BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/421 |
Resumo: | O presente artigo devota-se à BNCC e busca sistematizar alguns objetos de conhecimentos e suas habilidades, dentro dos componentes curriculares, para possibilitar a abordagem das questões de gêneros e sexualidades para turmas dos anos finais do ensino fundamental no ensino de História. Analisa-se a conjuntura política à época de sua discussão e promulgação do documento final, assim como as disputas de narrativas perante a abordagem destas questões. Por fim, conclui-se sobre a importância de acionar ações de resistências curriculares para a emancipação dos corpos presentes nas escolas. |
id |
FAMA-0_cad4ed3ee1d141f5bc5b8a2334f3f29a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/421 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTEBNCC, Base Nacional Comum Curricular. PNE, Plano Nacional da Educação. Gênero e sexualidade na escola.O presente artigo devota-se à BNCC e busca sistematizar alguns objetos de conhecimentos e suas habilidades, dentro dos componentes curriculares, para possibilitar a abordagem das questões de gêneros e sexualidades para turmas dos anos finais do ensino fundamental no ensino de História. Analisa-se a conjuntura política à época de sua discussão e promulgação do documento final, assim como as disputas de narrativas perante a abordagem destas questões. Por fim, conclui-se sobre a importância de acionar ações de resistências curriculares para a emancipação dos corpos presentes nas escolas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAAcosta, Tássio2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/421Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 27-422178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/421/421Direitos autorais 2020 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/421Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.346Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE |
title |
BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE |
spellingShingle |
BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE Acosta, Tássio BNCC, Base Nacional Comum Curricular. PNE, Plano Nacional da Educação. Gênero e sexualidade na escola. |
title_short |
BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE |
title_full |
BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE |
title_fullStr |
BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE |
title_full_unstemmed |
BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE |
title_sort |
BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE |
author |
Acosta, Tássio |
author_facet |
Acosta, Tássio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acosta, Tássio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC, Base Nacional Comum Curricular. PNE, Plano Nacional da Educação. Gênero e sexualidade na escola. |
topic |
BNCC, Base Nacional Comum Curricular. PNE, Plano Nacional da Educação. Gênero e sexualidade na escola. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo devota-se à BNCC e busca sistematizar alguns objetos de conhecimentos e suas habilidades, dentro dos componentes curriculares, para possibilitar a abordagem das questões de gêneros e sexualidades para turmas dos anos finais do ensino fundamental no ensino de História. Analisa-se a conjuntura política à época de sua discussão e promulgação do documento final, assim como as disputas de narrativas perante a abordagem destas questões. Por fim, conclui-se sobre a importância de acionar ações de resistências curriculares para a emancipação dos corpos presentes nas escolas. |
description |
O presente artigo devota-se à BNCC e busca sistematizar alguns objetos de conhecimentos e suas habilidades, dentro dos componentes curriculares, para possibilitar a abordagem das questões de gêneros e sexualidades para turmas dos anos finais do ensino fundamental no ensino de História. Analisa-se a conjuntura política à época de sua discussão e promulgação do documento final, assim como as disputas de narrativas perante a abordagem destas questões. Por fim, conclui-se sobre a importância de acionar ações de resistências curriculares para a emancipação dos corpos presentes nas escolas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/421 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/421/421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 15, n. 13 (2020): Pedagogia em Foco; 27-42 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925991542784 |