COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende Junior, Edson Luis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/441
Resumo: Este trabalho surge de uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas na disciplina de Leitura ofertada no distrito de Gardênia, município de Rancharia – SP, no ano de 2017. A disciplina atendia a todos os alunos da escola: pré-escola, ensino fundamental I e II. Seu objetivo geral consistia em desenvolver nos alunos o comportamento, a capacidade e o hábito leitor, bem como despertar o gosto por tal processo a partir de diferentes obras previamente selecionadas e que contribuíssem positivamente para seu capital cultural. A partir disso, o presente artigo busca responder a pergunta realizada em seu título “Como se formam leitores na escola pública?”. Para tanto, o trabalho subdivide-se em três partes: (a) concepção de leitura, (b) contexto e desenvolvimento da disciplina e (c) análise das aulas. Por fim, apresentam-se os resultados alcançados e se discute algumas práticas de leitura que na escola são positivas para a formação de leitores, tais como contar histórias, leitura compartilhada e trocas de experiências leitoras em grupo. Também se observa um déficit em ações que envolvam toda a comunidade escolar nessas atividades.
id FAMA-0_dd699e910f9d49978e0dc142611978c2
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/441
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA?Educação. Leitura. Formação de Leitores.Leitura. Formação de leitores. Práticas de leitura na escola pública.Este trabalho surge de uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas na disciplina de Leitura ofertada no distrito de Gardênia, município de Rancharia – SP, no ano de 2017. A disciplina atendia a todos os alunos da escola: pré-escola, ensino fundamental I e II. Seu objetivo geral consistia em desenvolver nos alunos o comportamento, a capacidade e o hábito leitor, bem como despertar o gosto por tal processo a partir de diferentes obras previamente selecionadas e que contribuíssem positivamente para seu capital cultural. A partir disso, o presente artigo busca responder a pergunta realizada em seu título “Como se formam leitores na escola pública?”. Para tanto, o trabalho subdivide-se em três partes: (a) concepção de leitura, (b) contexto e desenvolvimento da disciplina e (c) análise das aulas. Por fim, apresentam-se os resultados alcançados e se discute algumas práticas de leitura que na escola são positivas para a formação de leitores, tais como contar histórias, leitura compartilhada e trocas de experiências leitoras em grupo. Também se observa um déficit em ações que envolvam toda a comunidade escolar nessas atividades.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAPrefeitura Municipal de RanchariaRezende Junior, Edson Luis2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/44110.29031/pedf.v14i12.441Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 42-552178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/441/386Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/441Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.745Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA?
title COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA?
spellingShingle COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA?
Rezende Junior, Edson Luis
Educação. Leitura. Formação de Leitores.
Leitura. Formação de leitores. Práticas de leitura na escola pública.
title_short COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA?
title_full COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA?
title_fullStr COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA?
title_full_unstemmed COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA?
title_sort COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA?
author Rezende Junior, Edson Luis
author_facet Rezende Junior, Edson Luis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prefeitura Municipal de Rancharia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende Junior, Edson Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Leitura. Formação de Leitores.
Leitura. Formação de leitores. Práticas de leitura na escola pública.
topic Educação. Leitura. Formação de Leitores.
Leitura. Formação de leitores. Práticas de leitura na escola pública.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho surge de uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas na disciplina de Leitura ofertada no distrito de Gardênia, município de Rancharia – SP, no ano de 2017. A disciplina atendia a todos os alunos da escola: pré-escola, ensino fundamental I e II. Seu objetivo geral consistia em desenvolver nos alunos o comportamento, a capacidade e o hábito leitor, bem como despertar o gosto por tal processo a partir de diferentes obras previamente selecionadas e que contribuíssem positivamente para seu capital cultural. A partir disso, o presente artigo busca responder a pergunta realizada em seu título “Como se formam leitores na escola pública?”. Para tanto, o trabalho subdivide-se em três partes: (a) concepção de leitura, (b) contexto e desenvolvimento da disciplina e (c) análise das aulas. Por fim, apresentam-se os resultados alcançados e se discute algumas práticas de leitura que na escola são positivas para a formação de leitores, tais como contar histórias, leitura compartilhada e trocas de experiências leitoras em grupo. Também se observa um déficit em ações que envolvam toda a comunidade escolar nessas atividades.
description Este trabalho surge de uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas na disciplina de Leitura ofertada no distrito de Gardênia, município de Rancharia – SP, no ano de 2017. A disciplina atendia a todos os alunos da escola: pré-escola, ensino fundamental I e II. Seu objetivo geral consistia em desenvolver nos alunos o comportamento, a capacidade e o hábito leitor, bem como despertar o gosto por tal processo a partir de diferentes obras previamente selecionadas e que contribuíssem positivamente para seu capital cultural. A partir disso, o presente artigo busca responder a pergunta realizada em seu título “Como se formam leitores na escola pública?”. Para tanto, o trabalho subdivide-se em três partes: (a) concepção de leitura, (b) contexto e desenvolvimento da disciplina e (c) análise das aulas. Por fim, apresentam-se os resultados alcançados e se discute algumas práticas de leitura que na escola são positivas para a formação de leitores, tais como contar histórias, leitura compartilhada e trocas de experiências leitoras em grupo. Também se observa um déficit em ações que envolvam toda a comunidade escolar nessas atividades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/441
10.29031/pedf.v14i12.441
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/441
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v14i12.441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/441/386
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 42-55
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926050263040