medicalização Educação e psicologia |
title_short |
Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade |
title_full |
Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade |
title_fullStr |
Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade |
title_full_unstemmed |
Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade |
title_sort |
Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade |
author |
Azevedo Eliane Alves Almeida |
author_facet |
Azevedo Eliane Alves Almeida Silva, Thaís Bevilacqua Da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Thaís Bevilacqua Da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo Eliane Alves Almeida Silva, Thaís Bevilacqua Da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade Medicalização Educação e psicologia |
topic |
Psicologia Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade Medicalização Educação e psicologia |
description |
Monografia apresentada ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de bacharelado em: Psicologia. Prof. Orientador:Ms. Eliane Alves Almeida Azevedo |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-12-07T18:01:24Z 2017-12-07T18:01:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/706 |
url |
http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) instacron:FAEMA |
instname_str |
Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) |
instacron_str |
FAEMA |
institution |
FAEMA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
collection |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
secon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.br |
_version_ |
1816081164502302720 |