Ciências da natureza no ciclo de alfabetização dos anos iniciais: potencialidades didáticas da história infantil ‘um amor de confusão
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4901 |
Resumo: | When children enter school they often carry with them an appreciation for literature. The stories contribute for the development of reading, writing and oral communication, besides this contact may raise awareness and instill curiosity about thefeatures of the themes and characters. Teachers can use stories to draw knowledge coming from different areas such as the Natural Sciences (NS). This article aims to highlight the didactic potential of the story ‘A lovely confusion' (RANGEL, 2008) to access knowledge from NS in the literacy cycle of Elementary School. The research is qualitative, bibliographical and supported by the exploratory descriptive method. The children's story 'A lovely confusion' has a plot with the potential to mediate knowledge from the NS area, especially concerning diversity and classes of vertebrates, habitat and lifestyle in different environments, diets and healthy eating. Keywords: Public Policy. Interdisciplinarity. Playful Teaching. Children's literature. Science Teaching. |
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Ciências da natureza no ciclo de alfabetização dos anos iniciais: potencialidades didáticas da história infantil ‘um amor de confusãoNatural sciences in the literacy cycle of elementary school: the didactic potentials of the story ‘A lovely confusion’Política PúblicaInterdisciplinaridadeLudicidadeLiteratura InfantilEnsino de CiênciasCiênciasWhen children enter school they often carry with them an appreciation for literature. The stories contribute for the development of reading, writing and oral communication, besides this contact may raise awareness and instill curiosity about thefeatures of the themes and characters. Teachers can use stories to draw knowledge coming from different areas such as the Natural Sciences (NS). This article aims to highlight the didactic potential of the story ‘A lovely confusion' (RANGEL, 2008) to access knowledge from NS in the literacy cycle of Elementary School. The research is qualitative, bibliographical and supported by the exploratory descriptive method. The children's story 'A lovely confusion' has a plot with the potential to mediate knowledge from the NS area, especially concerning diversity and classes of vertebrates, habitat and lifestyle in different environments, diets and healthy eating. Keywords: Public Policy. Interdisciplinarity. Playful Teaching. Children's literature. Science Teaching.As crianças, muitas vezes, ao entrarem na escola já trazem consigo o apreço por obras literárias, como as histórias infantis. Essas, além de contribuírem para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade dos estudantes, podem sensibilizar e instigar a curiosidade acerca de outros saberes que envolvem as temáticas e os personagens. A escola, diante desses recursos, pode agregar aos processos de ensino e aprendizagem conhecimentos oriundos das diferentes áreas do saber como as Ciências da Natureza (CN). Este artigo objetiva destacar as potencialidades didáticas da história infantil ‘Um amor de confusão’ (RANGEL, 2008) para acessar conhecimentos das CN no ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e amparado pelo método descritivo exploratório. A história infantil ‘Um amor de confusão’, em virtude de seus personagens, imagens e texto, possui um enredo com potencial para ser utilizado na mediação de conhecimentos da área das CN, especialmente acerca da diversidade e classes dos vertebrados, habitat e modo vida nos ambientes, dietas alimentares e alimentação saudável. Palavras-Chave: Política Pública. Interdisciplinaridade. Ludicidade. Literatura Infantil. Ensino de Ciências.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-04T02:34:44Z2024-09-10T17:38:00Z2020-07-022020-07-04T02:34:44Z2018-01-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAINSWORTH, S.; PRAIN, V.; TYTLER, R. Drawing to Learn Science Education. Science. v.333, n. 26, p. 1096-1097.2011. Disponível em: de: <http://science.sciencemag.org/content/sci/333/6046/1096.full.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2017. AMOEDO, F. K. F. et al. Educação científica: o desafio de ensinar cientificamente no contexto educacional infantil. Revista amazônica de Ensino de Ciências – Areté. Manaus, v. 9, n. 19, p. 62-71, 2016. Disponível em:<http://periodicos.uea.edu.br:8080/index.php/arete/article/view/221/220> Acesso em: 16 mai. 2017. ANTLOGA D. C.; SLONGO, I. I. P. Ensino de ciências e literatura infantil: uma articulação possível e necessária. IX ANPED SUL. Seminário de pesquisa em educação da região sul. 2012. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012. Acesso em: 2 jan. 2016. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Básica. Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2012. Manaus | v.11 | n.24 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 16 BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC/SEB, 2015. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br. Acesso em: 16 mai. 2016. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno 03 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC/SEB, 2015a. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/ Acesso em: 27 de mar. 2017. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Brasília: MEC/SEB, 2015b. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/ Acesso em: 27 de mar. 2017. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização. Caderno 08 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC/SEB, 2015c. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/ Acesso em: 27 de mar. 2017. COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. DALCIN, A. Um olhar sobre o paradidático de matemática. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. DOMÉNECHE, J. C. 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Acesso em: 22 abr. 2017.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4901porRevista AretéAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVestena, Rosemar de FátimaSilva, Jéssica de Oliveira RibasBastos, Giséli Duartereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T20:44:16Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4901Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T20:44:16Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
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