BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acosta, Tássio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/421
Resumo: O presente artigo devota-se à BNCC e busca sistematizar alguns objetos de conhecimentos e suas habilidades, dentro dos componentes curriculares, para possibilitar a abordagem das questões de gêneros e sexualidades para turmas dos anos finais do ensino fundamental no ensino de História. Analisa-se a conjuntura política à época de sua discussão e promulgação do documento final, assim como as disputas de narrativas perante a abordagem destas questões. Por fim, conclui-se sobre a importância de acionar ações de resistências curriculares para a emancipação dos corpos presentes nas escolas.
id FAMA-0_cad4ed3ee1d141f5bc5b8a2334f3f29a
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/421
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTEBNCC, Base Nacional Comum Curricular. PNE, Plano Nacional da Educação. Gênero e sexualidade na escola.O presente artigo devota-se à BNCC e busca sistematizar alguns objetos de conhecimentos e suas habilidades, dentro dos componentes curriculares, para possibilitar a abordagem das questões de gêneros e sexualidades para turmas dos anos finais do ensino fundamental no ensino de História. Analisa-se a conjuntura política à época de sua discussão e promulgação do documento final, assim como as disputas de narrativas perante a abordagem destas questões. Por fim, conclui-se sobre a importância de acionar ações de resistências curriculares para a emancipação dos corpos presentes nas escolas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAAcosta, Tássio2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/421Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 27-422178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/421/421Direitos autorais 2020 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/421Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.346Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE
title BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE
spellingShingle BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE
Acosta, Tássio
BNCC, Base Nacional Comum Curricular. PNE, Plano Nacional da Educação. Gênero e sexualidade na escola.
title_short BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE
title_full BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE
title_fullStr BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE
title_full_unstemmed BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE
title_sort BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE
author Acosta, Tássio
author_facet Acosta, Tássio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Acosta, Tássio
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC, Base Nacional Comum Curricular. PNE, Plano Nacional da Educação. Gênero e sexualidade na escola.
topic BNCC, Base Nacional Comum Curricular. PNE, Plano Nacional da Educação. Gênero e sexualidade na escola.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo devota-se à BNCC e busca sistematizar alguns objetos de conhecimentos e suas habilidades, dentro dos componentes curriculares, para possibilitar a abordagem das questões de gêneros e sexualidades para turmas dos anos finais do ensino fundamental no ensino de História. Analisa-se a conjuntura política à época de sua discussão e promulgação do documento final, assim como as disputas de narrativas perante a abordagem destas questões. Por fim, conclui-se sobre a importância de acionar ações de resistências curriculares para a emancipação dos corpos presentes nas escolas.
description O presente artigo devota-se à BNCC e busca sistematizar alguns objetos de conhecimentos e suas habilidades, dentro dos componentes curriculares, para possibilitar a abordagem das questões de gêneros e sexualidades para turmas dos anos finais do ensino fundamental no ensino de História. Analisa-se a conjuntura política à época de sua discussão e promulgação do documento final, assim como as disputas de narrativas perante a abordagem destas questões. Por fim, conclui-se sobre a importância de acionar ações de resistências curriculares para a emancipação dos corpos presentes nas escolas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/421
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/421/421
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 27-42
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925991542784