COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/441 |
Resumo: | Este trabalho surge de uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas na disciplina de Leitura ofertada no distrito de Gardênia, município de Rancharia – SP, no ano de 2017. A disciplina atendia a todos os alunos da escola: pré-escola, ensino fundamental I e II. Seu objetivo geral consistia em desenvolver nos alunos o comportamento, a capacidade e o hábito leitor, bem como despertar o gosto por tal processo a partir de diferentes obras previamente selecionadas e que contribuíssem positivamente para seu capital cultural. A partir disso, o presente artigo busca responder a pergunta realizada em seu título “Como se formam leitores na escola pública?”. Para tanto, o trabalho subdivide-se em três partes: (a) concepção de leitura, (b) contexto e desenvolvimento da disciplina e (c) análise das aulas. Por fim, apresentam-se os resultados alcançados e se discute algumas práticas de leitura que na escola são positivas para a formação de leitores, tais como contar histórias, leitura compartilhada e trocas de experiências leitoras em grupo. Também se observa um déficit em ações que envolvam toda a comunidade escolar nessas atividades. |
id |
FAMA-0_dd699e910f9d49978e0dc142611978c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/441 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA?Educação. Leitura. Formação de Leitores.Leitura. Formação de leitores. Práticas de leitura na escola pública.Este trabalho surge de uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas na disciplina de Leitura ofertada no distrito de Gardênia, município de Rancharia – SP, no ano de 2017. A disciplina atendia a todos os alunos da escola: pré-escola, ensino fundamental I e II. Seu objetivo geral consistia em desenvolver nos alunos o comportamento, a capacidade e o hábito leitor, bem como despertar o gosto por tal processo a partir de diferentes obras previamente selecionadas e que contribuíssem positivamente para seu capital cultural. A partir disso, o presente artigo busca responder a pergunta realizada em seu título “Como se formam leitores na escola pública?”. Para tanto, o trabalho subdivide-se em três partes: (a) concepção de leitura, (b) contexto e desenvolvimento da disciplina e (c) análise das aulas. Por fim, apresentam-se os resultados alcançados e se discute algumas práticas de leitura que na escola são positivas para a formação de leitores, tais como contar histórias, leitura compartilhada e trocas de experiências leitoras em grupo. Também se observa um déficit em ações que envolvam toda a comunidade escolar nessas atividades.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAPrefeitura Municipal de RanchariaRezende Junior, Edson Luis2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/44110.29031/pedf.v14i12.441Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 42-552178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/441/386Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/441Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.745Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA? |
title |
COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA? |
spellingShingle |
COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA? Rezende Junior, Edson Luis Educação. Leitura. Formação de Leitores. Leitura. Formação de leitores. Práticas de leitura na escola pública. |
title_short |
COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA? |
title_full |
COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA? |
title_fullStr |
COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA? |
title_full_unstemmed |
COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA? |
title_sort |
COMO SE FORMAM LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA? |
author |
Rezende Junior, Edson Luis |
author_facet |
Rezende Junior, Edson Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prefeitura Municipal de Rancharia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende Junior, Edson Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Leitura. Formação de Leitores. Leitura. Formação de leitores. Práticas de leitura na escola pública. |
topic |
Educação. Leitura. Formação de Leitores. Leitura. Formação de leitores. Práticas de leitura na escola pública. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho surge de uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas na disciplina de Leitura ofertada no distrito de Gardênia, município de Rancharia – SP, no ano de 2017. A disciplina atendia a todos os alunos da escola: pré-escola, ensino fundamental I e II. Seu objetivo geral consistia em desenvolver nos alunos o comportamento, a capacidade e o hábito leitor, bem como despertar o gosto por tal processo a partir de diferentes obras previamente selecionadas e que contribuíssem positivamente para seu capital cultural. A partir disso, o presente artigo busca responder a pergunta realizada em seu título “Como se formam leitores na escola pública?”. Para tanto, o trabalho subdivide-se em três partes: (a) concepção de leitura, (b) contexto e desenvolvimento da disciplina e (c) análise das aulas. Por fim, apresentam-se os resultados alcançados e se discute algumas práticas de leitura que na escola são positivas para a formação de leitores, tais como contar histórias, leitura compartilhada e trocas de experiências leitoras em grupo. Também se observa um déficit em ações que envolvam toda a comunidade escolar nessas atividades. |
description |
Este trabalho surge de uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas na disciplina de Leitura ofertada no distrito de Gardênia, município de Rancharia – SP, no ano de 2017. A disciplina atendia a todos os alunos da escola: pré-escola, ensino fundamental I e II. Seu objetivo geral consistia em desenvolver nos alunos o comportamento, a capacidade e o hábito leitor, bem como despertar o gosto por tal processo a partir de diferentes obras previamente selecionadas e que contribuíssem positivamente para seu capital cultural. A partir disso, o presente artigo busca responder a pergunta realizada em seu título “Como se formam leitores na escola pública?”. Para tanto, o trabalho subdivide-se em três partes: (a) concepção de leitura, (b) contexto e desenvolvimento da disciplina e (c) análise das aulas. Por fim, apresentam-se os resultados alcançados e se discute algumas práticas de leitura que na escola são positivas para a formação de leitores, tais como contar histórias, leitura compartilhada e trocas de experiências leitoras em grupo. Também se observa um déficit em ações que envolvam toda a comunidade escolar nessas atividades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/441 10.29031/pedf.v14i12.441 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/441 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i12.441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/441/386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 42-55 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926050263040 |