Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo Eliane Alves Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Thaís Bevilacqua Da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
Texto Completo: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/706
Resumo: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de bacharelado em: Psicologia. Prof. Orientador:Ms. Eliane Alves Almeida Azevedo
id FAEMA-1_1a20ccca963a146f2c97658048875cc1
oai_identifier_str oai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/706
network_acronym_str FAEMA-1
network_name_str Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
repository_id_str
spelling Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividadePsicologiaTranstorno de déficit de atenção e hiperatividadeMedicalizaçãoEducação e psicologiaMonografia apresentada ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de bacharelado em: Psicologia. Prof. Orientador:Ms. Eliane Alves Almeida AzevedoO presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que visa informar o leitor a respeito do consumo excessivo de medicação na educação, enfatizando o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que consiste em transtorno neurocomportamental, e que tem como característica a prevalência de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Portanto, medicalizar os comportamentos infantis, principalmente em sala de aula, torna-se mais “fácil”, do que buscar a causa do problema, e resolvê-la. Para tal, devemos unir forças para desenvolver propostas que visam intensificar tanto na escola, quanto nos serviços de saúde, subsídios para o acolhimento das necessidades dos alunos, com a finalidade de abolir as práticas medicalizantes.FAEMA2017-12-07T18:01:24Z2017-12-07T18:01:24Z2016info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/706porinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo Eliane Alves AlmeidaSilva, Thaís Bevilacqua Dareponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)instacron:FAEMA2023-02-28T00:41:43Zoai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/706Biblioteca Digital de Monografiahttp://repositorio.faema.edu.br/PRIhttps://repositorio.faema.edu.br/oai/requestsecon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.bropendoar:2023-02-28T00:41:43Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
title Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
spellingShingle Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Azevedo Eliane Alves Almeida
Psicologia
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Medicalização
Educação e psicologia
title_short Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
title_full Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
title_fullStr Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
title_full_unstemmed Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
title_sort Medicalização e educação: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
author Azevedo Eliane Alves Almeida
author_facet Azevedo Eliane Alves Almeida
Silva, Thaís Bevilacqua Da
author_role author
author2 Silva, Thaís Bevilacqua Da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo Eliane Alves Almeida
Silva, Thaís Bevilacqua Da
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Medicalização
Educação e psicologia
topic Psicologia
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Medicalização
Educação e psicologia
description Monografia apresentada ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de bacharelado em: Psicologia. Prof. Orientador:Ms. Eliane Alves Almeida Azevedo
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-12-07T18:01:24Z
2017-12-07T18:01:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/706
url http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
instacron:FAEMA
instname_str Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
instacron_str FAEMA
institution FAEMA
reponame_str Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
collection Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
repository.mail.fl_str_mv secon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.br
_version_ 1816081164502302720