Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Heriberto Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Lílian Barreto, Farias, Sara Castro, Pinheiro, José Ciríaco, da Silva, Karina Sousa, Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga, de Almeida, Ossalin, de Moura, Geziel Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39862
Resumo: As instituições de ensino tiveram que se adaptar a uma nova modalidade de ensino, o remoto/virtual. Devido ao distanciamento social ficou impossível o contato presencial de alunos e professores, com o impacto dessa mudança emergencial alunos e professores vêm enfrentando dificuldades na aprendizagem remota quanto ao uso das ferramentas digitais que facilitem o ensino. O presente trabalho de conclusão de curso, foi realizado no primeiro semestre de 2021 nos meses de abril até a primeira quinzena de maio, o público alvo foram 15 estudantes da turma da 2ª etapa da modalidade (EJA) Educação de Jovens e Adultos e 1 docente da rede pública estadual de São Sebastião da Boa Vista-PA. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada com o estudo de caso. Como instrumento de coletas de dados, utilizaram-se questionários disponibilizados via Whatsapp e impresso. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos sente dificuldade quanto ao ensino de Química, além disso, alguns não dispõem de recursos tecnológicos sendo necessário ir à escola para ter acesso ao material didático e tirar dúvidas relacionada a disciplina, também, expuseram o desejo de utilizar os recursos digitais na aprendizagem durante esse período remoto. Já o professor da disciplina em questão, relatou que sente dificuldades quanto ao uso das tecnologias e que gostaria que a escola disponibilizasse cursos de capacitação para melhor atender seu alunado. A partir da análise dos resultados ficou visível a preocupação quanto ao processo de ensino aprendizagem de Química em turma da EJA. A pesquisa traz em seu encarte a possibilidade de aproximar o aluno da disciplina Química e apresentar estratégias que mitiguem essas dificuldades, mostrando a importância de aprender Química para adquirir uma aprendizagem eficaz.
id VERACRUZ-0_1a7ba79d55e865228da9d1b261981077
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39862
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PAEnsino de Química na EJADificuldade de aprendizagemEstratégias de aprendizagemAs instituições de ensino tiveram que se adaptar a uma nova modalidade de ensino, o remoto/virtual. Devido ao distanciamento social ficou impossível o contato presencial de alunos e professores, com o impacto dessa mudança emergencial alunos e professores vêm enfrentando dificuldades na aprendizagem remota quanto ao uso das ferramentas digitais que facilitem o ensino. O presente trabalho de conclusão de curso, foi realizado no primeiro semestre de 2021 nos meses de abril até a primeira quinzena de maio, o público alvo foram 15 estudantes da turma da 2ª etapa da modalidade (EJA) Educação de Jovens e Adultos e 1 docente da rede pública estadual de São Sebastião da Boa Vista-PA. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada com o estudo de caso. Como instrumento de coletas de dados, utilizaram-se questionários disponibilizados via Whatsapp e impresso. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos sente dificuldade quanto ao ensino de Química, além disso, alguns não dispõem de recursos tecnológicos sendo necessário ir à escola para ter acesso ao material didático e tirar dúvidas relacionada a disciplina, também, expuseram o desejo de utilizar os recursos digitais na aprendizagem durante esse período remoto. Já o professor da disciplina em questão, relatou que sente dificuldades quanto ao uso das tecnologias e que gostaria que a escola disponibilizasse cursos de capacitação para melhor atender seu alunado. A partir da análise dos resultados ficou visível a preocupação quanto ao processo de ensino aprendizagem de Química em turma da EJA. A pesquisa traz em seu encarte a possibilidade de aproximar o aluno da disciplina Química e apresentar estratégias que mitiguem essas dificuldades, mostrando a importância de aprender Química para adquirir uma aprendizagem eficaz.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3986210.34117/bjdv7n11-336Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106494-106516Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106494-106516Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106494-1065162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39862/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Heriberto RodriguesGonçalves, Lílian BarretoFarias, Sara CastroPinheiro, José Ciríacoda Silva, Karina SousaFagundes, Arthur Henrique Alvarengade Almeida, Ossalinde Moura, Geziel Nascimento2021-12-01T11:17:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39862Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:49.278820Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA
title Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA
spellingShingle Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA
Bitencourt, Heriberto Rodrigues
Ensino de Química na EJA
Dificuldade de aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
title_short Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA
title_full Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA
title_fullStr Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA
title_full_unstemmed Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA
title_sort Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA
author Bitencourt, Heriberto Rodrigues
author_facet Bitencourt, Heriberto Rodrigues
Gonçalves, Lílian Barreto
Farias, Sara Castro
Pinheiro, José Ciríaco
da Silva, Karina Sousa
Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga
de Almeida, Ossalin
de Moura, Geziel Nascimento
author_role author
author2 Gonçalves, Lílian Barreto
Farias, Sara Castro
Pinheiro, José Ciríaco
da Silva, Karina Sousa
Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga
de Almeida, Ossalin
de Moura, Geziel Nascimento
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Heriberto Rodrigues
Gonçalves, Lílian Barreto
Farias, Sara Castro
Pinheiro, José Ciríaco
da Silva, Karina Sousa
Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga
de Almeida, Ossalin
de Moura, Geziel Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química na EJA
Dificuldade de aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
topic Ensino de Química na EJA
Dificuldade de aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
description As instituições de ensino tiveram que se adaptar a uma nova modalidade de ensino, o remoto/virtual. Devido ao distanciamento social ficou impossível o contato presencial de alunos e professores, com o impacto dessa mudança emergencial alunos e professores vêm enfrentando dificuldades na aprendizagem remota quanto ao uso das ferramentas digitais que facilitem o ensino. O presente trabalho de conclusão de curso, foi realizado no primeiro semestre de 2021 nos meses de abril até a primeira quinzena de maio, o público alvo foram 15 estudantes da turma da 2ª etapa da modalidade (EJA) Educação de Jovens e Adultos e 1 docente da rede pública estadual de São Sebastião da Boa Vista-PA. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada com o estudo de caso. Como instrumento de coletas de dados, utilizaram-se questionários disponibilizados via Whatsapp e impresso. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos sente dificuldade quanto ao ensino de Química, além disso, alguns não dispõem de recursos tecnológicos sendo necessário ir à escola para ter acesso ao material didático e tirar dúvidas relacionada a disciplina, também, expuseram o desejo de utilizar os recursos digitais na aprendizagem durante esse período remoto. Já o professor da disciplina em questão, relatou que sente dificuldades quanto ao uso das tecnologias e que gostaria que a escola disponibilizasse cursos de capacitação para melhor atender seu alunado. A partir da análise dos resultados ficou visível a preocupação quanto ao processo de ensino aprendizagem de Química em turma da EJA. A pesquisa traz em seu encarte a possibilidade de aproximar o aluno da disciplina Química e apresentar estratégias que mitiguem essas dificuldades, mostrando a importância de aprender Química para adquirir uma aprendizagem eficaz.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39862
10.34117/bjdv7n11-336
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39862
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39862/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106494-106516
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106494-106516
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106494-106516
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645567334547456