A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/220 |
Resumo: | Este artigo descreve um trabalho de investigação científica sobre a prática docente relacionada a crianças surdas observando como os professores, ao se depararem com aluno surdo, assumem a sua prática, com foco na interação e na linguagem, especificamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais. Por intermédio desta investigação podemos compreender as dificuldades dos professores diante de discentes surdos e para tal foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo em que todo o processo de observação aconteceu em duas escolas: escola pública municipal e estadual no agreste de Pernambuco. Participaram desta pesquisa duas professoras e quantitativo total de 13 alunos. Como método de pesquisa foram utilizados diálogos e discussões com as professoras com o intuito de perceber os métodos pedagógicos das docentes acerca de crianças surdas. Podemos compreender que muitos são os obstáculos que os professores de alunos surdos passam como a falta de recursos e equipamentos necessários e por isso deve-se fazer uma análise apurando quais são as condições adequadas para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça da melhor forma possível. |
id |
FAMA-0_048e57c4b532258ac64b7f27d00f4dfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/220 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEMEducação; Educação Especial.Surdos. Prática docente. Inclusão.Este artigo descreve um trabalho de investigação científica sobre a prática docente relacionada a crianças surdas observando como os professores, ao se depararem com aluno surdo, assumem a sua prática, com foco na interação e na linguagem, especificamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais. Por intermédio desta investigação podemos compreender as dificuldades dos professores diante de discentes surdos e para tal foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo em que todo o processo de observação aconteceu em duas escolas: escola pública municipal e estadual no agreste de Pernambuco. Participaram desta pesquisa duas professoras e quantitativo total de 13 alunos. Como método de pesquisa foram utilizados diálogos e discussões com as professoras com o intuito de perceber os métodos pedagógicos das docentes acerca de crianças surdas. Podemos compreender que muitos são os obstáculos que os professores de alunos surdos passam como a falta de recursos e equipamentos necessários e por isso deve-se fazer uma análise apurando quais são as condições adequadas para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça da melhor forma possível.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Naamá Thais Rabelo Barboza daMacêdo, Meriany Joana da SilvaMonteiro, Ane SiqueiraVeras, Daniele Siqueira2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/22010.29031/pedf.v12i8.220Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 61-732178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/220/263Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/220Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.824Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM |
title |
A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM |
spellingShingle |
A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM Silva, Naamá Thais Rabelo Barboza da Educação; Educação Especial. Surdos. Prática docente. Inclusão. |
title_short |
A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM |
title_full |
A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM |
title_fullStr |
A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM |
title_sort |
A PRÁTICA DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS: UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO E A LINGUAGEM |
author |
Silva, Naamá Thais Rabelo Barboza da |
author_facet |
Silva, Naamá Thais Rabelo Barboza da Macêdo, Meriany Joana da Silva Monteiro, Ane Siqueira Veras, Daniele Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Macêdo, Meriany Joana da Silva Monteiro, Ane Siqueira Veras, Daniele Siqueira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Naamá Thais Rabelo Barboza da Macêdo, Meriany Joana da Silva Monteiro, Ane Siqueira Veras, Daniele Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Especial. Surdos. Prática docente. Inclusão. |
topic |
Educação; Educação Especial. Surdos. Prática docente. Inclusão. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo descreve um trabalho de investigação científica sobre a prática docente relacionada a crianças surdas observando como os professores, ao se depararem com aluno surdo, assumem a sua prática, com foco na interação e na linguagem, especificamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais. Por intermédio desta investigação podemos compreender as dificuldades dos professores diante de discentes surdos e para tal foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo em que todo o processo de observação aconteceu em duas escolas: escola pública municipal e estadual no agreste de Pernambuco. Participaram desta pesquisa duas professoras e quantitativo total de 13 alunos. Como método de pesquisa foram utilizados diálogos e discussões com as professoras com o intuito de perceber os métodos pedagógicos das docentes acerca de crianças surdas. Podemos compreender que muitos são os obstáculos que os professores de alunos surdos passam como a falta de recursos e equipamentos necessários e por isso deve-se fazer uma análise apurando quais são as condições adequadas para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça da melhor forma possível. |
description |
Este artigo descreve um trabalho de investigação científica sobre a prática docente relacionada a crianças surdas observando como os professores, ao se depararem com aluno surdo, assumem a sua prática, com foco na interação e na linguagem, especificamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais. Por intermédio desta investigação podemos compreender as dificuldades dos professores diante de discentes surdos e para tal foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo em que todo o processo de observação aconteceu em duas escolas: escola pública municipal e estadual no agreste de Pernambuco. Participaram desta pesquisa duas professoras e quantitativo total de 13 alunos. Como método de pesquisa foram utilizados diálogos e discussões com as professoras com o intuito de perceber os métodos pedagógicos das docentes acerca de crianças surdas. Podemos compreender que muitos são os obstáculos que os professores de alunos surdos passam como a falta de recursos e equipamentos necessários e por isso deve-se fazer uma análise apurando quais são as condições adequadas para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça da melhor forma possível. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/220 10.29031/pedf.v12i8.220 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/220 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v12i8.220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/220/263 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 61-73 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925917093888 |