Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39862 |
Resumo: | As instituições de ensino tiveram que se adaptar a uma nova modalidade de ensino, o remoto/virtual. Devido ao distanciamento social ficou impossível o contato presencial de alunos e professores, com o impacto dessa mudança emergencial alunos e professores vêm enfrentando dificuldades na aprendizagem remota quanto ao uso das ferramentas digitais que facilitem o ensino. O presente trabalho de conclusão de curso, foi realizado no primeiro semestre de 2021 nos meses de abril até a primeira quinzena de maio, o público alvo foram 15 estudantes da turma da 2ª etapa da modalidade (EJA) Educação de Jovens e Adultos e 1 docente da rede pública estadual de São Sebastião da Boa Vista-PA. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada com o estudo de caso. Como instrumento de coletas de dados, utilizaram-se questionários disponibilizados via Whatsapp e impresso. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos sente dificuldade quanto ao ensino de Química, além disso, alguns não dispõem de recursos tecnológicos sendo necessário ir à escola para ter acesso ao material didático e tirar dúvidas relacionada a disciplina, também, expuseram o desejo de utilizar os recursos digitais na aprendizagem durante esse período remoto. Já o professor da disciplina em questão, relatou que sente dificuldades quanto ao uso das tecnologias e que gostaria que a escola disponibilizasse cursos de capacitação para melhor atender seu alunado. A partir da análise dos resultados ficou visível a preocupação quanto ao processo de ensino aprendizagem de Química em turma da EJA. A pesquisa traz em seu encarte a possibilidade de aproximar o aluno da disciplina Química e apresentar estratégias que mitiguem essas dificuldades, mostrando a importância de aprender Química para adquirir uma aprendizagem eficaz. |
id |
VERACRUZ-0_1a7ba79d55e865228da9d1b261981077 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39862 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PAEnsino de Química na EJADificuldade de aprendizagemEstratégias de aprendizagemAs instituições de ensino tiveram que se adaptar a uma nova modalidade de ensino, o remoto/virtual. Devido ao distanciamento social ficou impossível o contato presencial de alunos e professores, com o impacto dessa mudança emergencial alunos e professores vêm enfrentando dificuldades na aprendizagem remota quanto ao uso das ferramentas digitais que facilitem o ensino. O presente trabalho de conclusão de curso, foi realizado no primeiro semestre de 2021 nos meses de abril até a primeira quinzena de maio, o público alvo foram 15 estudantes da turma da 2ª etapa da modalidade (EJA) Educação de Jovens e Adultos e 1 docente da rede pública estadual de São Sebastião da Boa Vista-PA. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada com o estudo de caso. Como instrumento de coletas de dados, utilizaram-se questionários disponibilizados via Whatsapp e impresso. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos sente dificuldade quanto ao ensino de Química, além disso, alguns não dispõem de recursos tecnológicos sendo necessário ir à escola para ter acesso ao material didático e tirar dúvidas relacionada a disciplina, também, expuseram o desejo de utilizar os recursos digitais na aprendizagem durante esse período remoto. Já o professor da disciplina em questão, relatou que sente dificuldades quanto ao uso das tecnologias e que gostaria que a escola disponibilizasse cursos de capacitação para melhor atender seu alunado. A partir da análise dos resultados ficou visível a preocupação quanto ao processo de ensino aprendizagem de Química em turma da EJA. A pesquisa traz em seu encarte a possibilidade de aproximar o aluno da disciplina Química e apresentar estratégias que mitiguem essas dificuldades, mostrando a importância de aprender Química para adquirir uma aprendizagem eficaz.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3986210.34117/bjdv7n11-336Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106494-106516Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106494-106516Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106494-1065162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39862/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Heriberto RodriguesGonçalves, Lílian BarretoFarias, Sara CastroPinheiro, José Ciríacoda Silva, Karina SousaFagundes, Arthur Henrique Alvarengade Almeida, Ossalinde Moura, Geziel Nascimento2021-12-01T11:17:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39862Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:49.278820Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA |
title |
Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA |
spellingShingle |
Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA Bitencourt, Heriberto Rodrigues Ensino de Química na EJA Dificuldade de aprendizagem Estratégias de aprendizagem |
title_short |
Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA |
title_full |
Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA |
title_fullStr |
Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA |
title_full_unstemmed |
Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA |
title_sort |
Avaliar as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino Remoto de Química em turma da EJA do Ensino Médio de uma escola do Município de São Sebastião da Boa Vista-PA / Evaluate the learning difficulties Related to Remote Chemistry Teaching in a class at EJA high school in a school in the city of São Sebastião da Boa Vista-PA |
author |
Bitencourt, Heriberto Rodrigues |
author_facet |
Bitencourt, Heriberto Rodrigues Gonçalves, Lílian Barreto Farias, Sara Castro Pinheiro, José Ciríaco da Silva, Karina Sousa Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga de Almeida, Ossalin de Moura, Geziel Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Lílian Barreto Farias, Sara Castro Pinheiro, José Ciríaco da Silva, Karina Sousa Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga de Almeida, Ossalin de Moura, Geziel Nascimento |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitencourt, Heriberto Rodrigues Gonçalves, Lílian Barreto Farias, Sara Castro Pinheiro, José Ciríaco da Silva, Karina Sousa Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga de Almeida, Ossalin de Moura, Geziel Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química na EJA Dificuldade de aprendizagem Estratégias de aprendizagem |
topic |
Ensino de Química na EJA Dificuldade de aprendizagem Estratégias de aprendizagem |
description |
As instituições de ensino tiveram que se adaptar a uma nova modalidade de ensino, o remoto/virtual. Devido ao distanciamento social ficou impossível o contato presencial de alunos e professores, com o impacto dessa mudança emergencial alunos e professores vêm enfrentando dificuldades na aprendizagem remota quanto ao uso das ferramentas digitais que facilitem o ensino. O presente trabalho de conclusão de curso, foi realizado no primeiro semestre de 2021 nos meses de abril até a primeira quinzena de maio, o público alvo foram 15 estudantes da turma da 2ª etapa da modalidade (EJA) Educação de Jovens e Adultos e 1 docente da rede pública estadual de São Sebastião da Boa Vista-PA. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada com o estudo de caso. Como instrumento de coletas de dados, utilizaram-se questionários disponibilizados via Whatsapp e impresso. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos sente dificuldade quanto ao ensino de Química, além disso, alguns não dispõem de recursos tecnológicos sendo necessário ir à escola para ter acesso ao material didático e tirar dúvidas relacionada a disciplina, também, expuseram o desejo de utilizar os recursos digitais na aprendizagem durante esse período remoto. Já o professor da disciplina em questão, relatou que sente dificuldades quanto ao uso das tecnologias e que gostaria que a escola disponibilizasse cursos de capacitação para melhor atender seu alunado. A partir da análise dos resultados ficou visível a preocupação quanto ao processo de ensino aprendizagem de Química em turma da EJA. A pesquisa traz em seu encarte a possibilidade de aproximar o aluno da disciplina Química e apresentar estratégias que mitiguem essas dificuldades, mostrando a importância de aprender Química para adquirir uma aprendizagem eficaz. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39862 10.34117/bjdv7n11-336 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39862 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n11-336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39862/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106494-106516 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106494-106516 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106494-106516 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645567334547456 |