AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/279 |
Resumo: | O presente trabalho se dedica a averiguar o uso da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), no ensino e aprendizagem do conteúdo de polímeros, nas séries finais da educação básica de algumas escolas estaduais do município de Anápolis-GO. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa, sendo realizado questionário aberto e semiestruturado com professores da disciplina de Química do Ensino Médio. Percebeu-se que, mesmo o conteúdo de polímeros sendo trabalhado pelos professores, nem todos utilizavam abordagem CTSA, isto porque a maioria não teve formação para tal, a ponto de desconhecer o termo. Tal fato sugere valorização e investimentos em formação continuada de professores, uma vez que preparar indivíduos para atuar de forma crítica e consciente no mundo a sua volta, diz respeito a seu preparo para a participação em tomadas de decisões democráticas em relação a situações cotidianas que envolvam ciência e tecnologia e que provoque impacto ao meio ambiente, propósito que se pretende alcançar com abordagem CTSA. |
id |
FAMA-0_d2b77915f34c7c5953686f84f5fcf060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/279 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GOEducaçãoEnsino de Química. CTSA. Polímeros.O presente trabalho se dedica a averiguar o uso da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), no ensino e aprendizagem do conteúdo de polímeros, nas séries finais da educação básica de algumas escolas estaduais do município de Anápolis-GO. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa, sendo realizado questionário aberto e semiestruturado com professores da disciplina de Química do Ensino Médio. Percebeu-se que, mesmo o conteúdo de polímeros sendo trabalhado pelos professores, nem todos utilizavam abordagem CTSA, isto porque a maioria não teve formação para tal, a ponto de desconhecer o termo. Tal fato sugere valorização e investimentos em formação continuada de professores, uma vez que preparar indivíduos para atuar de forma crítica e consciente no mundo a sua volta, diz respeito a seu preparo para a participação em tomadas de decisões democráticas em relação a situações cotidianas que envolvam ciência e tecnologia e que provoque impacto ao meio ambiente, propósito que se pretende alcançar com abordagem CTSA.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Karina TindadeFernandes, Adriana dos SantosSales, Cleciane SouzaAraújo, Cleide Sandra Tavares2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/27910.29031/pedf.v12i8.279Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 134-1492178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/279/268http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/279/22Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/279Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.066Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO |
title |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO Silva, Karina Tindade Educação Ensino de Química. CTSA. Polímeros. |
title_short |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO |
title_full |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM CTSA PARA O CONTEÚDO DE POLÍMEROS EM ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO |
author |
Silva, Karina Tindade |
author_facet |
Silva, Karina Tindade Fernandes, Adriana dos Santos Sales, Cleciane Souza Araújo, Cleide Sandra Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Adriana dos Santos Sales, Cleciane Souza Araújo, Cleide Sandra Tavares |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Karina Tindade Fernandes, Adriana dos Santos Sales, Cleciane Souza Araújo, Cleide Sandra Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de Química. CTSA. Polímeros. |
topic |
Educação Ensino de Química. CTSA. Polímeros. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho se dedica a averiguar o uso da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), no ensino e aprendizagem do conteúdo de polímeros, nas séries finais da educação básica de algumas escolas estaduais do município de Anápolis-GO. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa, sendo realizado questionário aberto e semiestruturado com professores da disciplina de Química do Ensino Médio. Percebeu-se que, mesmo o conteúdo de polímeros sendo trabalhado pelos professores, nem todos utilizavam abordagem CTSA, isto porque a maioria não teve formação para tal, a ponto de desconhecer o termo. Tal fato sugere valorização e investimentos em formação continuada de professores, uma vez que preparar indivíduos para atuar de forma crítica e consciente no mundo a sua volta, diz respeito a seu preparo para a participação em tomadas de decisões democráticas em relação a situações cotidianas que envolvam ciência e tecnologia e que provoque impacto ao meio ambiente, propósito que se pretende alcançar com abordagem CTSA. |
description |
O presente trabalho se dedica a averiguar o uso da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), no ensino e aprendizagem do conteúdo de polímeros, nas séries finais da educação básica de algumas escolas estaduais do município de Anápolis-GO. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa, sendo realizado questionário aberto e semiestruturado com professores da disciplina de Química do Ensino Médio. Percebeu-se que, mesmo o conteúdo de polímeros sendo trabalhado pelos professores, nem todos utilizavam abordagem CTSA, isto porque a maioria não teve formação para tal, a ponto de desconhecer o termo. Tal fato sugere valorização e investimentos em formação continuada de professores, uma vez que preparar indivíduos para atuar de forma crítica e consciente no mundo a sua volta, diz respeito a seu preparo para a participação em tomadas de decisões democráticas em relação a situações cotidianas que envolvam ciência e tecnologia e que provoque impacto ao meio ambiente, propósito que se pretende alcançar com abordagem CTSA. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/279 10.29031/pedf.v12i8.279 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/279 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v12i8.279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/279/268 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/279/22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 134-149 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925952745472 |